Baianos assinam roteiro e direção artística do Prêmio “Sim à Igualdade Racial”, que vai ao ar na TV Globo
A Bahia marca presença na televisão nacional neste domingo (25), quando a TV Globo exibe os melhores momentos da 8ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial. Gravado no início do mês no Rio de Janeiro, o especial irá ao ar logo após o Fantástico e reúne homenagens, performances e histórias ligadas à promoção dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil.
Dois profissionais baianos estão à frente da realização: o diretor artístico Gil Alves e o roteirista Dimas Novais. Ele fazem parte da equipe de criação do evento que busca destacar agentes de transformação social em diversas áreas, como cultura, educação, comunicação e empregabilidade. A edição de 2024 conta ainda com produção de Valéria Amaral, direção de gênero de Joana Thimóteo e direção geral de Tom Mendes.
A Bahia também se faz presente nas indicações e performances. Entre os nomes baianos citados estão o escritor Itamar Vieira Júnior, os coletivos Batekoo e Acervo da Laje, e as lideranças indígenas Alice Pataxó e Jamopoty Tupinambá (Maria Valdelice). Um dos momentos do evento é protagonizado por Majur e pelo Ilê Aiyê, que sobem ao palco em uma apresentação que homenageia a ancestralidade e a herança afro-brasileira.
Com apresentação de Kenya Sade, o especial conta com mestres de cerimônia como David Junior e Zahy Tentehar. Também participam da premiação a atriz baiana Rita Batista, o influenciador Raphael Vicente e a atriz Gi Fernandes, responsáveis por anunciar vencedores em 11 categorias. A cerimônia teve ainda apresentações de artistas como Kaê Guajajara, Djonga, Gabz, Belo, Sandra Sá, Altay Veloso, Os Garotin, Dom Filó, Maria Preta, entre outros.
Esta é a segunda vez que Dimas Novais assina o roteiro do prêmio. Ele também é roteirista final do Festival Negritudes Globo, cuja quarta edição será realizada em Salvador, no dia 24 de julho. Como pesquisador, Dimas integra ainda a equipe da série Os Outros, da TV Globo, cuja terceira temporada está em desenvolvimento.
Gil Alves, por sua vez, divide a agenda entre projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Além do Prêmio Sim, ele já dirigiu edições do Festival Afropunk Brasil e o Club Renaissance Salvador — evento que marcou a passagem de Beyoncé pela capital baiana.
O Prêmio Sim à Igualdade Racial é uma iniciativa do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A edição deste ano propõe uma reflexão sobre o carisma como força de transformação social e encerra com uma homenagem à cultura do Norte do país, reunindo Gaby Amarantos, Zaynara, os bois Garantido e Caprichoso e o Boi de Maracanã (MA). A versão completa do evento será disponibilizada no canal do YouTube do ID_BR na noite de domingo.