Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall
Você está em:
/
/
Colunistas

Lifestyle

Foto do colunista Davidson pelo Mundo

Davidson pelo Mundo

Ver todas

Davidson Pelo Mundo: Ora pois, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto!

Foto: Redes sociais
Seguindo a linha da coluna do dia 05/03, vou me dedicar nas próximas 7 edições a escrever sobre destinos maravilhosos e que não fazem parte do OVER TURISMO.
Leia mais
Foto do colunista Desafio Ambiental - Por Lenilde Pacheco

Desafio Ambiental - Por Lenilde Pacheco

Ver todas

Desafio Ambiental: Kimberly-Clark impulsiona a jornada de compromissos socioambientais

Fotos: Kimberly-Clark/Divulgacão
O Brasil é uma prioridade na estratégia global de negócios da Kimberly-Clark. O País representa o quarto maior mercado dessa multinacional norte-americana, uma gigante no segmento de produtos para cuidados pessoais. A fábrica em Camaçari (BA) recebe novos investimentos para ampliar a sua capacidade de produção, alinhada a parâmetros que reforçam o compromisso da companhia com responsabilidade social e práticas sustentáveis.
Leia mais

Business Hall

Quiosques conceito da Amvox chegam ao Salvador Shopping e ao Salvador Norte

Quiosques conceito da Amvox chegam ao Salvador Shopping e ao Salvador Norte
Fotos: Divulgação
Os quiosques conceito da Amvox, inaugurados no início de março, estão proporcionando aos consumidores a oportunidade de experimentar e adquirir produtos em pontos de venda com um mix exclusivo da marca. No Salvador Shopping, o stand está situado no 1º piso, entre as lojas Vivara e Colombo. Já no Salvador Norte Shopping, o espaço também está localizado no 1º piso, próximo à entrada principal do centro de compras.

Lifestyle

Autos e Motos: Nissan Leaf entra na briga dos carros elétricos
Fotos: Divulgação

O Leaf é o único modelo elétrico de marca japonesa vendido no mercado brasileiro. Em um momento onde as marcas chinesas chegam com força no segmento dos eletrificados e as fabricantes mais tradicionais, como a Chevrolet, Volkswagen e Fiat travam uma luta principalmente contra a BYD e GWM, a Nissan pluga o Leaf na tomada e entra também na briga de preço com seu modelo na faixa dos R$ 240 mil.

 

 

O Leaf atual ainda tem o ar bem sisudo dos modelos japoneses e destaca seu conjunto de faróis escurecidos, peças em preto e para-choque mais robusto. Na traseira, segue a linha de carro menos jovial. As rodas de liga leve são de aro 17″ com novo design e o modelo também tem o novo logotipo da marca. Nada demais, nem nada de menos.

 

A japonesa Nissan aposta nas mudanças bem sutis. Ao entrar no carro o condutor tem a chave presencial, tendo apenas que dar um toque no botão da maçaneta para destravar, usando assim o botão start/stop para ligar o carro. O silêncio é normal nos carros elétricos e, ao olhar para o retrovisor interno, você irá se deparar com imagens no retrovisor que são captadas por uma câmera localizada na traseira do veículo. Depois de alguns minutos, você irá se acostumar e perceber que é possível também se ver no espelho interno. Agora, a atenção deve ser redobrada em dias de chuva, já que a lente da câmera pode ficar embaçada e aí você terá que ter cuidado redobrado para identificar os carros que estão na traseira do veículo.

 

 

A Nissan diferencia o Leaf dos outros veículos vendidos no mercado. O Leaf tem um seletor de marchas que mais parece um joystick, formato diferente e bem moderno no console central. A central multimídia tem conexão Apple CarPlay/Android Auto e pode ser atualizada, desde que o modelo esteja conectado a uma rede wi-fi.

 

É possível perceber o rodar bem macio do Leaf, que possui uma suspensão ajustada e equilibrada para os buracos do nosso Brasil. Além de passar segurança ao volante, o Leaf garante uma direção bem calibrada, com assistência elétrica e boa precisão. Com isso, a Nissan consegue oferecer um carro que roda bem na cidade e em trechos de estradas. O Leaf anda bem com seus 149 cv de potência e 32,6 kgfm de torque instantâneo.

 

É bem verdade que, no Brasil, ainda não há uma boa infraestrutura de eletropostos, o que dificulta o carregamento e uso diário de um carro elétrico nas grandes cidades como Salvador. Você corre o risco de ficar sem carga na bateria e, por conta disso, é bom saber usar o carro – e carregá-lo diariamente em casa ou em estações de carregamento.

 

A Nissan oferece o ‘e-Pedal’, sistema que pode ser ativado de maneira bem simples, por meio de um botão/chave no console central, garantindo um nível de regeneração bem intenso. Demora pegar o jeito mas depois é fácil acostumar e dosar o pé para evitar os solavancos e dirigir só com o pedal do acelerador. Com baixa autonomia, o Leaf consegue rodar entre 240 km e 260 km. Na cidade ou em trajetos de baixa velocidade, é bom ativar o modo Eco, que pode ser feito por meio de um botão no console. O Nissan Leaf ganhou uma nova porta de carregamento com dois conectores: um CHAdeMO, que é utilizado para a recarga em estações públicas de carga rápida em corrente contínua, e outra do Tipo 2, que suporta carga lenta em corrente alternada.

 

 

O Leaf é um verdadeiro veículo plug-in e é carregado como um smartphone. Ou você faz o abastecimento na rede de eletropostos ou numa estação doméstica. Mas há ainda a possibilidade de você pegar o cabo e colocar direto numa tomada na parede da sua garagem. Em média, o carregamento assim dura entre 6h e 8h, tempo bem maior em relação ao carregamento em um eletroposto ou estação caseira – entre 2h ou até mais rápido com duração de 40 minutos para carregar 100% das baterias de ion-lition.

 

O elétrico Leaf tem tração dianteira e traz uma direção elétrica para deixar o carro nas mãos do condutor. A segurança é garantida pelo pacote Nissan Intelligent Safety Shield, que inclui  alerta de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança involuntária de faixa, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de pontos cegos, visão 360°, alerta inteligente de atenção do motorista, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.

 

Entre os mimos, a Nissan garante o sistema de som premium da Bose, que inclui dois tweeters de uma polegada, dois alto-falantes de 6,5 polegadas nas portas dianteiras, mais dois alto-falantes de 5,25 polegadas nas portas traseiras, um amplificador e um woofer de 4,5 polegadas. O Leaf é um carro elétrico com praticidade e sem apelo visual.

Desafio Ambiental: Kimberly-Clark impulsiona a jornada de compromissos socioambientais
Fotos: Kimberly-Clark/Divulgacão

O Brasil é uma prioridade na estratégia global de negócios da Kimberly-Clark. O País representa o quarto maior mercado dessa multinacional norte-americana, uma gigante no segmento de produtos para cuidados pessoais. A fábrica em Camaçari (BA) recebe novos investimentos para ampliar a sua capacidade de produção, alinhada a parâmetros que reforçam o compromisso da companhia com responsabilidade social e práticas sustentáveis.

 

Líder de vendas em lenços umedecidos com a marca Huggies e dona da maior participação de mercado em absorventes femininos, a Kimberly possui unidades no Brasil há 28 anos. Aposta na fábrica de Camaçari (BA), onde são produzidos absorventes e fraldas, não apenas para ampliar a produção, mas também com o propósito de conquistar os consumidores das regiões Norte e Nordeste.

 

Enquanto executa seu plano estratégico, a Kimberly-Clark reafirmou neste primeiro trimestre de 2024 o compromisso  global de impactar 1 bilhão de pessoas em situação de vulnerabilidade até 2030. Na América Latina, a meta é beneficiar 150 milhões de vidas com a implementação de programas que atendem às comunidades necessitadas de apoio. Relatório aponta que desde 2020 as ações sociais beneficiaram 11,5 milhões de pessoas.

 

Nos três últimos anos, a empresa atuou com ênfase ainda maior na sustentabilidade, com critérios definidos em todas as etapas do processo produtivo. Isso inclui a otimização do uso de água e redução da emissão de gases do efeito estufa, inovação em produtos, uso de embalagens recicladas e soluções reutilizáveis. Essa agenda inclui temas, como acesso e educação em saneamento e higiene menstrual; uso de plásticos; consumo de energia; escassez de água; mudança climática e economia circular.

 

Novos investimentos são feitos em projetos para conservação de energia e combate ao desperdício, ações educativas à comunidade sobre o tema e medidas de reaproveitamento para reduzir a captação de água. Na fábrica de Camaçari, houve a redução de 9% no consumo de água em 2022, em relação ao ano anterior. 


“A qualidade, a inovação dos produtos e a forte atuação social compõem o tripé da nossa estratégia de ação. São esses os diferenciais que fortalecem a relevância da marca e a mantém atrativa aos consumidores”, comenta Ronaldo Art, diretor de marketing e sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.   

 

 

A integração da empresa com a comunidade possibilita, ainda, ações por meio de leis de incentivo em projetos culturais e esportivos; atividades sobre educação ambiental no Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica e a contribuição com o Projeto Pescar, de formação profissionalizante de jovens de baixa renda. 

 

Com o programa “Mãos pro futuro”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a Kimberly contribui com um trabalho que está presente nos 27 estados brasileiros e  atende 182 cooperativas,  envolvendo cerca de 6 mil cooperados. Viabiliza a reciclagem de embalagens pós-consumo e reduz os resíduos destinados aos aterros. Em 2022, 163 mil toneladas de materiais foram recolhidos para reciclagem.

 

Com estes resultados, a multinacional fundada em 1872 impulsiona o processo de transformação social e transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Reduz os impactos ambientais,  fortalece o compromisso social e amplia a eficiência operacional, referências no mercado global que ajudam a enfrentar a concorrência e alavancar as relações comerciais.
 

Davidson Pelo Mundo: Ora pois, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto!
Foto: Redes sociais

Seguindo a linha da coluna do dia 05/03, vou me dedicar nas próximas 7 edições a escrever sobre destinos maravilhosos e que não fazem parte do OVER TURISMO. Entendo que os turistas (turistas visitam, viajantes exploram, eu sou viajante), precisam e merecem conhecer os principais destinos do mundo, faz parte da Tourist Culture, mas o mundo é muito maior que o mundo, como dizia o poeta do Stiep; Zé de Doca.  Saiba mais em Davidson Pelo Mundo: Ora pois, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto!

 

 

Autos e Motos: Com veneno dosado, Fastback Abarth tem visual arrojado

Braço esportivo da italiana Fiat no mundo, a Abarth oferece suas “doses de veneno” no Brasil. Uma delas é o pequeno Pulse. Mas o Fastback Abarth tem a picada mais forte do escorpião. Se há pecados no Fastback Abarth é a dosagem do veneno expelido pelo motor 270 Turbo, o mesmo 1.3 turboflex usado na versão Fiat Fastback, com seus 185 cv de potência máxima, 27,6 kgfm de torque e câmbio automático de seis velocidades, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220 km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cavalo.

 

 

O Fastback Abarth merecia uma força maior – digamos, acima dos 200 cavalos de potência. Mesmo assim o utilitário ganhou novos ares e jogou o modelo Fiat com pegada do escorpião para o andar de cima dos veículos desejados no País.

 

Tudo é muito bem pensado no modelo do escorpião, e começa pelo visual ainda mais esportivo no SUV-cupê. Para incrementar o Fastback, a Abarth inclui equipamentos de série como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).

 

 

O Fastback Abarth tem ajustes para garantir uma melhor estabilidade e dirigibilidade. O SUV foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes. Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth.

 

Com pegada mais esportiva, o Fastback Abarth possui menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade. Como um verdadeiro SUV, ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída.

 

AUTOS E MOTOS rodou por uma semana com o Fastback Abarth. Em pouco tempo, é possível se ajustar no veículo e, com isso, perceber todas as qualidades e sistemas ofertados no Fastback.

 

 

E para garantir uma boa performance, é bom ficar ligado. Há o modo Poison que deve ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. O dispositivo permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

 

É um veículo super-equipado e tem de tudo. Seu pacote de tecnologias de série traz a plataforma de serviços conectados Connect Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução. Já o cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal.

 

Por tradição, a Abarth exagera no pacote de itens. O modelo vem com uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Possui Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o Fastback tem um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C. O novo SUV da Abarth também possui recursos de segurança, como os ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.

 

 

O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho. E sério: é sempre bom andar em um Abarth para tirar uma ondinha pelas ruas da cidade. O Fastback Abarth tem ar-condicionado digital e vem com faróis e lanternas em LED, além dos tradicionais logotipos do escorpião. É veneno puro!

 

Aceleradas...

BYD NA BAHIA - A chinesa BYD comprou o terreno em Camaçari por R$ 287,8 milhões do governo da Bahia e anuncia que irá  produzir os seguintes modelos: Dolphin, que chegou para revolucionar o mercado de veículos elétricos; o BYD Song Plus, híbrido plug-in com autonomia de mais de mil quilômetros; o BYD Yuan Plus, carro moderno e 100% elétrico; e o BYD Dolphin Mini, recém-lançado no Brasil. 

 

Investimentos - O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, confirmou o plano de investimentos de R$ 11 bilhões no país até 2030. O aporte servirá para futuros modelos e tecnologia híbrida flex da marca.

Davidson pelo Mundo: Use a criatividade, saia do overturismo!
Foto: Reprodução

A pandemia trouxe mais um problema de efeito retardado. As viagens ficaram represadas e, sem sombra de dúvidas, um dos segmentos que mais tem crescido é o TURISMO. Mesmo esbarrando na alta dos preços também causada por uma oferta reduzida já que muitos hotéis fecharam, a malha aérea diminuiu, etc., as taxas de aproveitamento do setor só têm subido, principalmente nos destinos desejados por milhares de pessoas. Saiba mais em Davidson pelo Mundo: Use a criatividade, saia do overturismo! 

Autos e Motos: Inédita picape Titano é a grande aposta da Fiat no Brasil
Foto: Divulgação

A Toyota Hilux domina o segmento de picapes médias no Brasil. E a italiana Fiat quer sua fatia na briga com Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok. Modelo inédito e que vai entrar forte no segmento de picapes médias, a Titano inaugura um novo capítulo da Fiat no mercado nacional. Além do Brasil, a Titano será vendida nos países da América do Sul e cola na força e no sucesso das irmãs menores Toro e Strada, a líder de vendas em todo o país.


Ainda sem mecânica anunciada, a nova picape da Fiat tem visual de Toro e vem equipada com uma multimídia moderna e pacote de itens de assistência ao condutor. Entre as apostas, o motor 2.2 turbodiesel já usado pela Ducato – com cerca de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, com opção de tração 4×4 com reduzida.

 

 

Bahia será a sede da assembleia geral do antigomobilismo mundial 

A Bahia está no centro das atenções dos amantes do antigomobilismo mundial. Em reunião ocorrida durante a Rétromobile 2024, tradicional evento antigomobilista que acontece anualmente em Paris, na França, a Diretoria da Fédération Internationale des Véhicules Anciens (FIVA) escolheu o Brasil como sede da Assembleia Geral da FIVA em 2025. E justamente a Bahia – a Praia do Forte – será a sede da edição 2025 do encontro das feras do antigomobilismo mundial.

 

A confirmação foi anunciada por Jorge Cirne, colecionador de carros antigos e diretor da Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1987 por um grupo de aficionados por automóveis.

 

Jorginho adiantou que já era uma vontade dos antigomobilistas brasileiros e, na França, surgiu a oportunidade de lançar a candidatura do Brasil durante a Assembleia Geral da FIVA 2023, que aconteceu em Atenas, na Grécia. Ele adiantou ainda que a comitiva brasileira apresentou como postulante a receber lideranças antigomobilistas de todo o mundo na Praia do Forte, na cidade de Mata de São João/BA, a cerca de 80 km da capital Salvador.

 

A Assembleia Geral da FIVA 2025 acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro e será apenas a segunda vez que ela acontece fora da Europa. Em 2011, Washington/EUA sediou o evento. Este ano, a reunião será na África do Sul.

 

 

Sentra entra no programa de venda para taxistas 

O executivo Gustavo Carvalho, gestor Nissan do grupo pernambucano Via1, está fazendo um rodízio com seus gerentes Eurovia na Bahia. Romário Lima está agora na loja Iguatemi e Tatiana Barros comanda a equipe da loja Avenida Paralela. Em Lauro de Freitas, a gerência é de João Barreto. Todos já estão com a oferta do sedã Sentra no programa exclusivo de venda para taxistas, com descontos que chegam a até R$ 50 mil (isenção de IPI e ICMS). O Sentra Advance sai por R$ 111.239 (R$ 42 mil a menos). O Sentra Exclusive custa R$ 128.150. Já o topo da gama Sentra Exclusive Premium fica por R$ 129.373, ambos quase R$ 50 mil a menos em relação ao valor da tabela Nissan no Brasil. O Versa é outro veículo Nissan no plano exclusivo de venda para taxistas. 

 

Aceleradas...

Carro elétrico - Usando a estratégia de "quebrar a banca", a chinesa BYD apresentou o Dolphin Mini, modelo elétrico com bônus de R$ 10 mil na pré-venda. Carro elétrico com valor de Chevrolet Onix, o Dolphin Mini briga com todos e mira o Renault Kwid e-Tech. O veículo tem espaço para quatro ou cinco pessoas e chega ao mercado para popularizar a oferta dos carros elétricos no mercado brasileiro. Seu propulsor elétrico oferece 75 cv e 14,9 kgfm de torque. Sua autonomia é de 300 km. 

 

Antigos no Parque - Sábado tem o tradicional encontro de carros antigos promovido pelo Veteran Car Club da Bahia no estacionamento do Parque da Cidade. É a hora do desfile de pérolas da indústria automotiva, a exemplo do Jeep Willys, Volkswagen Kombi, Chevrolet Opala, Ford Escort XR3, Puma, MP Lafer, entre outros veículos nacionais e importados. Começa 10h e prossegue até 17h. 

 

Venda de pneus - O mercado oscila e a indústria automotiva vai na mesma direção. Se há aumento nas vendas, outros produtos também crescem. Mas 2023 foi de baixa no segmento de pneus. As vendas totais de pneus registraram queda de 8,2% em 2023 em comparação com o ano anterior, recuando de 56,64 milhões para 51,97 milhões de unidades vendidas no período.??As vendas para montadoras caíram 9,6% (passando de 13,90 milhões para 12,56 milhões de pneus), enquanto o mercado de reposição teve recuo de 7,8% (de 42,74 milhões para 39,41 milhões). Os dados são do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

Desafio Ambiental: Qualidade abre caminho para o algodão sustentável no mercado externo
Foto: Wenderson Araújo/CNA

A qualidade e a sustentabilidade são os diferenciais do algodão produzido no Brasil que reforçam os argumentos utilizados por uma comitiva brasileira em reuniões e seminário empresarial em agenda de comércio internacional, que acontece essa semana, na Indonésia e Bangladesh, com o objetivo de ampliar as exportações para a Ásia. 

 


Navio de carga (Foto: Alexander Bobrov/Pixabay)
 

 

Liderada pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), em parceria com a Embaixada brasileira, a missão começou por Jacarta, onde o propósito é incrementar as relações comerciais nos setores têxtil e de vestuário. “Com a busca permanente por qualidade, melhoramos os índices em todas as características intrínsecas da nossa fibra. Estamos demonstrando isso aos nossos parceiros comerciais, disse o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.

 


Plantio de algodão (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

 

Na avaliação do diretor-executivo da Abrapa, Márcio Portocarreiro, dados convincentes não faltam. A alta tecnologia empregada na produção permite ao Brasil alcançar excelente desempenho no setor. “A agricultura de precisão, por exemplo, possibilita que os produtores gerenciem o cultivo com maior eficiência, otimizando o uso de recursos e aumentando a produtividade”.

 


Alexandre Schenkel (Foto: Divulgação)

 

Sustentabilidade

A produção nacional de algodão vai além da alta produtividade. O setor investe em práticas regenerativas que melhoram a saúde do solo, promovem a biodiversidade e sequestram carbono. Para Márcio, a sustentabilidade é fundamental para o futuro do agro.
A escolha da Indonésia tem razões bem definidas; trata-se de um importante parceiro comercial do Brasil. O país está classificado em 11ª posição no ranking de destinos das exportações do agronegócio brasileiro. De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, dos US$ 3,1 bilhões exportados à Indonésia, 93% ou US$ 2,9 bilhões se enquadram como produtos do agronegócio. Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Indonésia em 2022 foram: farelo de soja; açúcar; algodão; trigo; carne bovina; tabaco; café solúvel; milho; polpa de celulose; soja em grãos e café.

 

O cenário, contudo, é desafiador porque houve redução das importações de algodão pela Indonésia no ciclo 2022/23, prejudicando especialmente o Brasil. A participação brasileira no mercado indonésio foi reduzida de 28% para 23%. Para reverter os índices, a  missão comercial brasileira, iniciada na segunda-feira (dia 26), incluiu almoço de negócios com importadores e empresários da indústria têxtil.  

 


Terminal de Contêiner Salvador (Foto: Wilson Sons/Divulgação)

 

À noite, aconteceu o seminário "Cotton Brazil Outlook Jacarta", com dados sobre a safra 2023/2024, cujo plantio foi recentemente concluído. "Mostramos aos nossos clientes indonésios como o produto brasileiro pode contribuir para os melhores resultados na indústria têxtil local", informou o presidente Alexandre Schenkel, confiante na perspectiva de ampliar o fornecimento ao país que se tornou o sétimo maior importador de algodão do planeta, com 362 mil toneladas adquiridas no ciclo 2022/2023, de acordo com o United States Departament of Agriculture (USDA).

 

Na segunda etapa da missão, os brasileiros seguiram ontem (dia 27) para Bangladesh, maior importador mundial de pluma, que tem a indústria do vestuário como importante atividade econômica. Na programação estão previstos  reuniões, almoço e jantar de negócios, assim como uma edição do seminário "Cotton Brazil Outlook Dhaka", para estreitar os laços com entidades setoriais, órgãos públicos e empresários. Bangladesh é o país que mais ampliou a importação de algodão brasileiro. As 242 mil toneladas adquiridas, no ano passado, representaram uma expansão de 18% em relação ao ano anterior.

 

Iniciativa do grupo denominado Cotton Brazil, que representa a cadeia produtiva do algodão brasileiro em escala global, a chamada “Missão Vendedores”, acontece em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio da Associação Nacional de Exportadores de Algodão.  O algodão sustentável fortalece o comércio exterior, contribui para o bem-estar social e atende aos consumidores hoje muito mais interessados na preservação ambiental.

Autos e Motos: Renault divulga preço do novo SUV Kardian

O Carnaval acabou e o novo ano começou bem acelerado. As fabricantes de automóveis já anunciam suas novidades para o mercado brasileiro. Em período de pré-venda, o SUV Kardian é o próximo lançamento da Renault no Brasil. Chega no finzinho de março como o primeiro veículo produzido no país que traz a nova identidade da Renault com o logotipo “Nouvel R” e a nova assinatura luminosa.

 

A Renault do Brasil divulgou o preço inicial de R$ 112.790 para o SUV Kardian, que está disponível na pré-venda em três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première Edition. Todos com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch).

 

Ranger puxa Ford para cima em 2023

Após a suspensão da produção de carros em 2021 no Brasil, a Ford tem hoje uma maior lucratividade na venda de veículos importados no mercado nacional. Sem produzir um carro por aqui, a marca americana lança modelos fabricantes em outras plantas fabris como a da Argentina e do México. 

 

O brasileiro que já teve Ford nacional durante décadas compra agora veículos importados da Ford. Se antes vendia volume acima de 100 mil unidades, hoje comercializa menos de 30 mil carros com maior lucratividade entre as marcas de automóveis instaladas no Brasil.


A americana Ford conseguiu fechar 2023 em alta para a matriz de Detroit. Foram vendidos 28.711 carros no Brasil, colocando a marca do oval no décimo terceiro lugar entre as montadoras de carros no País. A Ranger é o veículo mais vendido da Ford, com um aumento de 42,5% e mais de 20.300 unidades vendidas. Na América do Sul, a picape Ranger registrou um volume 55% maior, totalizando mais de 56 mil unidades vendidas.

 

 


GWM inaugura fábrica no segundo semestre

A cidade de São Paulo reúne até hoje jornalistas e convidados no GWM Experience Interlagos Drive Days, evento promovido na pista do Autódromo de Interlagos. Momento especial para andar nos modelos Ora 03 e Haval H6. A chinesa Great Wall mudou o plano de produção dos seus carros no Brasil e prepara a inauguração da fábrica de Iracemápolis (SP) para o segundo semestre com a nacionalização do híbrido Haval H6. 

 

 

Aceleradas

Inédita picape Fiat - A italiana Fiat entra com tudo no segmento de picapes médias no Brasil. A chegada da inédita Fiat Titano está deixando os picapeiros bem ansiosos. A nova picape será apresentada na segunda semana de março na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Por enquanto, ainda não há informações oficiais e detalhes sobre a motorização da Titano.

 

Hilux na pista - O Hilux Weekend será promovido pela Toyota neste fim de semana em Salvador. O evento ocorre no Centro de Convenções (Boca do Rio) com área de lazer e uma super-pista para test drive dos modelos 4x4 da marca. Quem quiser conhecer as qualidades da picape Hilux pode agendar um test drive que estará sendo feito das 9h até 17h.

Davidson Pelo Mundo: Santa Lúcia, para uma lua de mel perfeita!

Santa Lúcia, um país insular das Pequenas Antilhas, no Caribe , foi considerado o melhor destino do mundo para ir em lua-de-mel pelos World Travel Awards (WTA). Localizada próximo de Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados, esta ilha – cujo nome foi dado por Cristóvão Colombo no início do século XVI – é um verdadeiro paraíso. Com diversas praias virgens e florestas tropicais (quase) intocadas, fará seguramente as delícias dos mais apaixonados. Distinguida com o título de Melhor Destino do Mundo para ir em Lua de Mel , Santa Lúcia promete guardar lindas memórias nupciais para que se der o prazer de conhecê-la. Saiba mais em Davidson Pelo Mundo.

Desafio Ambiental: Galvani aposta na agenda verde e obtém licença para nova fase em Irecê
Fotos: Divulgação / Wenderson Araujo

As ações do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) foram definidas, em novembro, com o objetivo de reduzir a dependência externa do Brasil nesse setor e garantir a segurança alimentar, desde que prevaleçam critérios para minimizar os impactos ambientais. Há tempos alinhada à agenda verde, a Galvani, uma das maiores produtoras de fertilizantes fosfatados do país, cumpriu as exigências do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e acaba de obter uma licença de instalação para nova fase da unidade em Irecê (480 km de Salvador).

 

Matopiba se destaca com produções de soja, milho e algodão


De acordo com dados do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), mais de 87% dos fertilizantes hoje utilizados pela agricultura brasileira são importados, ao custo anual de US$ 25 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões). Com diretrizes, metas e ações de curto e longo prazos, o PNF quer chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atender a 45% da demanda interna. É preciso, então, reativar, concluir ou ampliar fábricas de fertilizantes estratégicas para o Brasil, sobretudo nitrogenados e fosfatados.

 

Galvani Cultiva Eucalipto em Barreiras


A licença emitida pelo Inema, no dia 29 de janeiro, permite à Galvani ingressar em nova fase de mineração e beneficiamento de fosfato usado na produção de fertilizantes. Com investimento estimado em R$ 340 milhões, o projeto aprovado permitirá a duplicação da produção da Galvani no município baiano de Luís Eduardo Magalhães (950 km de Salvador), passando de 600 mil para 1,2 milhão de toneladas/ano.


"É um marco significativo para a Galvani e para a comunidade de Irecê”, diz a diretora da Sustentabilidade e Relações Institucionais da Galvani, Sylvia Tabarin. “A obtenção da licença de instalação representa um avanço estratégico para a empresa e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, acrescenta, citando ainda o êxito da parceria com a Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM). 


A partir de agora, a Galvani pode iniciar a instalação da unidade de produção e, simultaneamente, conduzir os estudos necessários para fundamentar o pedido de licença de operação que brevemente será formalizado perante o órgão estadual de proteção do meio ambiente. Na fase atual, é estimada a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. A previsão é dar início à operação da nova unidade em 2026.

 

Companhia 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, a Galvani opera na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atuante desde a década de 1960, lidera a produção e a distribuição na região agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 


A Galvani possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes (875 km de Salvador). No ano passado, conquistou o seu primeiro financiamento verde de R$ 15 milhões para um projeto de gestão de recursos hídricos em sua fábrica de fertilizantes em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. A iniciativa permite reduzir em 50% o consumo de água de poço artesiano com a infraestrutura para captar, armazenar e reciclar a água da chuva.

 

Desafio Ambiental, Fábrica da Galvani em Luis Eduardo Magalhães

 

Para avançar com a agenda verde, a Galvani realizou aportes superiores a R$ 1 milhão na região de Irecê, por meio de leis de incentivo fiscal federal, que viabilizaram projetos sociais ao longo de 2023, com seguimento em 2024. Estas ações beneficiam cerca de 3.700 pessoas da região em áreas como música e artes cênicas, educação, esporte, saúde integral, empreendedorismo e preservação ambiental.


Há 17 anos, a empresa mantém o Parque Vida Cerrado de educação socioambiental no Oeste da Bahia. A instituição promove a conservação integrada da fauna e flora com a manutenção de espécies, algumas ameaçadas de extinção. O parque já contribuiu para a restauração de mais de 135 hectares, área equivalente a 135 campos de futebol, além da produção e distribuição de mais de 200 mil mudas nativas, valorizando a biodiversidade.

 

Parque Vida Cerrado da Galvani


Num cenário em que o aquecimento global reduz a produtividade da lavoura, a Galvani demonstra interesse em superar obstáculos presentes da cadeia de valor. Dentre os muitos caminhos possíveis, os cuidados ambientais são insubstituíveis na busca por maior sustentabilidade na produção de alimentos. Quem já ingressou na jornada socioambiental e de governança, sem dúvida, está mais próximo de atender às expectativas do consumidor e da sociedade.

Lifestyle

Foto do colunista Autos e Motos - Por Roberto Nunes

Autos e Motos - Por Roberto Nunes

Ver todas

Autos e Motos: Nissan Leaf entra na briga dos carros elétricos

Fotos: Divulgação
O Leaf é o único modelo elétrico de marca japonesa vendido no mercado brasileiro. Em um momento onde as marcas chinesas chegam com força no segmento dos eletrificados e as fabricantes mais tradicionais, como a Chevrolet, Volkswagen e Fiat travam uma luta principalmente contra a BYD e GWM, a Nissan pluga o Leaf na tomada e entra também na briga de preço com seu modelo na faixa dos R$ 240 mil.
Leia mais
Foto do colunista Jam Knop

Jam Knop

Ver todas

Jam Knop: O melhor do Cairo - culinária, relaxamento e sofisticação

Foto: Acervo / Jam Knop
São tantas as opções de lazer e turismo que existem no Cairo que é difícil encontrar um tempo para curtir o hotel. Mas já que estávamos no Four Seasons Cairo at Nile Plaza, resolvemos tirar pelo menos algumas horas por dia para aproveitar a atmosfera de luxo e tudo o que eles têm a oferecer.
Leia mais
Foto do colunista Eleve o Level - Com Leonardo Leão e Lilian Marins

Eleve o Level - Com Leonardo Leão e Lilian Marins

Ver todas

Luciana Fialho fala sobre chegada ao Eleve o Level e relembra início como apresentadora

Foto: Divulgação
Luciana Fialho, jornalista e relações públicas com mais de 20 anos de experiência, assumirá a bancada do Eleve o Level Podcast. Com sua expertise em comunicação, a apresentadora busca enriquecer ainda mais as conversas, oferecendo uma visão aprofundada sobre os tópicos mais relevantes.
Leia mais

Enjoy

Raimundos celebra três décadas de música com show em Vilas do Atlântico

Raimundos celebra três décadas de música com show em Vilas do Atlântico
Foto: Divulgação
A banda brasileira de rock dos anos 90, Raimundos, está comemorando três décadas de música e sucesso com uma turnê especial que passará pelo estado da Bahia. O show, que já tem data marcada e acontece no dia 30 de abril, partir das 20h, no Villas Music (antigo Armazém), em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas. 

Travelling

Davidson Pelo Mundo: Ora pois, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto!

Davidson Pelo Mundo: Ora pois, Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto!
Foto: Redes sociais
Seguindo a linha da coluna do dia 05/03, vou me dedicar nas próximas 7 edições a escrever sobre destinos maravilhosos e que não fazem parte do OVER TURISMO.