Revista de turismo destaca roteiro com destinos pela Costa do Cacau; confira locais
A revista Uniquet, especializada em curadoria de destinos, hotéis e experiências diferenciadas, publicou recentemente um guia de viagem sobre a Costa do Cacau, na Bahia. A matéria apresenta um roteiro focado nas fazendas históricas produtoras de cacau e nas experiências imersivas que permitem aos visitantes vivenciar o processo de produção do chocolate em um dos trechos litorâneos mais encantadores do Brasil.
A região, composta por 11 municípios, incluindo Ilhéus e Itacaré, é famosa pela história cacaueira e pela Estrada do Chocolate, percurso de 45 km que conecta Ilhéus a Uruçuca. No caminho, diversas fazendas e fábricas sustentáveis oferecem uma imersão na cultura do cacau, com visitas que vão desde a colheita até a secagem das amêndoas.
Confira as recomendações:
AGRÍCOLA CONDURU (RIO DO BRAÇO, ILHÉUS)
Em parceria com a marca Dengo Chocolates, a fazenda oferece uma experiência de turismo cacaueiro, incluindo um tour guiado que explora as plantações, a colheita e as etapas de fermentação e secagem das amêndoas, culminando com uma degustação sensorial de chocolates artesanais.
FAZENDA YRERÊ (ILHÉUS)
Oferece visitas guiadas pelas plantações, demonstrações do processo de secagem do cacau e degustações de chocolates artesanais, sempre seguindo práticas sustentáveis em toda a operação.
FAZENDA VILA ROSA (ILHÉUS)
Localizada em um casarão do século XIX, a fazenda oferece visitas que acompanham todas as etapas da produção, da colheita à fabricação do chocolate, além de trilhas pela Mata Atlântica. O casarão preserva a arquitetura e o mobiliário da época áurea do cacau.
FAZENDA PROVISÃO (ILHÉUS)
Com mais de um século de história, proporciona uma imersão na cultura cacaueira, permitindo que os visitantes conheçam o processo de produção, a tradicional fermentação e secagem das amêndoas, além de explorar a casa-sede preservada e uma capela histórica.
FAZENDA CAPELA VELHA (URUÇUCA)
Especializada em experiências tree-to-bar, a fazenda oferece oficinas de produção de chocolate, trilhas ecológicas e degustações de produtos derivados do cacau, com foco em sustentabilidade. Os visitantes acompanham todo o processo, do cultivo à fabricação dos produtos da marca Docacao.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.