Chefs Ana Célia e Preta representam a Bahia em intercâmbio gastronômico na França
As chefs baianas Ana Célia, do restaurante Zanzibar, e Preta, do restaurante Preta, na Ilha dos Frades, estão entre os nomes que integram a programação do projeto Cozinhas de l’Extraordinaire, parte da Temporada França–Brasil 2025. O intercâmbio celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e propõe encontros gastronômicos entre chefs afrodescendentes da Bahia e da França, com ações realizadas em Salvador, Ilhéus, Paris e Marselha.
De acordo com o colunista Ronaldo Jacobina, Ana Célia e Preta desembarcam na França no dia 13 de setembro para participar de uma série de jantares colaborativos, demonstrações culinárias e encontros com chefs locais. A proposta do projeto é transformar cozinhas em espaços de memória, pesquisa e inovação, valorizando a ancestralidade e a diversidade da culinária afro-baiana em diálogo com tradições gastronômicas francesas.
A programação francesa teve início em agosto com o chef Alicio Charoth, do restaurante Maria Matamouro, que realizou uma residência no restaurante Grandes Tables de la Criée, em Marselha. Durante um mês, ele assinou o cardápio Ajeum Bahia, com pratos inspirados em referências dos terreiros, quilombos e regiões do Recôncavo e Sertão. O chef também participou do Festival Kouss•Kouss, que celebra o cuscuz como símbolo de intercâmbio cultural, e do almoço Le Grand Partage, realizado na fazenda urbana Zone Sensible, em Saint-Denis.
Ana Célia e Preta encerram a etapa francesa do projeto ao lado de outros chefs brasileiros e franceses no Festival Food Temple, que acontece de 18 a 21 deste mês, em Paris.
Em novembro, o projeto segue para a Bahia com a chegada de chefs franceses a Salvador, onde participarão de uma agenda de experiências gastronômicas com profissionais locais. A próxima etapa marca a continuidade do intercâmbio e será detalhada nos próximos meses.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.