Primeiro Congresso Técnico de Corrida de Aventura na Bahia acontece nesta semana
Por Redação
Nesta sexta-feira (20), o Mais Hotel, em Lauro de Freitas, vai receber o primeiro Congresso Técnico de Corrida de Aventura. No evento, serão apresentados técnicas, oficinas, calendários e regulamento da modalidade.
A expectativa é de uma reunião marcada por palestras que apresentem o calendário mais regulamentado de 2025 da corrida de aventura da Bahia. O presidente da Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), Vitor Hugo Moreau, explicou que o objetivo principal da atividade é discutir assuntos pertinentes ao campeonato, à federação e, principalmente, aos atletas.
“Teremos palestras que são interessantes para atletas e para organizadores, principalmente relacionados ao Circuito Mundial de Correio de Aventura, que vai ter uma etapa no Brasil no ano que vem”, pontuou o gestor.
A programação deve começar com o almoço de recepção às 12h, em seguida, as palestras vão começar às 14h com Vitor Hugo Moreau, presidente da FBCA. Susi Docio, chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Sudesb, vai palestrar às 14h30. Benito Brocca, organizador sobre a organização em nível mundial da Malacara Race na Adventure Racing World Series (ARWS) e a atleta Camila Nicolau vão fechar a primeira sessão de conferências às 15h, falando sobre treinar e competir em nível mundial pela Brazil Multi Sports na ARWS.
Após um coffee break, será dada a retomada do evento às 18h com as oficinas, a construção do regulamento unificado do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura e a apresentação do calendário 2025 da modalidade. O Evento será Gratuito aos atletas federados em 2024 e todos os inscritos terão direito ao transporte concedido pela Sudesb entre Feira de Santana e Salvador.
“Vamos ter uma oficina de cuidados com o packraft, que são os barcos que a Federação comprou com recursos patrocinados pela Sudesb, que mudaram a cara da corrida de aventura na Bahia e que tem sido um divisor de águas, porque hoje a gente tem embarcações de altíssima qualidade, com fácil manuseio e que, em grande número, podem ser utilizadas nas provas. Vão ser utilizadas inclusive na etapa do Campeonato Mundial, já que são embarcações de nível internacional”, detalhou Vitor Hugo Moreau.
O presidente finalizou dizendo que os atletas poderão ter uma noção do que esperar para 2025.
“Será a discussão do nosso regulamento de prova, que será único para todas as provas ao alinhar temas mais polêmicos diretamente com os atletas. Então, o campeonato vai reger também as provas individualmente, isso vai trazer mais transparência e homogeneidade no decorrer das etapas das provas. Sempre com o apoio da Sudesb, que permite alçar voos maiores”, concluiu o presidente da FBCA.