Doutor Pet: Verão com pets – cuidados essenciais para proteger quem você ama
O verão chegou trazendo dias mais longos, temperaturas elevadas e aquela vontade natural de aproveitar mais o tempo ao ar livre. Para quem tem pet em casa, esse período tão aguardado também exige atenção redobrada com a saúde e o bem-estar dos animais.
Cães e gatos sentem o calor de maneira intensa e diferente de nós. Eles não transpiram como os humanos e regulam a temperatura do corpo principalmente pela respiração, o que os torna mais vulneráveis a problemas causados pelo calor — como hipertermia, desidratação e até queimaduras nas patas.
Mais do que adaptar a rotina, o verão pede cuidados conscientes, diários e afetuosos. Afinal, cuidar de um pet é garantir que ele tenha conforto, segurança e qualidade de vida em todas as estações — principalmente nas mais desafiadoras.
Por que o verão exige tanta atenção?
As altas temperaturas podem parecer apenas um incômodo, mas podem representar riscos reais à saúde dos animais, especialmente para:
? Filhotes e idosos, que têm o organismo mais sensível;
? Raças braquicefálicas (como buldogues, pugs e persas), com focinho curto e maior dificuldade respiratória;
? Pets com sobrepeso ou doenças crônicas;
? Animais de pelagem escura, que absorvem mais calor.
Cuidados essenciais para a estação mais quente do ano:
Hidratação constante
Garanta que seu pet tenha sempre água limpa, fresca e acessível. Troque várias vezes ao dia e, se possível, espalhe potes pela casa. Gelo ou bebedouros automáticos também ajudam a manter a água mais fresca.
Passeios em horários seguros
Evite levar seu pet para passear entre 10h e 16h. O solo quente pode causar queimaduras nas patinhas, e o calor extremo aumenta o risco de desidratação e exaustão. Prefira as primeiras horas da manhã ou o final da tarde.
Verifique o asfalto
Antes do passeio, toque o chão com a mão. Se estiver muito quente para você, também está para ele. Caminhar em áreas com grama ou sombra é uma alternativa mais segura.
Ambiente fresco e arejado
Nunca deixe seu pet em lugares fechados e mal ventilados, principalmente carros, mesmo que por pouco tempo. Invista em locais com sombra, ventiladores e climatizadores.
Redobre a proteção contra parasitas
Pulgas, carrapatos e mosquitos podem se proliferar mais no calor. Converse com o médico veterinário sobre a melhor forma de manter seu pet protegido durante o verão.
Observe sinais de alerta
Ofegância excessiva, apatia, salivação incomum, vômitos e recusa de água ou comida são sinais de que algo pode estar errado. Nesses casos, busque ajuda veterinária imediatamente.
Cuidado completo para seu pet — inclusive no verão
A Centervet é um hospital veterinário que une tecnologia, acolhimento e uma equipe altamente capacitada para oferecer o melhor cuidado em todos os momentos — inclusive nos dias mais quentes do ano.
Agora, além da unidade na Graça, a Centervet conta com atendimento 24 horas também na nova unidade Costa Azul. Isso significa que, se algo acontecer com seu pet, você pode contar com suporte completo a qualquer hora.
Seja para uma consulta preventiva, acompanhamento contínuo ou atendimento de urgência, estamos sempre prontos para cuidar de quem é parte da sua família.
Centervet Costa Azul
Rua Dr. José Peroba, 1595 – Costa Azul, Salvador – BA
WhatsApp: (71) 99241-8100
Centervet Graça
Rua Alexandre Maia, 7 – Graça, Salvador – BA
WhatsApp: (71) 98245-5454
