Suba 100 movimenta Praia do Forte com mais de mil ciclistas neste fim de semana
Por Redação
A 9ª edição do Suba 100 Challenge reúne, a partir desta sexta-feira (3) até domingo (5), mais de mil ciclistas na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. Pela primeira vez realizado na região da Linha Verde, o evento tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e do programa FazAtleta.
A competição de mountain bike (MTB), uma das mais tradicionais do calendário esportivo baiano, atrai atletas de diversos estados, como Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Brasília, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Os ciclistas percorrerão trilhas e estradas da Reserva da Sapiranga, em meio à Mata Atlântica, enfrentando trajetos de 160 km e 80 km em contato direto com a natureza.
A Fazenda Polomar será o ponto de largada e chegada das provas. A primeira etapa ocorre no sábado (4), às 8h30, com a largada da prova Suba 100, de 160 km. No domingo (5), também às 8h30, tem início o Suba 50, com percurso de 80 km, além da segunda etapa do Suba 100. Logo após, acontece a prova-experiência para os estreantes. Ainda no domingo, a partir das 9h, será realizada a prova infantil, voltada para crianças.
Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o evento consolida a Bahia como polo do ciclismo nacional. “A presença de atletas de elite e amadores de diversas partes do país confirma a importância do Suba 100 para o ciclismo. Nesta edição, temos a novidade do litoral como cenário, percorrendo paisagens exuberantes da Mata Atlântica na Linha Verde. Sem dúvida, é uma experiência que torna esta edição especial e muito aguardada. Além da prática esportiva, o evento movimenta a economia local e fortalece o turismo da região”, afirmou.
Organizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), o Suba 100 tem como objetivo fortalecer a presença da Bahia no cenário esportivo nacional, promover o uso sustentável dos recursos naturais e valorizar o patrimônio ambiental do estado.