Imprensa espanhola critica Xabi Alonso por escalação de Endrick antes de saída para o Lyon
Por Redação
O técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, foi alvo de questionamentos da imprensa espanhola após a vitória sobre o Talavera, pela Copa do Rei, na última quarta-feira (17). O diário AS classificou como "incompreensível" a escolha do treinador em escalar Endrick como titular, dado que o atacante brasileiro já tem saída confirmada para o Lyon, da França, em janeiro de 2026.
A publicação espanhola configurou como incoerente a utilização do jovem atacante. Segundo o AS, Alonso utilizou Endrick "no desespero" durante a derrota por 2 a 1 para o Manchester City pela Champions League, mas o ignorou em outros momentos decisivos, mesmo possuindo substituições disponíveis.
“A sensação é de que ele [Endrick] pode fazer muito com muito pouco. Ele não marcou em Talavera, mas, mesmo tendo companheiros de equipe do seu calibre, queria marcar. Isso foi impressionante”, escreveu o periódico.
O jornal também traçou um paralelo com a situação vivida por Rodrygo durante o Mundial de Clubes da FIFA, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Rayo não recebeu minutos em campo, evidenciando uma oscilação nos critérios de aproveitamento de atletas que estão fora dos planos de longo prazo do clube.
Endrick já iniciou seu processo de despedida do Real Madrid através das redes sociais. Após a partida de quarta-feira, o jogador publicou fotos da atuação com a legenda: "Obrigado por tudo, Deus".
O ciclo do brasileiro em Madrid, no entanto, deve terminar de forma antecipada dentro das quatro linhas. Expulso contra o Celta de Vigo, Endrick já desfalcou a equipe contra o Alavés e cumprirá suspensão automática neste sábado (20), contra o Sevilla, no Santiago Bernabéu.
Após o duelo contra o Sevilla, o Real Madrid só volta a campo no dia 4 de janeiro, contra o Real Betis. Nesta data, o atacante já deverá estar integrado ao elenco do Lyon.
A saída de Endrick para o futebol francês ocorre em um momento em que o atleta foi comunicado de que não faz parte dos planos do Real Madrid para a temporada de 2026. O empréstimo ao Lyon visa garantir que o jogador de 19 anos tenha maior tempo de jogo e continue sua evolução no futebol europeu.
