Hospital da Obesidade celebra Dia Mundial da Saúde com jantar para convidados em Salvador
O Hospital da Obesidade realizou, na noite desta segunda-feira (7), um jantar para convidados no restaurante Chez Bernard, na Gamboa, em Salvador. A ocasião foi um momento para celebrar o Dia Mundial da Saúde com a presença de profissionais da nutrição, além de debater temas voltados ao tratamento humanizado da obesidade.
Em entrevista ao BN Hall, a nutricionista Renata Menezes, coordenadora do serviço de nutrição do hospital, destacou as práticas integradas para o tratamento da doença. “O Hospital da Obesidade tem um serviço de nutrição integrado, que une a parte clínica, que faz os atendimentos, e a parte que produz os alimentos. Então, tudo é, de fato, integrado. A prescrição é feita em conjunto, temos monitoramento, tudo é calculado e os pacientes são orientados quanto ao que estão recebendo. Produzimos de forma concreta e consciente, controlando perdas, desperdícios e evitando conservantes e agrotóxicos”, salientou.
Segundo Menezes, a produção de alimentos do hospital é realizada de forma sustentável. No final do ano passado, a instituição recebeu o selo Green Kitchen (Cozinha Verde, em português), que certifica restaurantes e serviços de alimentação comprometidos com práticas sustentáveis. A iniciativa incentiva o uso de ingredientes orgânicos e regionais, a eficiência energética, a redução de desperdícios e a adoção de processos menos poluentes.
Para o coordenador médico do hospital, Dr. Cristiano Gidi Portella, encontros como esse são importantes para traçar parcerias e alinhar os cuidados voltados para os pacientes com obesidade. "Nossos pacientes são complexos, precisam de uma abordagem que não pode ser apenas médica, nem apenas nutricional; deve ser uma abordagem integrada. E essa abordagem é algo que conseguimos oferecer, sendo um dos grandes diferenciais que conseguimos proporcionar, reunindo profissionais de atividade física, fisioterapia, nutrição, medicina e especialistas. Isso permite um olhar muito mais completo sobre o paciente", pontuou.
Um dos presentes na noite foi Anderson Carvalho, professor de saúde coletiva da Universidade Estadual da Bahia e assessor técnico do Conselho Regional de Nutrição da 5ª Região (CRN-5). Em conversa com o BN Hall, ele ressaltou as práticas adotadas pelo hospital como formas de aproximar o paciente.
“Acho de fundamental importância que o Hospital da Obesidade esteja fazendo essa aproximação com a categoria, através do Conselho Regional de Nutrição, de educadores e de influenciadores do ramo da nutrição, justamente para que possamos compreender uma outra forma de abordagem na demanda relacionada à obesidade. Acredito que um grande desafio é o da integralidade da assistência”, opinou Carvalho.
O professor ainda destacou os cuidados especiais que são oferecidos pela instituição. “O paciente obeso precisa de uma série de manejos que não são exclusivamente do campo clínico, mas que extrapolam essa dimensão do cuidado. Assim, temos no Hospital da Obesidade uma referência no uso de distintas disciplinas, que atuam de forma a transitar pela multidisciplinaridade”, completou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.