Segunda edição de 2025 do Festival do Porco Inteiro retorna com assado especial e open food em Salvador
O restaurante O Porco Steakhouse realizará, no próximo sábado (29), a 2ª edição do Festival do Porco Inteiro de 2025, um evento gastronômico dedicado à carne suína, com um assado especial e diversos acompanhamentos. O festival ocorrerá das 12h às 16h, com o ingresso no valor de R$ 180 por pessoa, com desconto para crianças de até 10 anos, que pagam meia entrada.
O evento apresenta uma técnica diferenciada de preparo do porco, conhecido como Leitão à Paraguaia, em algumas partes do Brasil, e como Whole Hog, na região do Texas, nos Estados Unidos. O chef Sandro Borges, que comanda o restaurante, explicou, em conversa com o BN Hall, que o animal é completamente desossado, assado e prensado, resultando em uma carne suculenta, com o excesso de gordura eliminado e a pele crocante. “Esse porco inteiro leva uma média de 8 a 12 horas assando, com carvão e lenhas frutíferas, garantindo um sabor inigualável”, destacou.
No Porco Steakhouse, o festival acontece uma vez por mês, oferecendo aos clientes a experiência de saborear a carne suína “do focinho ao rabo”.
Além do porco inteiro, os participantes poderão aproveitar um serviço open food, que inclui clássicos como torresmo e bruschetta de pulled pork. Também se destacam a farofa crocante com beiju e castanha, o arroz alhado e o tropeiro da casa. Para harmonizar com os pratos, haverá chopp à vontade, além de opções de bebidas não alcoólicas, como refrigerante, suco e água.
VALORIZAÇÃO DA CARNE SUÍNA
O festival não é apenas uma experiência gastronômica, mas também uma celebração da carne suína. “É uma carne extremamente versátil e saborosa, com uma digestibilidade muito melhor do que a carne bovina. Ela se assemelha ao frango e, em termos de gordura, possui menos gordura do que uma sobrecoxa suína e, por incrível que pareça, até mesmo do que uma sobrecoxa de galinha. Além disso, é riquíssima em ômega e vitamina B”, explicou o chef.
O evento também se destaca pela preocupação com a procedência da carne. “São animais criados com todo o cuidado, diferentemente de nossos antepassados, que os criavam de forma errada (…). A gente tem esse cuidado com os nossos fornecedores, que têm todas essas certificações, o que faz toda a diferença no produto final”, enfatizou.
Além da experiência culinária, os participantes que fizerem a reserva e o pagamento até a próxima quinta-feira (27) estarão concorrendo a um voucher de R$ 200 para consumo no restaurante. Para garantir presença no festival, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp: (71) 99999-6301.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.