Vinho por Ela: Fui ao Vino!
O Vino! Salvador, unidade baiana da maior rede de wine bars do Brasil, fica na Pituba e conquista pela atmosfera acolhedora e sofisticada. Luz suave, decoração elegante e prateleiras cheias de rótulos fazem do espaço um convite para desacelerar e aproveitar cada detalhe.
O que torna o Vino! ainda mais especial é a possibilidade de provar vinhos sem abrir a garrafa inteira. Eles usam a tecnologia Coravin, que mantém o vinho perfeito mesmo depois de servir várias taças, permitindo explorar, comparar e descobrir novos sabores sem desperdício.
Provei vinhos de diferentes países, cada um harmonizando com pratos incríveis:

Georgian Sun Spring Green Mtsvane
País: Geórgia
Região: Kakheti
Uva: 100% Mtsvane
Amadurecimento: em ânforas de barro.
O vinho, de cor âmbar intensa, apresenta aromas de marmelo, frutas tropicais, figos secos e cera de abelha, com uma doçura residual resultante da fermentação naturalmente inacabada. O resultado é um branco meio seco, com perfil de sabor suave e doce, e final persistente. Harmonizou bem com camarões al pil pil (camarões salteados no azeite com alho, cebola-chalota e pimenta-dedo-de-moça).
..jpg)
Da Martino Reserva Estate Chardonnay
País: Chile
Região: Valle del Maipo
Uva: 100% Chardonnay
Amadurecimento: 9 meses em barricas francesas
Visual pálido e brilhante, com notas de maçã, lima e damasco. Na boca, apresenta certa estrutura, bom frescor e final com toque amendoado. Casou super bem com o croquete de bacalhau.

Montepulciano d’ Ambizzo Moda Talamont
País: Itália
Região: Montepulciano d’ Ambrizzo
Uva: Montepulciano
De cor vermelho rubi com tons violáceos. Bouquet intenso de frutos vermelhos maduros, intensos, finamente embrulhados em especiarias de Carvalho. Oferece uma boa estrutura. Ficou perfeito com o filé ao molho de gorgonzola.

Château Grand Bouchon
País: França
Região: Medoc Bordeaux
Uva: 65% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon
Amadurecimento: vinificação tradicional de Bordeaux em Cubas de inox com temperatura controlada e tanques de concreto.
Nariz generoso de cereja, framboesa e baunilha. Na boca, é redondo e poderoso, com notas de frutos vermelhos e um belo final delicadamente tostado. Aspecto rubi. Fez uma bela harmonização com medalhões de mignon aos molhos funghi e rôti, acompanhados de risoto de parmesão.
Cada taça é uma viagem, cada prato, uma descoberta. Para quem ama gastronomia e quer se aventurar no mundo dos vinhos, vale demais!
Saúde!!!
