Atores baianos integram elenco de espetáculo inédito sobre a Guerra de Canudos
Os atores baianos João Guisande e Jéssica Barbosa integram elenco do espetáculo internacional “Saudade na Miragem”, obra inédita inspirada na Guerra de Canudos. Dirigido pelo diretor japonês Hiroshi Koike, o espetáculo reúne em seu elenco artistas do Brasil e do Japão e tem estreia prevista para o final de novembro, no teatro Antunes Filho, em São Paulo.
“Começamos a trabalhar na semana passada e tenho a sensação que já estamos há um mês em sala de ensaio. O processo com Hiroshi tem sido muito interessante, intenso e exaustivo”, contou João sobre o processo criativo, iniciado em outubro, depois da aprovação em uma audição realizada ainda em julho. “Me sinto entusiasmado por poder trocar com criadores do Japão e também com novos colegas que conheci recentemente”, detalhou.
O espetáculo “Saudade na Miragem” faz parte do Firebird, projeto de criação e colaboração em artes cênicas que tem o objetivo de reunir artistas de diferentes origens da Ásia, Europa e América do Sul. A primeira etapa foi lançada em 2022, na Polônia, e trouxe à cena uma versão do romance “Kosmos”, de Witold Gombrowicz. Em 2023, a segunda etapa se inspirou no clássico grego “A Odisseia” de Homero, com artistas na Malásia. Agora, em 2024, o projeto chega ao Brasil em sua terceira etapa com o apoio da Fundação Japão em São Paulo e realização do Sesc São Paulo. Os ensaios estão acontecendo no histórico prédio do Centro de Pesquisa Teatral, na capital paulista.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
