Bora jogar, Diones!
Desde o Campeonato Baiano de 2010 que um falso meia, mais terceiro volante, chamou minha atenção no Bahia de Feira. Cabeça sempre erguida e movimentação quase perfeita. Me fez ver ali um cara com o estilo que faltava ao Bahia. Ano passado, capitão e campeão do estadual, foi ainda melhor. Parecia estar em todos os lugares e, para mim, foi o melhor jogador do Baianão. Comandou o Tremendão, marcou gols e deu assistências. A bola sempre passava por Diones. Tinha certeza que, do trio contratado pelo tricolor da capital – os outros foram Jair e João Neto – só ele iria jogar. Foi o que aconteceu.
A expectativa era grande e logo virou titular. Começou bem, com muito espírito de luta e boa composição tática. Porém, aos poucos, passou a mostrar um estilo diferente. Foi impressionante a queda no rendimento desde o Bahia de Feira. Aquela característica de organizador foi sumindo, sumindo e sumiu de vez, ainda com René Simões. Parecia sempre tímido e perdido, mas o esforço nunca faltava. Corria de um lado para o outro, como uma barata tonta, sem rumo certo. Na função que ocupava, não podia ser tão omisso. Perdeu a posição. Não conseguia ter força na marcação, não chutava, não armava e não fazia gols. Acho uma covardia escrever isso, mas é o que continua acontecendo. Diones tem sido um desperdício em campo. Esperava que, com as férias e o contrato renovado, estivesse mais seguro e confiante para mostrar a qualidade apresentada no interior, no mesmo estadual.
Não quero aqui dizer que Diones é inútil. Como falei no início, já mostrou ter qualidade. O que estaria acontecendo? Será que sentiu a pressão de um grande clube? Culpa do esquema tático? Esse, aliás, é um fator que também não ajuda, ainda mais sem um lateral esquerdo apoiando. Do outro lado, Coelho se mostrou promissor, o que deixou Fabinho mais a vontade. Antes de Diones recuperar a posição, Morais cumpria exatamente a mesma função. O posicionamento era semelhante e a omissão parecida, mas ai entra as características. Foi mal nos dois jogos. Ali nunca foi a dele. Ainda assim, produzia mais que o atual titular, mesmo sem conhecer o local e completamente desentrosado e fora de forma. Pena ter machucado. Pena ainda maior foi o joelho estourado de Jeferson. Nesse elenco, minha esperança de resolver esse problema era ele. Agora, ficou complicado. Quem colocar ali, nesse sistema de jogo medíocre? Vai cair no colo de Hélder, mais uma vez!
Como deixei claro, para mim, Diones tem sido apenas uma sombra, mas está longe de ser o principal culpado das atuações desmotivadoras. Foquei em cima dele por que, de verdade, tem sido uma decepção. Ainda tenho esperança que jogue com a mesma classe da época do Bahia de Feira. Hoje o vejo mais recuado, como segundo volante. Me parece que renderia mais. Será que Joel o utilizará alguma vez assim? O Bahia não pode ficar tão limitado em termos de criatividade no meio de campo. Se o posicionamento é ruim, que pelo menos tenha algum vislumbre criativo com jogadores mais técnicos. Estou cansado desses treinadores que usam os volantes só para marcar. Não adianta dizer o contrário: está na cara de tudo mundo!
