Quadrinistas baianos Anderson Shon e Daniel Cesart ganham o HQMIX com história de super-herói negro
O escritor, poeta, quadrinista e educador baiano Anderson Shon foi premiado com o troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil, pela obra “Estados Unidos da África”. A cerimônia aconteceu na quarta-feira (11), em São Paulo. O quadrinho, escrito por Shon e ilustrado por Daniel Cesart, venceu na categoria de melhor publicação independente de edição única. A história apresenta o Rei Bantu, um super-herói negro que sonhava com a unificação e a paz em sua terra.
Durante a premiação, Shon destacou a importância de sua obra para a representatividade negra nos quadrinhos. Ele relatou que, ao crescer consumindo esse formato de histórias, sentia falta de personagens que o representassem e que “Estados Unidos da África” busca preencher essa lacuna ao inspirar crianças negras e promover informações sobre o continente africano. “Estou muito feliz e grato por participar dessa premiação. Sempre gostei do mundo nerd, de ler quadrinhos e me sentir em outra dimensão, mas percebi que faltava algo e eram os super-heróis negros. Apesar da identificação com os personagens, eu não me via ali. Depois de adulto entendi a importância de me ver e ver meus pares em livros e desenhos. O quadrinho vem para que crianças negras se sintam representadas e, além disso, levar informação sobre o continente Africano. Ver meu trabalho conquistando pessoas é um ótimo retorno e espero que seja só o começo”, contou Anderson Shon.
Daniel Cesart, responsável pelas ilustrações da obra, também comentou sobre o significado do prêmio. “O troféu foi uma noite de celebração, diversidade, ocupação e resistência! Ainda não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz e realizado, mas elas virão”.
Além de ser homenageado na cerimônia, Shon participou da CCXP, evento realizado na última semana em São Paulo e considerado o maior festival de cultura pop do mundo. No Artists’ Valley, espaço dedicado a quadrinistas, Shon apresentou o premiado “Estados Unidos da África” e outra de suas obras, “Onde Mora a Poesia”.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
