Mixologista de Feira de Santana conquista prêmio no Master Bartender com drink autoral inspirado no sertão baiano
Foi compreendendo a coquetelaria não apenas como a junção de diferentes bebidas, mas também como uma forma de linguagem, que Heloísa Carli conquistou a medalha de bronze no Master Bartender. Nascida e criada em Feira de Santana, a mixologista revelou ao BN Hall que a influência central do seu trabalho é oriunda de Riachão do Jacuípe, cidade de origem de sua família.
O trabalho artístico e sensorial atravessado pela sustentabilidade levou Carli a valorizar quem está na base da cadeia produtiva. “Cresci entendendo a terra não como escassez, mas como potência, alimento e cultura. Minha relação com a coquetelaria nasce desse lugar. Eu trabalho com o conceito de coquetelaria de origem, onde técnica e narrativa caminham juntas”, evidenciou.
Na final do Master Bartender, campeonato de drinks nacional criado pela destilaria baiana Prato Preto, que aconteceu em Salvador, no bar Purgatório, na última segunda-feira (19), a feirense apresentou o drink autoral “Além do Mar”. O coquetel é construído com cachaça lavada no azeite de licuri; umbuzada feita à mão, na panela de barro; e xarope de rapadura, com finalização de doce de licuri.
O resultado da bebida chega como um conceito que desmistifica a ideia de uma Bahia resumida ao litoral. “O coquetel fala da Bahia que existe além das praias: o sertão produtivo, fértil, vivo e sofisticado”, enfatizou Heloísa.
Dona da coquetelaria de origem Tchim-Tchim, localizada na Rua Marechal Castelo Branco, nº 890, em Feira de Santana, Heloísa explicou que sua criação vai além da teoria e exalta o estado baiano ao dar espaço para os produtores locais. “Tanto o azeite quanto o doce de licuri foram adquiridos por meio de cooperativas de produtoras rurais da Bahia”, disse.
..jpg)
Agradecida pela vitória no Master Bartender, ela destaca que é possível criar uma coquetelaria contemporânea e autoral sem negar as suas raízes. “O prêmio reconhece não só uma receita, mas um pensamento: o de que o sertão também cria, inova e dita linguagem”, assegurou.
Com a recente conquista no campeonato, a coquetelaria da campeã será reinaugurada. A ocasião está marcada para acontecer às 19h desta sexta-feira (23).
MASTER BARTENDER
O Master Bartender é um campeonato de drinks voltado a profissionais com experiência em mixologia, que atuam em bares, restaurantes e hotéis e também se dedicam à criação autoral. A iniciativa foi promovida pela destilaria Prato Preto, que busca estimular o cenário da coquetelaria autoral.
Na segunda edição do concurso, a primeira etapa ocorreu por meio do envio de vídeos, nos quais os participantes apresentaram seus drinks. Após uma pré-seleção, dez finalistas foram escolhidos para a etapa presencial, realizada na última segunda-feira (19), no Purgatório, em Salvador.
Os participantes foram avaliados por uma banca de quatro jurados e tiveram que demonstrar técnica, criatividade e storytelling, explicando a inspiração, a composição e o processo de criação dos drinks, além de prepará-los ao vivo para degustação.
Em entrevista à coluna social do Bahia Notícias, Cláudio Marques, nome à frente da destilaria organizadora da competição, informou que foram premiados quatro participantes, nas categorias bronze, prata, ouro e duplo ouro. Heloísa conquistou o bronze em sua primeira participação em um campeonato.
O concurso contou com participantes de diferentes cidades, como Feira de Santana e Aracaju, e já tem novas edições previstas. A Prato Preto é uma destilaria 100% baiana, com sede em Lauro de Freitas, que completa cinco anos de atuação e produz gin, vodka, limoncello, licores e cachaça.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
