Paulo Vieira visita a Ilha de Itaparica em novo episódio do programa “Avisa Lá Que Eu Vou”
No episódio mais recente do programa “Avisa Lá Que Eu Vou”, exibido pela TV Globo na última quarta-feira (6), Paulo Vieira atravessou a Baía de Todos-os-Santos rumo à Ilha de Itaparica. A visita marcou mais um capítulo da série, desta vez, guiado por temas como ancestralidade, espiritualidade e resistência cultural.
Logo na chegada, o apresentador visitou o terreiro Tuntun Olukotun, considerado o mais antigo do Brasil dedicado ao culto aos Egunguns. Recebido por sacerdotes e crianças que seguem à frente da tradição iorubá, Paulo acompanhou de perto os rituais ligados à reverência aos ancestrais. “Me disseram que a gente não chega a lugar nenhum se a gente não lembrar de quem veio antes”, destacou.
A edição também trouxe a presença do pesquisador Felipe, responsável por comprovar a existência histórica de Maria Felipa, figura negra que teve papel de destaque na resistência à invasão portuguesa na Bahia. O momento marcou uma das conexões do programa com personagens reais da luta por memória e identidade no país.
Na comunidade de Matarandiba, Vieira conheceu de perto o trabalho da ASCOMAT (Associação Cultural de Matarandiba). Formado por um grupo de mulheres, o coletivo criou a própria moeda, batizada de concha, e desenvolveu diversas ações comunitárias. Entre elas, uma padaria, um banco popular, projetos sociais, roda de samba e até um boi cultural.
O episódio seguiu com o encontro de Paulo com Reitel do Berimbau, mestre de capoeira angola, músico, produtor de dendê e liderança quilombola. Mais adiante, o apresentador participou de uma roda de conversa com moradores da Ilha, realizada na tradicional Praça do Pau Mole, ponto de convivência e memória afetiva da região. Ao final da visita, resumiu a experiência com uma fala que encerrou o episódio: “Cruzar o mar e pisar na Ilha de Itaparica é como adentrar em um território fortaleza. Nesta ilha, cercada de fé por todos os lados, quem já foi nunca vai embora”, destacou.
Com direção de Benjamin Hassan, redação final de Daniela Ocampo e produção de Leilanie Silva, o programa “Avisa Lá Que Eu Vou” vai ao ar todas às quartas-feiras, às 22h45, na TV Globo. O episódio completo está disponível para assinantes no Globoplay.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.