Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall

Coluna

Autos e Motos: Jeep Wrangler é um veículo 4x4 com pegada tecnológica

Por Roberto Nunes

O Jeep Wrangler é um ícone da industria automotivo mundial. É um autêntico veículo-raiz para todo tipo de terreno. A Jeep preparou bem o Wrangler Rubicon como o suprassumo dos carros 4x4. Tem motor 2.0 Turbo,  com injeção direta de gasolina, gerando potência máxima de 272 cavalos a 5.250 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3.000 rpm, auxiliado pela transmissão automática de 8 marchas e tração traseira com sistema  4x4 automático e e engate de marcha reduzida no console central.

 

 

A marca americana, controlada pelo Grupo Stellantis, reúne o que há de mais "roots" para o Wrangler andar em qualquer tipo de terreno. Mas é bom reforçar que o Wrangler está bem renovado e muito tecnológico. Não é apenas um veículo offroad para transpor obstáculo.

 

O utilitário mais raiz da Jeep agora é sim um carro tecnológico. O visual do Wrangler é a porta de entrada das atualizações com molduras metálicas em cinza preto e contornos na carroceria. Tem ainda um conjunto de faróis de LED e lanternas traseiras em LED. As rodas são de 17 polegadas com pneus de uso misto 245/75.

 

Motorista e carona são bem tratados no Wrangler com ajustes elétricos nos bancos. Há também console central bem usual e sistema de ar-condicionado de duas zonas. O utilitário traz uma multimídia Uconnect 5 com tela de 12,3 polegadas, sensível ao toque e bem intuitiva, usando o Android Auto ou o CarPlay, aplicativos da conexão com o smartphone e câmera de ré. O sistema de som do Wrangler é premium da marca Alpine.

 

 

A configuração Rubicon do Jeep Wrangler vem com o sistema Off-road+, que ajusta automaticamente o veículo para as condições do terreno, atuando nos principais sistemas, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas. Eis a força-extra para garantir maior força no Wrangler para rodar em situações extremas nos terrenos de dunas de areia (4-HI) ou em um off-road pesado (4-LO). A versão Rubicon traz ainda uma nova opção de roda de liga-leve, para deixar o Jeep Wrangler ainda mais aventureiro.

 

Para garantir o desempenho, a Jeep equipa o Wrangler Rubicon com direção eletro-hidráulica e um conjunto de suspensão reforça na dianteira, com eixo rígido com molas helicoidais, e na traseira, com eixo rígido com molas helicoidais. O sistema de freios dianteiros é a discos ventilados com ABS e EBD.

 

 

Para modernizar o Wrangler, a Jeep traz um amplo pacote de sistemas de auxílio à condução autônoma, como piloto automático com controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência (AEB) e comutação automática do farol alto Full LED, que usa imagens de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acompanhar o tráfego dos veículos à frente e ajustar automaticamente o facho do farol  para evitar o ofuscamento de outros motoristas.

 

O Wrangler Rubicon é realmente um veículo offroad mas agora tem pegada moderna e altamente conectado dentro dos mais modernos sistemas de multimídia ofertados pela Jeep para garantir maior conforto e comodidade para motorista e demais passageiros amantes do mundo 4x4 como também para quem deseja apenas desfilar pelas ruas das grandes cidades brasileiras.

 

A Jeep pede R$ 499.990 no Wranger Rubicon, com entrega para seis meses. Há ainda as configurações Sahara duas portas e Sahara 4 portas, com preço na concessionária. 

 

 

HISTÓRIA 
A Jeep tem uma longa história no mundo offroad que prolonga-se já por mais de 75 anos. As origens são na Segunda Guerra Mundial, com o Willys MB até ao mais civilizado Wrangler. A Willys-Overland ganha com o projeto MA, que depois evolui para o MB, fabricado a partir de 1941. O YJ de 1987 foi o primeiro a ter o nome Wrangler e a tomar uma orientação claramente mais confortável e civilizada.  

 

ACELERADAS

ALEMÃO RENOVADO - A BMW confirmou uma nova versão para completar a família do X3. A partir de outubro, chega o novo BMW X3 30 xDrive M Sport. Assim, completa o porfólio com o X3 M50 xDrive lançado no início de 2025. O modelo vem equipado com motor quatro cilindros 2.0 TwinPower Turbo, com tecnologia mild hybrid de 48V, que gera 258 cv de potência e 400 Nm de torque, auxiliado pelo câmbio automático Steptronic de 8 velocidades. Tem novo design, capricho no interior e BMW Curved Display com uma tela de 12,3 polegadas no painel de instrumentos e outra de 14,9 polegadas para o sistema multimídia.

 

 

CITROËN AVENTUREIRO - O uso de componentes e acessórios extras ao visual deixa o veículo mais prático para o motorista e demais passageiros. A francesa Citroën apresentou as  novas versões Citroën Aircross XTR 7 e Citroën C3 XTR. Em comum, o Aircross XTR 7 e O C3 XTR ganham mais capricho com bancos exclusivos, painel mais moderno, apoio de braço das portas e volante com revestimento premium e detalhes da costura na cor Light Green. O Aircross XTR 7, por exemplo, tem motor mais forte 1.0 Turbo 200, de 130 cv, e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.