CasaCor Bahia 2025 reabre prédio centenário em Salvador para mostra de arquitetura com masterplan do GAM Arquitetos
A CasaCor Bahia, uma das mostras de design e arquitetura de destaque em Salvador, já ganhou data e local para acontecer. Na edição deste ano, o evento será realizado no Colégio Nossa Senhora das Mercês, localizado na Avenida 7 de Setembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) pela diretora da iniciativa, Magali Santana, que também afirmou que o GAM Arquitetos assinará o masterplan do projeto.
Em entrevista ao BN Hall, Anna Fernandes, que lidera o escritório de arquitetura ao lado dos sócios Guido Ramos e Marcelo Bezerril, falou sobre a edição deste ano da mostra. "Estamos assinando o masterplan da CasaCor, que vai ser na Nossa Senhora das Mercês, que é um edifício de quase 300 anos, de 1735. [O local] foi convento, tem a capela, depois mudou a fachada para abrir a Avenida 7, virou escola, depois internato, externato, e aí foi fechado em 2022", contou a arquiteta.
Após 125 anos de funcionamento, o Colégio Nossa Senhora das Mercês anunciou o encerramento da unidade devido a uma crise financeira. De acordo com uma nota publicada pela escola na época, a pandemia de Covid-19 teve um grande impacto, com a alta inadimplência.
Agora, o edifício reabrirá suas portas para o público de 10 de julho a 7 de setembro, período em que a CasaCor Bahia está prevista para acontecer em 2025. Com o tema “Semear Sonhos”, a mostra deste ano busca dar uma nova vida ao espaço, valorizando sua importância e criando uma conexão entre passado e presente através do design, da arte e da criatividade.
"É um prédio privado, então só durante a CasaCor que ele vai ser aberto ao público. É um prédio lindo, e todo o apelo é de devolver essa joia para a sociedade temporariamente, para todo mundo que estudou e todo mundo que quer conhecer e deseja poder visitar", completou Fernandes.