Desejo da saúde suplementar para 2019: uma população mais consciente e participativa
O ano de 2019 começou com expectativas e incertezas para o setor da saúde. Ao mesmo tempo que comemoramos grandes conquistas na medicina, preocupamo-nos com o que esses avanços vão impactar o bolso da população. Um exemplo é o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Há 30 anos, era de 65 anos; hoje, comemoramos que a população vive em média 75 anos. O ganho de 10 anos nas últimas décadas, ao mesmo tempo, representa um grande impacto no custo da saúde.

Leia mais

Terça, 12 de Março de 2019 - 11:30

Seu filho sofre com a dor de crescimento? A microfisioterapia pode ajudar!

por Kamila Mafra

Seu filho sofre com a dor de crescimento? A microfisioterapia pode ajudar!
Sintoma muito comum na infância, a dor de crescimento é caracterizada por uma sensação dolorosa, sem motivo aparente, que ataca principalmente os membros inferiores, próximo ao joelho, podendo se estender até o tornozelo. Em alguns casos, os sintomas também se manifestam nos membros superiores e podem ter dor de cabeça associada. Esse desconforto pode durar de poucos minutos até horas e atrapalhar a vida da criança.

Leia mais

Terça, 05 de Março de 2019 - 11:30

Hipnoterapia ajuda terceira idade a permanecer produtiva e feliz

por Érika Lins

Hipnoterapia ajuda terceira idade a permanecer produtiva e feliz
Avós como de 30 anos atrás não existem mais! A terceira idade de hoje tem uma rotina e estilo de vida diferentes: acesso facilitado a computadores e outras plataformas, vida intelectual, social e sexual ativa... Os idosos da atualidade se colocam diante da vida com muito mais disposição, sem lamentações e com o desejo de produzir e contribuir socialmente.

Leia mais

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil

por Fabio Tiepolo

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil
Após mais de dois anos em debate, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da Telemedicina no Brasil, por meio da Resolução 2.227/2018. A proposta ainda está aberta a receber sugestões até o dia 7 de abril, especialmente dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), de médicos e de outras entidades interessadas. Oficialmente, a norma só entrará em vigor no mês de maio, mas já está despertando dúvidas e muito interesse por parte das administrações públicas e dos próprios profissionais.

Leia mais

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular

por Juarez Gonçalves

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular
São inúmeros os males que o consumidor causa à sua saúde visual e olhos quando adquire óculos esportivos, também denominados óculos de sol, sem certificação, garantia e fora de um estabelecimento ótico. A Bahia é um estado tropical e é muito comum aqui a utilização de óculos esportivos. Entretanto, eles só devem ser vestidos quando tenham a certificação adequada e a compra só deve ser realizada em óticas, onde é obrigatória a contratação de um responsável técnico.

Leia mais

Cistos branqueais: massas cervicais congênitas que devem ser retiradas assim que diagnosticadas
Dúvidas sobre o que é um cisto branquial, sobre sua gravidade e se há tratamento muitas vezes são levadas por pacientes aos médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço. Na realidade, a anomalia é uma massa cervical congênita, um tipo de tumor benigno localizado na parte lateral do pescoço e que contém um líquido viscoso no seu interior. Essa massa cervical forma-se ainda na fase embrionária, antes do nascimento do paciente, e é fruto da falha na reabsorção de restos do aparelho branquial.

Leia mais

Segunda, 31 de Dezembro de 2018 - 11:30

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente

por Paula Menezes

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente
É curioso ver como alguns temas, de repente, são cunhados e viram cool. O patient-centricity é a mais "nova" discussão e foco das indústrias farmacêuticas. Para quem é do terceiro setor, como eu, algumas vezes fica difícil entender por que o foco no paciente está sendo incorporado à cultura da indústria farmacêutica somente agora. Onde estava o paciente até o momento, senão no centro?

Leia mais

Segunda, 24 de Dezembro de 2018 - 11:30

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde

por Sandra Franco

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde
“Não há medicação, não há leitos, preciso de verba”: essa é uma fala do diretor de um hospital público na série ficcional “Sob Pressão” exibida na Rede Globo de Televisão. No entanto, talvez seja esse o mantra mais repetido em quase todas as instituições de saúde do país. No próximo dia 1º de janeiro, assumirá a cadeira mais importante do Brasil o recente eleito Presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre tantos problemas políticos e econômicos enfrentados pelo país, o novo comandante da nação terá um grande desafio: a saúde.

Leia mais

Segunda, 17 de Dezembro de 2018 - 11:30

No mundo da fantasia

por Cristiane Schneckenberg

No mundo da fantasia
A sexualidade feminina é um dos assuntos que ainda em tempos modernos se cerca de tabus. Verdades pré-estabelecidas, mesmo sem maiores fundamentos, tomam força de regra e atrapalham o jogo da brincadeira amorosa. É tempo de questionar: será mesmo que o desejo feminino é menor do que o dos homens? Para eles, o sexo teria, realmente, peso e importância maior? Ou estaríamos menosprezando a energia sexual feminina? Estudos apontam que, em comunidades primitivas, eram as mulheres que determinavam e elegiam seus múltiplos companheiros. Talvez a cortina cultural e social esteja ocultando um desejo sexual feminino fluido, intenso e até desconcertante.

Leia mais

Segunda, 03 de Dezembro de 2018 - 11:30

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama

por Maira Caleffi

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama
A vida nos desafia constantemente: algumas vezes conseguimos prever o que nos espera; em outras tantas, um sentimento de angústia e insegurança toma conta frente ao inesperado. Um diagnóstico de câncer é uma estrada repleta de desafios que só o paciente pode trilhar. No entanto, saber que existem pessoas e instituições para apoiar esta jornada pode tornar o caminho mais leve. Em 2018, quase 600 mil homens e mulheres receberão o diagnóstico de câncer. Destes, aproximadamente 10%, ou seja, 60 mil, serão de câncer de mama. Cada luta é única, particular e resguarda em si sentimentos e sensações inexplicáveis. Contudo, essa mesma luta individual pode ser compartilhada e ajudar no fortalecimento de pessoas que enfrentam a doença.

Leia mais

Histórico de Conteúdo