Foi dada a largada: Copinha 2026 tem início nesta sexta-feira
Por Redação
A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começou nesta sexta-feira (2), às 8h45, com a partida de abertura que marca oficialmente o início da temporada do futebol brasileiro em 2026. Ao longo do dia, outras cinco partidas completam a rodada inaugural, com a participação de equipes como Coritiba, Grêmio e Mirassol. Todos os jogos terão transmissão.
DIAGNÓSTICO DA COPINHA 2026
Nesta edição, 128 clubes disputam um dos principais títulos das categorias de base do país, distribuídos em 30 cidades-sede. A final está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. As transmissões serão realizadas pelo canal do Paulistão e pela CazéTV, no YouTube, além da Record e do X Sports, na televisão.
O torneio será disputado em sete fases. As equipes começam divididas em 32 grupos, com quatro clubes em cada chave, que se enfrentam em turno único na primeira etapa. Os dois melhores de cada grupo avançam ao mata-mata, disputado em jogo único até a decisão. Em caso de empate nas fases eliminatórias, a classificação será definida nos pênaltis.
Na fase de grupos, os critérios de desempate são, nesta ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, confronto direto, apenas entre equipes empatadas, e por fim, sorteio realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF).
O Corinthians é o maior vencedor da história da Copinha, com 11 títulos. Em seguida aparecem Fluminense, Internacional e São Paulo, atual campeão, com cinco conquistas cada.
Outros campeões da competição são: Flamengo (4); Atlético Mineiro e Santos (3); Nacional, Palmeiras, Ponte Preta e Portuguesa (2); América-MG, América-SP, Cruzeiro, Figueirense, Guarani, Juventus, Marília, Paulista, Roma Barueri, Santo André e Vasco da Gama (1).
