Baiana apresenta pesquisa sobre Ganhadeiras e Joias de Crioula em evento na Alemanha
A designer e empreendedora baiana Loo Nascimento, conhecida como Neyzona, está na Alemanha, onde foi convidada pela Universidade de Bonn para apresentar sua pesquisa sobre as Ganhadeiras e as Joias de Crioula. O convite surgiu a partir da indicação da pesquisadora brasileira Dandara Maia, residente na Alemanha, que acompanha o seu trabalho desde 2018.
O evento abordou as heranças e o legado da missionação cristã nas Américas, África e Caribe, com foco em como os povos em diáspora conseguiram ressignificar essa história. Além de sua apresentação, Neyzona participou de um workshop e foi convidada a integrar uma exposição coletiva, que permanecerá em cartaz na universidade até outubro deste ano.
“Eu sempre quis poder falar dessa pesquisa de anos que eu amo e que me ama de volta a cada passo que dou com ela, sempre quis mostrar e ensinar a materialização desses saberes pelas minhas mãos. [...] Tô muito grata, não tenho mais o que falar”, escreveu em uma publicação no Instagram.
A baiana iniciou sua pesquisa em 2018, ao buscar amadurecer o trabalho desenvolvido na marca autoral Dress Coração, que une estamparia brasileira com referências da estética africana. Durante suas investigações sobre o período colonial, a artista se encantou pelo universo das Ganhadeiras e suas joias crioulas, o que levou à criação da coleção Ganhadeiras 2019/2020, que incluiu roupas e joias contemporâneas.
Além de sua trajetória acadêmica, a pesquisa de Neyzona também ganhou destaque em eventos como o Afropunk Salvador, em 2024, e no encontro com a cantora Erykah Badu, que a artista presenteou com uma peça de crochê feita por sua mãe.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
