Brasil enfrenta Rússia nos playoffs da Copa Davis
Por Cláudia Callado
Os confrontos para os playoffs da Copa Davis, que serão disputados entre os dias 16 e 18 de setembro, já foram definidos. O sorteio realizado pela Federação Internacional do Tênis, nesta quarta-feira (13), não foi bom para o Brasil. A equipe brasileira tinha seis chances, entre oito, de ser a mandante da partida, porém, terá que enfrentar a Rússia fora de casa para retornar à elite do tênis mundial.
Israel e Rússia seriam os adversários que fariam o Brasil jogar como visitante. Os brasileiros e russos nunca se enfrentaram na competição, com isso, a decisão do local da competição também foi definido por sorteio, vencido pela equipe européia. Assim, a Rússia terá 10 dias para decidir o piso em que os confrontos se realizarão.
Como mandante, os russos, nas suas últimas dez partidas, disputaram cinco delas em saibro, três em quadra rápida e duas em carpete. A tendência é que eles evitem as quadras de terra batida, já que, os brasileiros que enfrentaram o Uruguai, na última semana ((Bruno Soares, Thomaz Bellucci, Rogerinho e João Souza, o Feijão) têm bom desempenho nesse tipo de piso.
Os russos levaram a melhor no único confronto entre os principais tenistas das duas equipes, Davydenko e Bellucci. No ano de 2010, em jogo válido pelo Masters 1.000 de Paris, a partida foi vencida por 2 sets a 0 com direito a pneu: 6/3 e 6/0.
