Tricolor foca em "nacionalização do clube" em ações de marketing em 2026: “Todo Brasil tem um tanto de Bahia”
O Esporte Clube Bahia inicia a temporada de 2026 com uma nova campanha de marketing voltada à expansão da marca ao nível nacional. Após trabalhar a força da torcida e do elenco em 2024, com “Paixão Que Vibra”, e reforçar a identidade cultural ligada ao estado em 2025, com “A Bahia é Bahêa”, o clube apresenta agora o conceito “Todo Brasil tem um tanto de Bahia”.
A proposta busca aproximar o Tricolor do restante do país e ampliar sua presença no cenário nacional, especialmente em um ano marcado pela disputa da Copa do Mundo. Para detalhar a estratégia, o Bahia Notícias conversou com Rafael Soares, diretor de Marketing e Negócios do clube.
Segundo o dirigente, a campanha de 2026 foi pensada a partir de dois eixos principais. O primeiro é o contexto do calendário internacional.
“Para 2026, a nossa ideia foi norteada por dois motivadores. O primeiro é que será um ano de Copa do Mundo, e queremos nos conectar com o Brasil e com a Seleção Brasileira, aproveitando esse momento em que o torcedor naturalmente volta seus olhos para a Seleção e para o país”, afirmou.
O segundo ponto, de acordo com Soares, está relacionado ao posicionamento estratégico do clube a longo prazo.
“O segundo é o objetivo de nacionalizar o clube. Trata-se de um desafio de longo prazo, que não se resolve rapidamente. Houve uma construção midiática em torno de um grupo chamado ‘G12’, do qual não concordamos, não participamos e não aceitamos fazer parte. Queremos nos tornar um clube nacional e, para reforçar isso, nosso conteúdo passa a comunicar que todo o Brasil tem um pouco de Bahia. Essa ideia se materializa desde a construção de bandeiras dos estados até ações como parabenizar cada capital do país em seus aniversários”, explicou.
A campanha mantém o modelo adotado pelo clube nos últimos anos, com uma identidade visual e conceitual única ao longo da temporada, facilitando o reconhecimento por parte da torcida e evitando sobreposição de mensagens.
“Desde que chegamos ao clube, em agosto de 2023, o Bahia tem adotado uma campanha anual para facilitar a forma de dialogar com o torcedor ao longo de todo o ano, evitando a sobreposição de mensagens e informações. Já em 2024, construímos a campanha 'Paixão que vibra', que trouxe um modelo de anúncio de atletas que foi um sucesso. Anunciamos Everton Ribeiro, Jean Lucas e outros nomes. Toda a nossa comunicação visual foi baseada em vibração, empolgação e luta, em um elenco vibrador, uma torcida que vibra. A música vibra, a Fonte Nova vibra”, detalhou o diretor.
Em 2025, o foco esteve na identidade cultural do estado da Bahia, com referências às artes e manifestações culturais locais.
“Em 2025, focamos nas artes do clube, em um acervo histórico muito forte do estado. Trabalhamos música, camisas, Carlinhos Brown, ações culturais, a identidade cultural do clube, o vestido da baiana, o lançamento da Puma… Mergulhamos em referências de capas de disco, livros, filmes e músicas, e o resultado também foi um sucesso”, completou.
As primeiras ações da nova campanha foram apresentadas no anúncio do primeiro reforço do clube para a temporada, o atacante Kike Oliveira, relembre abaixo:
A partir de agora, segundo Soares, o conceito será explorado também nas apresentações de atletas e em datas comemorativas ao longo do ano.
“A partir de agora, nossos anúncios vão dialogar com elementos culturais de todo o Brasil. Com o Cristo Redentor, o feijão-tropeiro mineiro, o frevo pernambucano, as diversas manifestações culturais do país, a Floresta Amazônica, o tacacá do Pará, o agronegócio do Centro-Oeste. Vamos movimentar o Bahia para se posicionar de forma nacional, e não apenas local, para que seja percebido cada vez mais como um clube nacional”, afirmou. A estratégia já começou com o aniversário de Belém, na última segunda-feira (12).

Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
Até o momento, o Bahia já homenageou estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Paraná, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Maranhão, além da própria Bahia. Em registros feitos pela fotógrafa do Bahia, Letícia Martins, também aparecem bandeiras de Acre, Sergipe, Mato Grosso e Amazonas. Confira abaixo:

Foto: Letícia Martins / EC Bahia.
A campanha foi bem recebida pelos Tricolores. Comentários nas redes sociais exaltam o trabalho realizado pelo Departamento de Marketing do clube, confira:
