Gabriel Magalhães assina ambiente que propõe pausa e reconexão com as raízes na Casas Conceito 2025
A 7ª edição da Mostra Casas Conceito foi aberta neste domingo (7), no Casario da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador. Entre os ambientes em destaque está o Pátio Interno, assinado pelo arquiteto Gabriel Magalhães, que propõe uma experiência sensorial e afetiva com o Brasil profundo.
O espaço convida o visitante a desacelerar e reconectar-se com as raízes culturais por meio da arte, da matéria e da ancestralidade. Mais do que uma área de circulação, o pátio foi pensado como um refúgio contemplativo, cercado por uma rampa que conduz a um percurso imersivo. A brasilidade se revela nos detalhes, com uso de texturas naturais, tons terrosos, elementos artesanais e obras de artistas populares e indígenas.
A curadoria reúne nomes como Arlete Soares, Roxinha, Kennedy Bahia, Heitor dos Prazeres, Emanuel Araújo, Mario Cravo e Roberto Faria, compondo uma narrativa visual que percorre o popular, o lírico, o ancestral e o contemporâneo.
O mobiliário de design brasileiro autoral reforça a valorização da produção nacional. Materiais naturais, texturas táteis e o jardim interno contribuem para a atmosfera de permanência e contemplação proposta por Gabriel.
Um dos pontos centrais do ambiente é a parede revestida com ladrilhos hidráulicos exclusivos, desenhados pelo próprio arquiteto. Os módulos fazem referência às aberturas de janela projetadas por Lina Bo Bardi em intervenções no centro histórico de Salvador, em um gesto de reverência à arquitetura social e enraizada no território baiano.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.