Junho Lilás: Lore Improta alerta sobre importância do Teste do Pezinho
A baiana Lore Improta, mãe da pequena Liz, vestiu a camisa da Apae Salvador em prol do Junho Lilás, movimento que chama a atenção para a importância do teste do pezinho. A artista e influenciadora lembra que, assim como os preparativos para a chegada do bebê, o cuidado com a saúde de forma preventiva por meio desse exame não deve ser deixado de lado.
A Apae Salvador tem constatado uma queda no número de amostras de teste do pezinho que chegam ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal durante o mês de junho. Uma análise dos últimos três anos, entretanto, mostra que esta tendência de queda não ocorreu nos anos de 2020 e 2021, anos que correspondem ao período da pandemia de Covid 19, quando as festividades juninas foram suspensas em todo o estado.
Em 2022, voltaram os festejos e caiu novamente o número de testes do pezinho, o que implica em queda de cobertura e risco de bebês ficarem sem o diagnóstico precoce de doenças tratáveis. Diagnosticar patologias de origem genética é a finalidade do Teste do Pezinho, exame que deve ser realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.
No mês de junho, durante a campanha Junho Lilás, a Apae Salvador, que é Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, alerta para a necessidade de que todas as crianças sejam triadas. O teste do pezinho, pelo SUS, é um programa de saúde pública e permite detectar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.