Rogério Ceni indica elenco mais amplo no Bahia em 2026 e projeta maior uso da base
O técnico Rogério Ceni indicou que o Bahia deve trabalhar com um elenco mais amplo na temporada de 2026. A sinalização foi dada em entrevista coletiva após o triunfo por 4 a 2 sobre o Jequié, no último domingo (11), pela primeira rodada do Campeonato Baiano.
Após duas temporadas utilizando, em média, cerca de 25 jogadores ao longo do ano, a tendência é que o treinador passe a contar com um grupo mais robusto. Diante do Jequié, o Tricolor atuou com uma equipe formada majoritariamente por atletas oriundos das divisões de base: dos 24 relacionados, 13 (54,17%) eram formados no clube.
A atuação dos jovens foi elogiada por Rogério Ceni, que explicou a decisão de iniciar a temporada à beira do campo comandando o elenco alternativo, como forma de observar mais de perto os chamados “Pivetes de Aço” e acelerar o processo de adaptação ao modelo de jogo do clube.
“Pretendo trabalhar com 30 jogadores, por volta disso, um time alternativo para esses momentos junto com o elenco que temos. Tem dois jogadores que ainda não começaram no campo: Kike e Sanabria. Mas quem sabe poder dar mais rodagem, mais minutos (aos jovens da base)”, afirmou o treinador.
Na sequência, Ceni destacou a importância de ampliar o tempo de jogo e a vivência competitiva dos atletas mais jovens.
“Muitos quando não jogarem estarão no banco. Mais um ano para ganhar amadurecimento, minutos, fazer jogos contra jogadores prontos”, completou.
Com isso, a expectativa é que os atletas formados na base do Bahia passem a ter participação mais frequente e integrada ao longo da temporada de 2026. O próximo desafio do Tricolor será frente ao Bahia de Feira, na próxima quarta-feira (14), às 20h15, na Arena Cajueira.
