Chapada Diamantina terá rotas especiais voltadas ao agroturismo e experiências sensoriais
A Chapada Diamantina, uma das regiões mais visitadas da Bahia, ganhará rotas especiais com roteiros temáticos voltados para o turismo de experiência e o agroturismo. A novidade foi divulgada pelo Sebrae, durante a 21ª edição da Rural Tur, realizada em Mucugê (BA).
As rotas foram elaboradas para ampliar a imagem da Chapada, reunindo atividades ligadas ao turismo rural, cultural e gastronômico. Entre as opções, está a Rota dos Cafés Especiais, que leva visitantes a propriedades em Mucugê, Ibicoara e Piatã para conhecer o cultivo e degustar grãos produzidos na região.
Já a Rota das Frutas Vermelhas destaca o cultivo de morango, amora preta, framboesa e mirtilo em fazendas de Mucugê e Palmeiras. A Rota Sensorial apresenta vinhos, queijos, embutidos, óleos essenciais, produtos orgânicos e rosas do deserto em propriedades rurais de Morro do Chapéu.
Com a iniciativa, o Sebrae busca fortalecer a Chapada Diamantina como destino turístico diversificado. “A Chapada sempre teve uma vocação muito forte para produtos de alta qualidade. E o Sebrae viu essa oportunidade de trabalhar a qualificação dessas propriedades e produtos em todas as etapas de produção”, explicou o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos.
Ele acrescentou que “as Rotas são uma virada de chave para esse público conhecer melhor a Chapada, que, como um turismo de aventura, nem sempre permite uma boa acessibilidade. A ideia é aliar essas belezas naturais com esses roteiros especiais”.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.