Virada de chave? Iago Borduchi inicia 2026 em alta e recebe elogios de Rogério Ceni no Bahia
Uma das peças que chama a atenção do torcedor do Bahia neste início de temporada 2026 é o lateral-esquerdo Iago Borduchi. Contratado no começo de 2024, o jogador chegou ao Tricolor apenas na metade do ano, após o encerramento de seu contrato com o Augsburg, da Alemanha, ao fim da temporada europeia 2023/2024.

Iago em campo pelo Bahia no Ba-Vi | Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
Apesar de vir de um período em que foi titular durante toda a temporada no futebol alemão, Iago teve utilização limitada em seu primeiro ano pelo Bahia. Em 2024 atuou em 15 partidas, mas completou os 90 minutos em apenas três, sendo acionado, na maioria das vezes, por Rogério Ceni ao longo do segundo tempo. O lateral não registrou gols ou assistências naquele ano.
Já em 2025, o defensor esteve em campo em 28 jogos, sendo 15 como titular, com dois gols e três assistências. Mesmo com números melhores, foi alvo de críticas de parte da torcida, sobretudo pelo desempenho em partidas do Campeonato Brasileiro.
A temporada atual, no entanto, indica um cenário diferente. Em 2026, Iago soma duas participações em gols em três jogos como titular, com atuações mais consistentes e avaliação positiva por parte dos torcedores. Questionado pela reportagem do Bahia Notícias sobre uma possível virada de chave do camisa 26, Rogério Ceni demonstrou expectativa de evolução.
“Tomara que sim [virada de chave]. Se entrega e se dedica nos treinos. Fez um jogo melhor no último do que hoje, mas conseguindo completar os 90 minutos, com entrega, amplitude, ataca espaço, diferente de Juba. É um ativo do clube, e estamos tentando fazer com que ele melhore, ganhe confiança”, disse.
O treinador também lembrou que o lateral enfrentou problemas físicos nas últimas temporadas e destacou a melhora no condicionamento em relação ao ano passado.
“Fisicamente é um jogador mais disponível que em 2024. Precisa melhorar, mas hoje compete muito mais. Lesões atrapalharam, mas enquanto estiver aqui vai nos ajudar”, completou Rogério Ceni, em coletiva pós-jogo.
