Segunda, 20 de Julho de 2020 - 10:00

Procedimentos oncológicos são fundamentais mesmo em tempos de pandemia

por Mauricio Amoedo

Procedimentos oncológicos são fundamentais mesmo em tempos de pandemia
A pandemia do Coronavírus tem provocado diversas mudanças na vida das pessoas e apesar da recomendação dos órgãos de saúde pelo isolamento social com o intuito de diminuir o risco de contaminação, um outro problema tem preocupado os profissionais de saúde das diversas áreas, entre elas, Oncologia: a redução no número de procedimentos oncológicos e até mesmo a evasão nos tratamentos quimioterápicos.

Leia mais

Sexta, 17 de Julho de 2020 - 09:00

Brasil e Portugal se unem para combater diabetes tipo 2

por Thaisa Trujilho

Brasil e Portugal se unem para combater diabetes tipo 2
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM 2) é um importante e crescente problema de saúde pública para o Brasil. O aumento da sua prevalência está associado com vários fatores como a rápida urbanização, maior frequência de obesidade, sedentarismo e do crescimento e envelhecimento da população. O controle adequado do DM 2 é fundamental para minimizar as complicações da doença. Existem evidências de que os indivíduos com diabetes mal controlados e não adequadamente tratados desenvolvem mais complicações que levam a aumento das internações e representam problemas de grande importância para a população como os infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, cegueira, insuficiência renal e amputações.

Leia mais

Quarta, 15 de Julho de 2020 - 17:00

A importância do autocuidado

por Dani Menezes

A importância do autocuidado
Como você tem cuidado de você? A pergunta pode parecer incomum, mas é um convite que a vida faz, diariamente, a cada um de nós e hoje trago para você esta reflexão. Quando nos olhamos no espelho e não nos sentimos confortáveis, confiantes, quando nos sentimos inseguros em um relacionamento ou mesmo profissionalmente, por exemplo, são situações que funcionam como lembretes da vida para olharmos um pouquinho para nós. Sim, porque toda e qualquer situação começa dentro da gente.

Leia mais

Segunda, 13 de Julho de 2020 - 09:30

Como tratar as dores provocadas pela Chikungunya

por Anita Rocha

Como tratar as dores provocadas pela Chikungunya
Dores intensas nas articulações durante semanas, meses e até anos. Essa é a realidade de milhares de pessoas infectadas pela Chikungunya, vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. A Bahia registrou um aumento de 434% casos da doença, pulando de 4.365 entre dezembro de 2018 e junho de 2019, para 23.311 entre dezembro de 2019 e 2 de junho de 2020. Com esse crescimento expressivo, a preocupação das pessoas é como tratar a dor que perdura no pós-Chikungunya. Esse crescimento assustador de casos tem sido um desafio na qualidade de vida dessas pessoas. As sequelas da Chikungunya têm se traduzido em um grande sofrimento para os pacientes, muitas vezes incapacitantes, impossibilitando a realização de atividades simples, até mesmo caminhar.

Leia mais

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 10:30

Cuidados bucais na quarentena: O que é realmente necessário?

por Júlia Torres

Cuidados bucais na quarentena: O que é realmente necessário?
Todos sabemos que práticas simples de higiene como lavar as mãos com água e sabão e limpar as superfícies de objetos com álcool 70% são algumas das principais recomendações como prevenção contra o novo coronavírus. Porém, a preocupação com a higiene bucal está maior na quarentena, já que o vírus entra no organismo principalmente pela boca e pelo nariz. Segundo a empresa Listerine, por meio de um comunicado oficial, a procura pelos enxaguantes bucais e outros produtos de higiene tiveram aumento de procura neste período, o que ratifica esse aumento de cuidados e traz vários aspectos positivos.

Leia mais

Segunda, 06 de Julho de 2020 - 10:35

Julho Amarelo: Hepatites virais podem evoluir por décadas de forma silenciosa

por Raymundo Paraná

Julho Amarelo: Hepatites virais podem evoluir por décadas de forma silenciosa
As hepatites virais são doenças causadas por vírus que podem gerar lesões graves ao fígado e merecem a atenção de todos. No Brasil, particularmente, as hepatites crônicas B e C ainda são responsáveis por mais de 40% dos casos de transplante de fígado. Por serem doenças silenciosas, evoluem por décadas sem diagnóstico, mas causam danos progressivos ao fígado. Por isso, muitos pacientes portadores desses vírus não sabem que estão com a doença.

Leia mais

Quinta, 02 de Julho de 2020 - 10:00

Julho Amarelo reforça alerta sobre riscos das hepatites virais

por Lourianne Cavalcante

Julho Amarelo reforça alerta sobre riscos das hepatites virais
As hepatites virais afetam milhares de pessoas em todo o mundo e na Bahia não é diferente. Causadas, principalmente, pelos vírus A, B e C, provocam uma inflamação no fígado e são as principais causas de câncer nessa região. Nesse sentido, conscientizar a população para a gravidade das hepatites virais é fundamental. Esse é o objetivo do Julho Amarelo, adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

Leia mais

Radiação ultravioleta é nova alternativa para combater vírus e bactérias em clínicas
Para além das orientações e protocolos de biossegurança e saúde como a utilização de álcool em gel, óculos, máscaras reforçadas, pró-pé e jalecos descartáveis, clínicas e hospitais estão buscando novas formas de desinfecção dos ambientes. Hospitais e grandes clínicas de São Paulo adotaram em suas práticas equipamentos com radiação ultravioleta (UV) como alternativa para reduzir o contágio pelo novo coronavírus, embora ainda não exista nenhuma pesquisa que comprove a eficácia da radiação artificial UV-C contra o Sars-Cov-2 (causador da atual pandemia de covid-19). O uso está baseado em estudos mais antigos que mostram sucesso em destruir o Sars.

Leia mais

Quarta, 10 de Junho de 2020 - 10:00

É possível tratar Síndrome do Ovário Policístico com mudanças de hábitos de vida?

por Ana Cristina Batalha

É possível tratar Síndrome do Ovário Policístico com mudanças de hábitos de vida?
Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), uma doença endócrina caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos que eleva o risco de problemas como resistência à insulina, diabetes tipo 2, câncer e infertilidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio hormonal que provoca formação de cistos nos ovários, o que fazem com que eles aumentem de tamanho e provoquem alterações no metabolismo da mulher. Esse problema atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva e se caracteriza pela menstruação irregular, alta produção de testosterona e presença de microcistos nos ovários.

Leia mais

Ginecologia natural e tratamentos alternativos são opções para manter a saúde da vagina
Na contracorrente do consumo desenfreado e sem consciência e do desperdício de resíduos no planeta, surgem práticas e alternativas mais sustentáveis, como a ginecologia natural, que vêm retornando ao meio urbano e se popularizando no Brasil. Esse movimento vem com a proposta de resgatar práticas ancestrais das mulheres no cuidado com o próprio corpo. Entre os principais hábitos dessa prática estão o uso de plantas e produtos naturais em tratamentos contra fungos, bactérias, alergias e até mesmo no alívio dos sintomas da TPM e menopausa. A ginecologia natural é muito recomendada para mulheres que sofrem de infecções recorrentes, como a candidíase, por exemplo, ou para quem busca reduzir o uso de algum medicamento. 

Leia mais

Histórico de Conteúdo