Em evento em Salvador, Hannah Bellini lança livro sobre jovens do Estado Islâmico
A baiana Hannah Bellini vai lançar, no dia 22 de agosto, às 18h, o livro “Em busca de algo em que acreditar: identidade, Islã e radicalismo na Inglaterra do século XXI”, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. A obra, que faz uma análise das trajetórias de vida de quatro jovens muçulmanos ingleses que se vincularam ao autoproclamado Estado Islâmico (EI), na Síria, oferece ao público brasileiro uma janela para a compreensão das complexas relações entre identidade, religião e radicalismo, para além do seu foco central, o Islã.
No livro, a autora investiga as variáveis socioculturais, midiáticas, políticas e geracionais que ligaram estes jovens ao EI, trazendo uma nova perspectiva para um fenômeno pouco entendido.
Nas palavras do historiador João Reis, se trata de “um livro escrito com conteúdo, método, estilo e, acima de tudo, discernimento”. Já Joanildo Burity, professor da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) e diretor de pesquisas sociais na Fundação Joaquim Nabuco, descreveu o estudo como uma “observação cuidadosa de fenômenos que o público brasileiro precisa entender em sua complexidade”. O trabalho nasceu de uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi também um dos vencedores do Prêmio Capes de Tese 2021.
Hannah é doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA e mestre pela Escola de Estudos Afro-Orientais da Universidade de Londres (SOAS). A autora possui uma longa trajetória de pesquisa sobre o Islã, que atravessa desde a diáspora sul-asiática na Inglaterra até a comunidade islâmica baiana.
O evento terá entrada gratuita e contará com uma sessão de autógrafos da autora e um bate-papo com os professores Messias Bandeira (UFBA) e Leandro de Paula (UFBA). Durante o evento, o livro terá valor promocional de lançamento e custará R$ 50.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.