Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall

Coluna

Autos e Motos: Salvador reúne a turma do XVII Encontro Baiano de Veículos Antigos

Por Roberto Nunes

Fotos: Divulgação

Lugar paradisíaco e um dos principais cartões-postais de Salvador, a Lagoa do Abaeté será o cenário do XVII Encontro Baiano de Veículos Antigos. Organizado pelo Veteran Car Club da Bahia, a mais importante entidade do antigomobilismo do Estado, o evento vai reunir cerca de 300 modelos, entre carros raros e veículos impecáveis de colecionadores e de apaixonados pela história do automóvel. 


 
O colecionador Fernando Oliveira, presidente do Veteran Car Club da Bahia, destaca que a Bahia é hoje um dos principais celeiros de carros fora de série, como o Volkswagen Fusca mais antigo do Brasil, um Fusca modelo alemão de 1949, e o Voiture Légére Clément N 475 de 1895, considerado o veículo mais antigo do Brasil.

 


 
Fernando Oliveira adianta que o antigomobilista Eduardo Tánus assume a gestão 2026/2028 do Veteran Car Club da Bahia no dia 1 de janeiro de 2026. No mês de dezembro, haverá ainda o encontro mensal no Parque da Cidade e o desfile de carros antigos pelas ruas do centro histórico no dia 18 para a inauguração da iluminação natalina da capital baiana.


 
Assista o bate-papo com Fernando Oliveira, atual presidente do Veteran Car Club da Bahia.
 
 
 

Moto Morini inaugura primeira concessionária em Salvador
 
Salvador é o mercado mais competitivo da região Nordeste do Brasil. E a Moto Morini começa sua história na próxima terça-feira com a inauguração de sua concessionária, a primeira na região do País. Com a abertura na capital baiana, a Moto Morini passa a contar com quatro concessionárias no Brasil, somando-se às unidades de Santo André (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

 


 
A marca projeta encerrar 2025 com sete lojas em operação e alcançar 16 concessionárias até o final de 2026. Sob a liderança de Fabricio Morini, presidente da Moto Morini Brasil, a expansão para o mercado baiano reforça a confiança no potencial de crescimento do segmento premium de motocicletas no Nordeste.

 


A operação na Bahia será conduzida pelo Grupo Motosol, liderado pelo empresário Carmel Coelho, que possui ampla experiência no setor e já atua com concessionárias Kawasaki na capital. Desde 2025, a Moto Morini realiza montagem local no Polo Industrial de Manaus, no modelo CKD (Completely Knocked Down), fortalecendo sua presença e competitividade no mercado nacional. A marca projeta faturar R$ 150 milhões até 2026 e mira alcançar R$ 300 milhões anuais até 2030.

 

Entre os modelos, estão a Seiemmezzo, nas versões STR e SCR, com motor bicilíndrico de 649 cc. A linha X-Cape, nas versões Alloy, Spoke e Gold Edition, reforça o espírito aventureiro da marca. No segmento custom, a Calibro une atitude e sofisticação, com motor de 693 cc e versões que priorizam conforto e estilo. Para 2026, a marca anuncia dois lançamentos: a Alltrhike 450, trail de média cilindrada, e a X-Cape 1200, big trail de alta performance que ampliará a presença da Moto Morini no segmento premium.


 
Latin NCAP anuncia novas normas de segurança
Tem carros seguros e outros nem tanto no Brasil. O Latin NCAP é uma entidade independente de segurança que promove testes rigorosos. E naturalmente tem aumentado o rigor na hora de definir a segurança dos veículos no País. A segurança veicular continua evoluindo, e os protocolos dos Programas de Avaliação de Veículos Novos (NCAP) também evoluem para acompanhar o conceito de “veículos mais seguros”, especialmente nos mercados da América Latina e Caribe, onde as regulamentações continuam sendo menos exigentes ante outros mercados do mondo.

 

 

Nesta atualização do protocolo do Latin NCAP, aumentaram os requisitos necessários para se obter estrelas e, ao mesmo tempo, penaliza-se a falta de aspectos básicos de segurança. As quatro grandes áreas de avaliação permanecem inalteradas: 1) Proteção de Ocupante Adulto; 2) Proteção de Ocupante Infantil; 3) Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e Sistemas de 4) Assistência à Segurança. A atualização do protocolo entra em vigor em 1º de janeiro de 2026 sendo válida até dezembro de 2029.


 
TRÊS GRANDES DESTAQUES DO SALÃO 2025
 


 

BYD lança marca de luxo Denza no Brasil 
Marca de luxo da chinesa BYD, a Denza anunciou o valor do SUV B5. O modelo é um misto de puro luxo com amplo poder offroad e sai por R$ 436 mi. O anúncio foi feito ontem durante o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece até o dia 30 de novembro, no Distrito Anhembi. Criada originalmente em 2010 como uma joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza carrega em seu DNA mais de uma década de expertise alemã em design e engenharia premium.

 

Chega ao Brasil em um momento estratégico de forte evolução do mercado de veículos eletrificados. E há chances de um Denza ser produzido no complexo da BYD na Bahia. A Denza está com três modelos: além do B5, estão em destaque o Z9 GT (R$ 650 mil) e o D9  (R$ 800 mil).

 

O B5 é um SUV com as seguintes dimensões: 4,89 m de comprimento, 1,92 m de altura, 1,97 de largura e 2,80 m de entre-eixos.  O Denza B5 chama a atenção pelo tamanho e vem equipado com bateria Blade de 31,8 kWh de capacidade. e autonomia de 90 a 100 km apenas no modo elétrico. Combinando com o tanque de combustível de 83 litros, a autonomia total chega a 1.200 km.

 

Leapmotor terá carros feitos na fábrica de Pernambuco

O Grupo Stellantis, que comanda marcas como a Fiat e a Jeep, não ia ficar de fora da fatia das fabricantes chinesas no Brasil. Dona da Leapmotor, a Stellantis anunciou que irá sim produzir carros da sua marca chinesa no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. O anúncio foi feito pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, durante coletiva de imprensa realizada no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. Sem "carimbar" o carro a ser produzido no Brasil, há duas opções: B10 ou C10.

 

Ram apresenta a nova picape Dakota

A briga no segmento de picapes médias vai esquentar ainda mais no ano que vem. A Ram apresentou a nova Dakota, que será lançada no Brasil no próximo ano. Sem preço nem data exata para o lançamento, a marca controlada pelo grupo Stellantis mostrou a inédita versão Laramie. 

 

A nova Ram Dakota vem equipada com um moderno motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque, sempre acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Para encarar qualquer terreno, o modelo possui tração 4X4 Auto, que distribui automaticamente a força entre os dois eixos, sem a necessidade de intervenção do motorista, além dos modos 4x2 e 4x4 com reduzida, todos selecionados através de um comando eletrônico giratório no console central. Ainda no pilar de capacidade, a nova Ram Dakota possui bloqueio do diferencial traseiro com comando elétrico e assistente de descida.