Segunda, 31 de Dezembro de 2018 - 11:30

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente

por Paula Menezes

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente
É curioso ver como alguns temas, de repente, são cunhados e viram cool. O patient-centricity é a mais "nova" discussão e foco das indústrias farmacêuticas. Para quem é do terceiro setor, como eu, algumas vezes fica difícil entender por que o foco no paciente está sendo incorporado à cultura da indústria farmacêutica somente agora. Onde estava o paciente até o momento, senão no centro?

Leia mais

Segunda, 24 de Dezembro de 2018 - 11:30

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde

por Sandra Franco

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde
“Não há medicação, não há leitos, preciso de verba”: essa é uma fala do diretor de um hospital público na série ficcional “Sob Pressão” exibida na Rede Globo de Televisão. No entanto, talvez seja esse o mantra mais repetido em quase todas as instituições de saúde do país. No próximo dia 1º de janeiro, assumirá a cadeira mais importante do Brasil o recente eleito Presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre tantos problemas políticos e econômicos enfrentados pelo país, o novo comandante da nação terá um grande desafio: a saúde.

Leia mais

Segunda, 17 de Dezembro de 2018 - 11:30

No mundo da fantasia

por Cristiane Schneckenberg

No mundo da fantasia
A sexualidade feminina é um dos assuntos que ainda em tempos modernos se cerca de tabus. Verdades pré-estabelecidas, mesmo sem maiores fundamentos, tomam força de regra e atrapalham o jogo da brincadeira amorosa. É tempo de questionar: será mesmo que o desejo feminino é menor do que o dos homens? Para eles, o sexo teria, realmente, peso e importância maior? Ou estaríamos menosprezando a energia sexual feminina? Estudos apontam que, em comunidades primitivas, eram as mulheres que determinavam e elegiam seus múltiplos companheiros. Talvez a cortina cultural e social esteja ocultando um desejo sexual feminino fluido, intenso e até desconcertante.

Leia mais

Segunda, 03 de Dezembro de 2018 - 11:30

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama

por Maira Caleffi

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama
A vida nos desafia constantemente: algumas vezes conseguimos prever o que nos espera; em outras tantas, um sentimento de angústia e insegurança toma conta frente ao inesperado. Um diagnóstico de câncer é uma estrada repleta de desafios que só o paciente pode trilhar. No entanto, saber que existem pessoas e instituições para apoiar esta jornada pode tornar o caminho mais leve. Em 2018, quase 600 mil homens e mulheres receberão o diagnóstico de câncer. Destes, aproximadamente 10%, ou seja, 60 mil, serão de câncer de mama. Cada luta é única, particular e resguarda em si sentimentos e sensações inexplicáveis. Contudo, essa mesma luta individual pode ser compartilhada e ajudar no fortalecimento de pessoas que enfrentam a doença.

Leia mais

Insônia atinge uma em cada cinco pessoas; entenda os riscos e soluções para o problema
A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de iniciar e ou manter o sono por um período prolongado. Esse problema é algo comum na vida de muitas pessoas, e segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 36,5% da população sofrem com os sintomas. O incomodo age no organismo de diferentes formas, mas no geral é como se todas as noites você se deitasse na cama e esquecesse como se faz para dormir. Com isso, os dias vão parecendo mais longos e cansativos, fazendo com que as pessoas que têm esse problema sofram com a dificuldade em concentração, raciocínio lento e falta de memória entre outros transtornos causados pela privação do sono.

Leia mais

Segunda, 19 de Novembro de 2018 - 11:30

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios

por Iomani Engelmann

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios
O Japão é considerado o país com a maior proporção de idosos do mundo, correspondendo a aproximadamente 40% de toda população. Até 2050, mais de 60 países estarão na mesma situação, entre eles está o Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir da década de 2030, a população acima dos 60 anos representará o dobro do contingente de crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Os pacientes a partir de 2030 terão em seu cotidiano muito mais presente os wearables, a Internet das Coisas e o blockchain. Soluções como essas, a serem aprimoradas ou, até mesmo, desenvolvidas, devem pensar na descentralização das informações; na conexão entre pacientes e médicos; além de monitorar o dia a dia dos indivíduos.

Leia mais

Segunda, 12 de Novembro de 2018 - 11:30

O que é harmonização orofacial na odontologia?

por Flávio Luposeli

O que é harmonização orofacial na odontologia?
Harmonização Orofacial é o termo que se usa para tratamentos que visam equilibrar os diversos tecidos da face com a harmonia estético-funcional do sorriso. E a Odontologia é a ciência que estuda esse equilíbrio. O motivo é simples: imagine que os pacientes vão ao dentista para conquistar um sorriso saudável e bonito. Para se alcançar plenamente esse objetivo, não se pode ignorar o fato de que é impossível sorrir sem a participação dos lábios. Se imaginarmos que a enorme maioria dos músculos que movimentam a nossa face tem relação direta com o movimento dos lábios, ficará simples concluir que o cirurgião-dentista é um profissional amplamente indicado e capacitado para atuar em toda essa região.

Leia mais

Segunda, 05 de Novembro de 2018 - 11:30

Regulamentar ou proteger a saúde suplementar: qual a função da ANS?

por Sandra Franco

Regulamentar ou proteger a saúde suplementar: qual a função da ANS?
As incertezas, o descaso e a judicialização no cotidiano da saúde no Brasil já viraram rotina. Mais um capítulo que demonstra a grave crise no setor traz a infeliz declaração do atual presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Rodrigo Aguiar, ao declarar na mídia que “A ANS foi criada para proteger o sistema de saúde suplementar. Obviamente, na nossa regulação, a gente considera a vulnerabilidade do consumidor, mas a gente não é um órgão de defesa do consumidor”. Por si só, essa afirmação demonstra a falta de equilíbrio na balança de quem faz a gestão da saúde no país. Até porque proteger o setor de saúde suplementar e os planos de saúde não pode significar uma verdadeira cruzada contra os pacientes.

Leia mais

Segunda, 29 de Outubro de 2018 - 11:30

O SUS, a Anvisa e a judicialização dos medicamentos

por Gustavo Milaré

O SUS, a Anvisa e a judicialização dos medicamentos
Os ministros da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram no último dia 12 de setembro que o Sistema Único de Saúde (SUS) não possui a obrigação de oferecer gratuitamente medicamentos “off label”, aqueles não regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Corte Superior avaliou embargos de declaração do Estado do Rio de Janeiro e alterou decisão relacionada ao tema, em que o trecho “existência de registro na Anvisa” acabou por ser substituído por “existência de registro do medicamento na Anvisa, observados os usos autorizados pela agência”.

Leia mais

Segunda, 22 de Outubro de 2018 - 11:30

Modelo de atendimento de saúde privada deve mudar em menos de 10 anos

por Cadri Massuda

Modelo de atendimento de saúde privada deve mudar em menos de 10 anos
Já começa a ser oferecido pelos planos de saúde uma opção de contratação que tem como base o modelo de saúde europeu, no qual o paciente conta com a assistência primária de um profissional que pode ser um médico de família ou um clínico geral. É esse profissional que irá cuidar e gerir a saúde desse usuário e é ele quem tem a decisão de encaminhar para um especialista ou para exames, quando necessário.

Leia mais

Histórico de Conteúdo