Futebol Americano: Sem clima de ‘revanche’, All Saints e Maceió Marechais duelam pela liderança em Camaçari
Por Lucas Franco
O terceiro jogo do Salvador All Saints, apelidado de "Carcará", e do Maceió Marechais no Campeonato Brasileiro de futebol americano poderia ganhar ares de rivalidade, já que os alagoanos derrotaram os baianos há dois sábados (11), em Alagoas. No entanto, jogadores das duas equipes não esperam clima de “revanchismo” no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, a partir das 14h deste sábado (25). O duelo pode valer a liderança do All Saints, que ganhou sua única partida como mandante para o Sergipe Bravos por 18 a 7, ou a classificação antecipada do Marechais, que venceu na estreia o Sergipe Bravos por 18 a 16 fora de casa e o All Saints por 6 a 0, em São Miguel dos Campos, a 63 km de Maceió. As três equipes formam o triangular chamado divisão sul da Conferência Nordeste, em que o líder garante a classificação para a próxima fase e o segundo colocado pode se classificar a depender dos resultados das outras divisões da conferência, que são a norte, com dois times do Ceará e dois do Rio Grande do Norte, e da central, com um time da Paraíba e dois de Pernambuco.
- Não tem nenhum aspecto de revanche, no Campeonato Brasileiro cada jogo é um jogo. Não muda em nada vencer um adversário que nos derrotou antes - opina Matheus Dourado, running back e técnico do time baiano.
- A gente treinou focado em corrigir os erros que cometemos no jogo passado e queremos impor nosso ritmo. Vi os vídeos das partidas deles, mas fora isso não temos muitos meios de buscar conhecimento aprofundado dos adversários - completa.
Já o treinador de ataque e quarter back Alan França, autor do passe para o único touchdown do jogo anterior (feito pelo running back Igor Almeida), diz ter consciência das dificuldades que estão por vir, mas não vê a hora de a bola rolar.
- Estamos ansiosos porque vale a classificação antecipada, mas sabemos que o Salvador All Saints é uma equipe bem preparada, que tem um ataque muito dinâmico e um bom jogo aéreo – analisa Alan, que participou da introdução do futebol americano no estado de Alagoas.

Alan França (com a bola) efetuou passe do touchdown contra All Saints | Foto Divulgação
- Tinham três times, o Maceió Crabs, que tinha mais visibilidade, o Black Rates e o Vikings, mas com o passar do tempo os três foram perdendo jogadores por conta de tempo, muitos não conseguiam conciliar com o trabalho, e a solução foi unificar os três e daí nasceu o Maceió Marechais – conta o capitão de ataque do time alagoano.
O ingresso para a partida é um 1 kg de alimento.
O ingresso para a partida é um 1 kg de alimento.
