Segunda, 17 de Setembro de 2018 - 11:30

Falsos médicos: Fraudes e crimes contra à vida

por Sandra Franco

Falsos médicos: Fraudes e crimes contra à vida
Entre os muitos problemas na área da Saúde, o Brasil tem enfrentado sucessivos casos de mortes de pacientes e denúncias sobre a atuação de falsos médicos. As formas de exercício ilegal da profissão envolvem também médicos em situação irregular, a exemplo de estrangeiros ou brasileiros formados em medicina no exterior que exercem a profissão sem ter cumprido as exigências legais de revalidação e reconhecimento de diploma estrangeiro pelo Ministério da Educação. Outros profissionais, não-médicos, sem graduação em Medicina, que são denunciados por executar atos que são privativos dos médicos, procedimentos diagnósticos e terapêuticos restritos ao exercício da Medicina ou que atuam no campo de especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Leia mais

Segunda, 10 de Setembro de 2018 - 11:30

Personalização distante das pessoas

por Arthur Accioly Rosa

Personalização distante das pessoas
O crescente conhecimento acerca do perfil biológico de cada tumor possibilita que os pacientes recebam um tratamento cada vez mais personalizado e multimodal, que pode contemplar cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo. A demanda por essas modalidades é alta. São estimados para 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 600 mil novos casos de câncer, sendo que 6 entre 10 pacientes receberão, em algum momento, a indicação de radioterapia.

Leia mais

Segunda, 03 de Setembro de 2018 - 11:30

Brasileiros estão cada vez mais deprimidos e ansiosos

por Joaquim Moura

Brasileiros estão cada vez mais deprimidos e ansiosos
Os brasileiros são considerados os mais deprimidos e ansiosos da América Latina, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2016 analisou a saúde mental no planeta. De acordo com o estudo, a doença, que até 2020 vai se tornar a mais incapacitante do mundo, ainda de acordo com a OMS, foi uma das responsáveis, somente em 2015, por afastar mais de 70 mil pessoas do ambiente de trabalho.

Leia mais

Segunda, 27 de Agosto de 2018 - 11:30

Exame de proficiência para médico: separação do joio e do trigo

por Sandra Franco

Exame de proficiência para médico: separação do joio e do trigo
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que prevê a necessidade de realização de exame de proficiência para o exercício da Medicina. Seria uma espécie de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), hoje realizado pelos estudantes de Direito que pretendem ingressar no mercado de trabalho, o qual aprovou apenas 14,98% dos examinandos no ano de 2017.

Leia mais

Promover a saúde e prevenir doenças: Acupuntura atua de forma integral e dinâmica no organismo
A acupuntura, técnica da medicina chinesa que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo com agulhas filiformes, visa a promoção, manutenção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças. O médico acupunturista tem uma abordagem integral e dinâmica do binômio saúde e doença, e busca sempre promover o equilíbrio.

Leia mais

Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 11:30

Da paternidade à filantropia

por Roberto Sá Menezes

Da paternidade à filantropia
Ao me tornar pai, já imaginava que minha vida ia passar por transformações, mas jamais da forma como aconteceram. Aos nove anos, meu filho foi diagnosticado com câncer. Travamos uma batalha que felizmente foi vencida e, a partir daí, uma nova força foi gerada. Durante o tratamento do meu filho, tive acesso ao drama de várias outras crianças que passavam por situação semelhante, mas nem sempre com final feliz. A dificuldade existia principalmente entre as famílias carentes vindas do interior, que não tinham estrutura na capital baiana e acabavam por não dar continuidade ao tratamento.

Leia mais

Terça, 07 de Agosto de 2018 - 13:10

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil

por José Francisco Kerr Saraiva

Mais de 50 mil AVCs podem ser evitados por ano no Brasil
Figurando há anos como uma das principais causas de morte no país, o acidente vascular cerebral (AVC) é um antigo conhecido da população. Só em 2015, por exemplo, cerca de 100 mil óbitos foram ocasionados pela doença no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Diante de tal cenário, falar sobre a prevenção dos fatores de risco torna-se obrigatório: entre os principais, está a fibrilação atrial (FA), o tipo de arritmia cardíaca mais comum do mundo, que leva o coração a bater em um ritmo irregular, aumentando em cinco vezes as chances dos pacientes sofrerem um AVC.

Leia mais

Segunda, 30 de Julho de 2018 - 11:30

Legalização do aborto no Brasil, o Judiciário e a saúde da mulher

por Sandra Franco

Legalização do aborto no Brasil, o Judiciário e a saúde da mulher
Um dos temas mais polêmicos no Brasil deverá render um novo capítulo a partir de agosto. A discussão sobre o aborto será retomada em audiências públicas marcadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A etapa foi convocada pela ministra Rosa Weber, relatora de uma ação proposta pelo PSOL para que o aborto até o terceiro mês de gestação deixe de ser considerado crime, pois a proibição viola direitos fundamentais.

Leia mais

Conscientização é fundamental para prevenção e tratamento de cânceres de cabeça e pescoço
Celebramos nesta semana, no dia 27 de julho, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data é aproveitada para desenvolver atividades de conscientização e informação no combate e prevenção deste tipo de câncer. Além da ação de entidades como a Sociedade Brasileira do Câncer de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e de médicos especializados em cirurgia da cabeça e do pescoço, é muito importante o envolvimento da população e de órgãos públicos, tendo em vista a implementação de políticas públicas que contribuam para diminuir a incidência da doença entre os brasileiros.

Leia mais

Segunda, 23 de Abril de 2018 - 10:30

Osteopatia proporciona gestação mais tranquila

por Viviane Maduro

Osteopatia proporciona gestação mais tranquila
Durante a gestação ocorrem mudanças físicas e metabólicas na gestante que são necessárias para o desenvolvimento do bebê. Essas alterações deveriam acontecer de uma forma natural, sem grandes transtornos, já que estamos falando de um processo biológico da mulher. Porém, muitas vezes nos deparamos com mulheres grávidas que apresentam dores e desconfortos e, nesse momento, a Osteopatia pode auxiliar no alívio dessas dores e na melhora da qualidade gestacional.

Leia mais

Histórico de Conteúdo