Hugo Hoyama e Marcelinho entram na Comissão de Atletas e votarão na eleição do COB
O técnico da Seleção Brasileira feminina de tênis de mesa, Hugo Hoyama, e o jogador de basquete Marcelinho Machado, do Flamengo, terão direito a voto na eleição para vice-presidente e membros dos Conselhos de Administração e de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro. Os dois atletas substituirão a armadora Duda Amorim, do Handbol, e o atirador Emerson Duarte, que pediram licença da Comissão de Atletas, porque estão em competições fora do país e não poderiam comparecer ao pleito.
Além dos dois novos integrantes, a Comissão de Atletas é formada por Arthur Zanetti (ginástica), Beatriz Futuro (rúgbi) e Bruno Mendonça (hóquei sobre a grama) que ainda atuam em seus esportes, e pelos aposentados Emanuel Rego (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo, Fabiano Peçanha (atletismo), Poliana Okimoto (maratona aquática), Tiago Camilo (judô), Thiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno).
Segundo o Portal Lance, os candidatos ao cargo de vice-presidente são: José Medalha, Marcel Souza e Marco La Porta. O vice será eleito por maioria simples de votos e ficará no cargo até 31 de dezembro de 2020.
Os presidentes das 35 confederações, os 12 atletas mais bem votados para composição da Comissão de Atletas do COB e o membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI), Bernard Rajzman formam o colégio eleitoral do COB.
Para o Conselho de Administração serão escolhidos dez membros efetivos, sendo oito presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas e dois membros independentes. O Conselho de Ética será composto por cinco membros efetivos, com no mínimo três membros independentes. Para a eleição de sexta, o Tribunal Regional Eleitoral -RJ enviou urnas eletrônicas adaptadas especialmente para a ocasião.
