Usuários de planos de saúde coletivos devem  recorrer à Justiça para obter o reajuste adequado
Já não é de hoje que o Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS, não consegue dar conta de toda a demanda da população. O primeiro plano de saúde privado do país foi criado pelo Banco do Brasil, nos idos de 1944: o Cassi, que existe até hoje, é um plano exclusivo para empregados do banco e seus dependentes. Essa exclusividade logo desapareceu com a criação, nos anos 1950, dos planos comerciais, com clientela aberta, inicialmente na região do ABC paulista.

Leia mais

Terça, 07 de Maio de 2019 - 11:30

Lei Geral de Proteção de Dados: avanços e impactos na saúde

por Sandra Franco

Lei Geral de Proteção de Dados: avanços e impactos na saúde
Que a nova era digital trouxe avanços e benefícios à sociedade é inconteste. Não obstante, é fato que o preço a se pagar está diretamente relacionado ao abalo de direitos como a privacidade, o sigilo e a dignidade. E um dos setores que sofrerá impacto direto das inovações é o da saúde.

Leia mais

Terça, 30 de Abril de 2019 - 11:30

A desgastante luta pelo acesso à saúde

por Maira Caleffi

A desgastante luta pelo acesso à saúde
O descaso do Estado com as pacientes diagnosticadas com câncer de mama está se mostrando algo tão grave quanto a própria neoplasia. Depois de uma longa luta de anos liderada pela FEMAMA, em 6 de dezembro de 2017 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a aprovação da incorporação do medicamento pertuzumabe para uso na rede pública de saúde. O pertuzumabe consiste em uma terapia desenvolvida para tratar o subtipo HER2+ do câncer de mama metastático, que é o estágio mais avançado da doença. A sua utilização, associada ao trastuzumabe e docetaxel, proporciona mais benefícios em termos de controle da doença e qualidade de vida em comparação com outras terapias.

Leia mais

Terça, 23 de Abril de 2019 - 11:30

Síndrome Dolorosa Miofascial pode estar associada a estilo de vida não saudável

por Marco Delazzo

Síndrome Dolorosa Miofascial pode estar associada a estilo de vida não saudável
A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é uma dor muscular, causada por uma excessiva contratura e inflamação do músculo. No local acometido, desenvolvem-se os famosos pontos de gatilho, que são nódulos no tecido muscular, formados em decorrência de fatores como má postura no trabalho, excesso de exercício, movimentos repetitivos ou traumas. É uma síndrome que pode ser acompanhada, como em outras situações de dor crônica, por transtornos de humor, frequente ansiedade e depressão.

Leia mais

Quinta, 18 de Abril de 2019 - 11:30

Cuidados simples podem ajudar a afastar a H1N1

por Renata Carriço

Cuidados simples podem ajudar a afastar a H1N1
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou na semana passada. A vacina engloba vários sorotipos da doença, incluindo a tão falada H1N1. Do dia 10 de abril até esta quinta-feira (18), apenas os grupos prioritários receberam a vacina, ou seja, crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir do dia 21 de abril, próximo domingo, todo o público alvo terá direito à vacinação (veja a lista completa abaixo). É o vigésimo ano da campanha de vacinação contra gripe (influenza) no país. 

Leia mais

Terça, 16 de Abril de 2019 - 11:30

Depressão na adolescência: Drama ou realidade?

por Ludmilla Carvalho

Depressão na adolescência: Drama ou realidade?
Mais de 21% dos jovens têm sintomas de depressão e 5% tentaram suicídio. Os dados são da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo. A Depressão ainda é um grande enigma, um tabu para a maior parte das pessoas. Por ignorância, por falta de informação, negligenciamos por tanto tempo a saúde mental e a importância do cuidado com a própria mente e a do nosso semelhante. Agora, imagina um tema complexo associado à adolescência, que também se mantém cheia de dúvidas, inseguranças e variações? Diante do crescimento no número de casos precisamos levar isso a sério! É preciso discutir o assunto!

Leia mais

Terça, 09 de Abril de 2019 - 11:30

Saúde, bem-estar, qualidade de vida e espirito

por Flavia Ganem

Saúde, bem-estar, qualidade de vida e espirito
A definição de qualidade de vida é muito ampla, e cada indivíduo ou instituição, organização tem um conceito para tal. E tem relação com o equilíbrio, com a redução do estresse nas situações cotidianas, a fim de alcançar saúde e bem-estar. Vai muito além da saúde física, abrange o estado psicológico e emocional do indivíduo, as relações e ambientes sociais, os significados e valores, o tempo de sono e de atividades de lazer, a rotina profissional, a espiritualidade, aprendizagem, o estágio da vida, o país de origem, as necessidades básicas, as ambições e os desejos individuais, tudo influencia na hora de definir quando se vive com qualidade.

Leia mais

Terça, 02 de Abril de 2019 - 11:30

Humanizar processos na saúde otimiza resultados e relação com cliente

por Leandro Almeida

Humanizar processos na saúde otimiza resultados e relação com cliente
Penso e acredito ferreamente que é quase impossível falar em humanização do processo na saúde sem abordar e aproximar a relação entre o médico e paciente. Ela precisa, acima de tudo, ser equacionada e valorizada, respeitando-se as condições emocionais e psíquicas do indivíduo, bem como o perfil de atuação do profissional.

Leia mais

Terça, 26 de Março de 2019 - 11:30

Viver com beleza é uma das preocupações que perpassam todos os segmentos da sociedade

por Patrícia Barros

Viver com beleza é uma das preocupações que perpassam todos os segmentos da sociedade
As demarcações de um corpo e rosto bonito traduzem insígnias de uma nova ordem que se instaurou e que ganha destaque nestes últimos tempos: corpos fortes, torneados, magros e perfeitos. A sociedade de consumo atual não os exime das exigências quanto ao padrão de beleza que impõe, desconsiderando as inúmeras desigualdades e diversidades existentes. A preocupação com o corpo e rosto saudável, e acima de tudo bonito atravessa contemporaneamente, os diferentes gêneros, faixas etárias e classes sociais.

Leia mais

Desejo da saúde suplementar para 2019: uma população mais consciente e participativa
O ano de 2019 começou com expectativas e incertezas para o setor da saúde. Ao mesmo tempo que comemoramos grandes conquistas na medicina, preocupamo-nos com o que esses avanços vão impactar o bolso da população. Um exemplo é o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Há 30 anos, era de 65 anos; hoje, comemoramos que a população vive em média 75 anos. O ganho de 10 anos nas últimas décadas, ao mesmo tempo, representa um grande impacto no custo da saúde.

Leia mais

Histórico de Conteúdo