Uma das Federações mais antigas do país, FBF comemora 105 anos de história
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) completou nesta sexta-feira (14), 105 anos de fundação. A entidade é uma das mais antigas Federações do país.
A história começou antes da sua fundação em 14 de setembro de 1913. Ainda em 1901, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos uma bola, trazida de uma viagem para Inglaterra.
Nos anos seguintes, o esporte começou a se adaptar com as regras trazidas da Inglaterra. Clubes começaram a surgir, como o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe.
Em 1904 surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST). A Liga realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas oito anos depois acabou fechando por conta de dificuldades. Foi quando, em 1913, fundaram a Federação Bahiana de Futebol, que está localizada na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador.
Presidida desde 2001 por Ednaldo Rodrigues, o atual vice-presidente, Ricardo Lima, assumirá em janeiro de 2019. Dentre alguns nomes que já comandaram a entidade estão: Degrimaldo Miranda, Emanoel Hassellman, Carlos Alberto de Andrade, Márcio Matos, Orlando Gomes, Raimundo Magaldi, Raimundo Viana, Antônio Pithon, Marcos Andrade e Virgílio Elísio.
O presidente Ednaldo agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso da entidade: "Como em todos os anos, desde que assumi a entidade, não posso deixar de fazer estes agradecimentos nesta importante data. Hoje a nossa entidade completa 105 anos de fundação, mas sua história de sucesso não foi escrita apenas por mim. Nós nos congratulamos com todos os gestores que por essa casa passaram, pois deram uma motivação para que o futebol do estado da Bahia crescesse cada vez mais. Agradecemos, também, aos que contribuíram direta e indiretamente para o êxito do nosso objetivo. Fazem parte de todas as conquistas os nossos filiados. São eles clubes profissionais das Séries A e B, clubes de base e futebol feminino, ligas municipais, árbitros do quadro da Federação, torcedores, a imprensa esportiva. Também agradeço, de forma incisiva, aos nossos diretores e colaboradores, que durante os meus mandatos contribuíram, e muito, para fazer da nossa administração um modelo eficiente e bem visto em todo o país. O nosso muito obrigado aos nossos patrocinadores e parceiros, que contribuem para que o nosso futebol seja cada vez mais profissional e os clubes tenham receitas que gerem seus orçamentos, ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJD-BA), seus auditores e procuradores, e ao Conselho Fiscal da entidade. A Federação Bahiana de Futebol é do futebol baiano, dos seus torcedores, clubes e desportistas, e assim continuará sendo. Tenho certeza que nas mãos de Ricardo Lima e Manfredo Lessa, a partir de 2019, a entidade permanecerá em um lugar de destaque, entre as mais respeitadas do futebol brasileiro".