F1: Webber precisa de duas vitórias para ser campeão
Por Sandro Badaró
Foto: Getty Images

Líder isolado do Mundial de Pilotos da F1, 14 pontos à frente do segundo colocado, o australiano Mark Webber, da RBR, precisa vencer duas, das três corridas restantes, para assegurar o título de 2010. Regular durante todo o ano, com apenas um abandono no GP da Europa, Webber venceu quatro corridas nesta temporada, mas está desde o GP da Hungria, no dia 1° de agosto, sem chegar ao alto do pódio.
Fernando Alonso e Sebastian Vettel, empatados na segunda posição com 206 pontos, sabem que dependem de uma combinação de resultados para conquistarem o campeonato, já que precisam chegar à última corrida, nos Emirados Árabes, com uma diferença menor que 25 pontos para o australiano. Já Hamilton e Button, quarto e quinto colocados, tem uma situação bem mais complicada. Para ter chances de título, os pilotos da McLaren, que tem 28 e 31 pontos de diferença para o líder, precisam chegar à frente de todos os rivais diretos na briga pelo título nas duas próximas corridas, para ainda ter chances de faturar o título na prova final.
“O mais importante é que a diferença continuou a crescer. Preciso manter assim. Faltam três corridas para o fim. Preciso vencer de novo no futuro e estou confiante de que posso fazer isso”, disse o piloto, após o GP do Japão. Para ser campeão com uma corrida de antecedência, Webber faz uma conta simples. Precisa somar doze pontos a mais que Vettel e Alonso nas duas próximas corridas.
Mundial de Construtores – Na disputa pelo título por equipes, a RBR também lidera com folga. Com 426 pontos, a escuderia tem 45 pontos a mais que a McLaren, segunda colocada. Na terceira posição aparece a Ferrari, com 334, seguida da Mercedes e Renault.
