ERROS E ACERTOS
Edson Almeida
O maior erro do Vitória não foi perder para o Fluminense, que continuo considerando o melhor time do campeonato, ganhando mesmo para o Corinthians que esteve várias rodadas na frente e tem um jogo a menos, podendo a qualquer momento reassumir a liderança. O maior acerto do Bahia é que, com a chegada de Márcio Araújo para substituir Renato Gaúcho, o time ganhou tranquilidade e um jogo bem definido e, agora, parece confiável o rumo para a primeira divisão.
O Vitória errou muito quando afastou Ricardo Silva, trazendo aquele atrapalhado do Toninho Cecílio. O time andou perdendo pontos preciosos dentro de casa, com alterações exdrúxulas e um mal-estar de fazer pena provocado pelo treinador que o ex-diretor de futebol Arini andou trazendo para a Toca. Mas parece que ainda há tempo de se consertar as coisas e o Rubronegro não cair de divisão. Basta ter tranquilidade e não inventar muito, com Ricardo encontrando o devido apoio logístico para comandar o time.
Não podemos dizer que o Vitória esteja fazendo sequer um razoável campeonato, mas pior mesmo são as situações de Flamengo e Atlético/MG, de futebol quebrado na defesa, meio-campo e ataque (dá pena ver esses dois gigantes pela tv), mas nem por isso estão jogando a toalha. Acho que ainda tem jeito para Ricardo melhorar a colocação e a imagem no campeonato.
O Bahia é diferente. Não gosto de fazer comparações de coisas heterogêneas, porque primeira é primeira, segunda é segunda. Mas não tenho a menor dúvida em afirmar que o Tricolor está no caminho muito certo para conquistar a vaga. Neste jogo com o Sport, na Ilha, com mais de meio-time sacrificado, Márcio Araújo colocou em campo uma equipe compacta, consciente e que foi sempre muito senhora de si durante todo o jogo, merecendo o triunfo e ultrapassando sem sobressaltos mais um obstáculo perigoso. Mais umas seis vitórias e uns dois empates, a primeira divisão estará conquistada.
Assim, o Vitória precisa superar alguns de seus equívocos para não cair e o Bahia é só manter a média de acertos que aí chega entre os da elite.
