BN na Bola #53: Martinna Rey destaca importância da disciplina e evolução gradual no karatê para iniciantes
Por Thiago Tolentino
O episódio #53 do BN na Bola, exibido na última terça-feira (15) no canal do Bahia Notícias, saiu do campo e foi para o dojo, contando com a participação da multicampeã baiana de karatê Martinna Rey. Durante a conversa com os apresentadores Hugo Araújo e Thiago Tolentino, a atleta deu sua explicação sobre os primeiros passos de quem inicia no esporte até o processo de enfrentamento direto nos treinos.
Segundo Martinna, o karatê exige muito mais do que força física logo de início. "O karatê é uma filosofia de vida. Você não chega trocando socos no primeiro dia de aula. Antes, é preciso dominar a contração muscular, conhecer o corpo, a mente e controlar a respiração. É um processo complexo", explicou.
Ela também ressaltou que a paciência e a didática são essenciais, principalmente para manter o engajamento dos alunos.
“O professor precisa se renovar sempre, buscar estratégias para que o treino não se torne cansativo. O aluno vai passar por aquecimento, alongamento, meditação, até, com o tempo, chegar ao contato direto com o colega, que é o que muitos esperam", completou.
Além disso, a baiana também destacou a importância das técnicas básicas, como o kihon e o kata, etapas de movimento que são fundamentais antes da prática do combate.
"Ao longo do período é que você terá o contato com o colega para o enfrentamento frente a frente - que é o que todo mundo quer. Por isso temos muito treinamento de kihon e kata (movimento) para depois fazer a luta", concluiu.
O fã de esporte pode assistir a melhor resenha do futebol baiano no canal do Bahia Notícias no YouTube. Se inscreva no canal, compartilhe com os amigos e ative as notificações!