CINERÊ abre inscrições para formação audiovisual focada em novos cineastas negros
O circuito de produção audiovisual CINERÊ está com inscrições abertas para o Lab Cinerê, que selecionará 10 jovens cineastas das regiões da Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Mussurunga, Cajazeiras e Brotas para uma formação em audiovisual. As inscrições para o edital estão abertas até o dia 10 de junho.
A formação, dividida entre oficinas e workshops, ocorrerá nos meses de julho e agosto. Rafa Martins, gestor do projeto, destaca que o objetivo é "promover e ampliar o alcance de novos cineastas negros em regiões da cidade onde iniciativas como essa ainda são raras. Após a capacitação, haverá mais duas etapas que resultarão em 15 produtos audiovisuais nos segmentos de ficção, documentário e videoclipes.
Os workshops abordarão temas como roteiro, direção de fotografia e direção cinematográfica, ministrados por profissionais renomados: Ana do Carmo (diretora e roteirista), Rogério Sagui (diretor e produtor com projetos na Globo, Netflix e HBO), e Fabíola Silva (diretora de fotografia).
As oficinas incluirão produção audiovisual com Vinícius Eliziário, preparação e direção de atores com Heraldo de Deus, e edição de montagem com Del Nunes. Após a formação, 10 diretores receberão um valor em dinheiro para realizar um curta-metragem.
Além das 10 vagas do edital, serão disponibilizadas 30 vagas para o público externo, que poderá se inscrever através de um formulário.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.