Mercado Modelo vira tela para arte digital durante o 5º SSA Mapping
O Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos de Salvador, foi transformado em uma imensa tela para arte digital no sábado (12), com a abertura da 5ª edição do SSA Mapping. O evento, que atraiu cerca de 10 mil pessoas à Praça Maria Felipa, combinou artes visuais e tecnologia.
A noite foi marcada pela apresentação da Igbadu – Orquestra de Berimbaus de Mulheres, seguida pela fusão afro-percussiva da Aguidavi do Jêje, indicada ao Grammy Latino 2024, com intervenções visuais da dupla de VJs yow!.
A Mostra Principal, com curadoria de Spetto, reuniu duplas de artistas de diferentes regiões do Brasil, incluindo nomes como VJ Bang (PR), VJ Bug (BA), Coletivo Coletores (SP) e Keila Sankofa (AM). Além disso, a programação contou com uma Mostra Aberta, exibindo trabalhos inscritos do Brasil e do exterior, e uma Mostra Especial, com cinco obras exclusivas.
O dia das crianças também foi celebrado com diversas atividades para os pequenos, como o passeio guiado “Rolezinho – Prosas da Baía”, liderado pela fotógrafa Gal Meirelles, e a exibição da obra “Artistas Gigantes”, criada por crianças durante a oficina “Pintando e mapeando”, ministrada por VJ Preto.
ENCERRAMENTO ESPECIAL
Neste domingo (13), o festival continua com diversas atrações e encerra em grande estilo com a apresentação de Lazzo Matumbi, acompanhado pela VJ Kelly Pires. A partir das 16h, o passeio guiado “Retratos da Bahia”, conduzido pela historiadora Naiara Natividade, oferecerá uma imersão na história do Comércio.
Às 17h, a Feira Criativa começa a funcionar, com arte, gastronomia e intervenções artísticas. Entre os destaques visuais do dia, a “Mostra 360º” traz uma instalação Fulldome com projeção interna.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.