Quinta, 23 de Janeiro de 2020 - 15:20

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado

por Ana Cristina Batalha

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado
Os descuidos com a saúde íntima são muito mais comuns no verão. Não à toa, esse é o período em que aumentam as queixas ginecológicas. Passar o dia com o biquíni molhado, por exemplo, intensificam o surgimento de infecções. Os fungos e bactérias encontram no calor e na umidade o ambiente perfeito para sua proliferação. No consultório, as queixas mais comuns que recebo são coceira e corrimento vaginal, que podem ser sinais de candidíase, infecção causada por fungos, e vulvite, que é dermatite de contato ou alérgica na vulva, a parte externa da vagina. O problema é que, na presença de corrimento vaginal, muitas mulheres aumentam a quantidade de banhos diários e exageram no sabonete, o que acaba contribuindo para a retirada da proteção natural, mantendo o ambiente vaginal desfavorável e agravando o quadro.

Leia mais

Quinta, 19 de Dezembro de 2019 - 17:00

Cuidados com a pele: do eterno ao instantâneo

por Marília Acioli

Cuidados com a pele: do eterno ao instantâneo
A pele é o maior órgão do corpo humano e seguir uma cartilha de cuidados com ela devia fazer parte da rotina de todos nós. Nessa lista, encontram-se dois tipos de cuidados: os eternos, que devem estar na ordem do dia e realizados sempre, e os instantâneos, aqueles mais pontuais, feitos esporadicamente.

Leia mais

Terça, 29 de Outubro de 2019 - 11:30

Será que a Fisioterapia está preparada para melhorar seu desempenho no trabalho?

por Claudio Cotter

Será que a Fisioterapia está preparada para melhorar seu desempenho no trabalho?
A forma como pensamos e lidamos com a dor e a doença é importantíssima e define em muitos casos qual a gravidade dos sintomas e o quanto estes processos podem atrapalhar nossa vida pessoal e desempenho no trabalho. Na prática diária em consultório fica claro que pacientes com atitudes positivas costumam ter sintomas mais amenos do que pacientes com atitudes negativas em relação à patologia ou mesmo em relação à vida.

Leia mais

Terça, 22 de Outubro de 2019 - 11:30

Canabidiol: Mitos e Verdades

por Neide Montesano

Canabidiol: Mitos e Verdades
Em todas as discussões que ocorrem junto à opinião pública sempre nos defrontamos com mitos e verdades e alguns desses temas merecem nossa atenção pela relevância. O Canabidiol (CBD), esse composto químico encontrado na planta Cannabis, que nos últimos anos ganhou notoriedade por suas funções terapêuticas e cognitivas, é uma questão que merece bastante consideração por todos e urgência em sua regulamentação no Congresso Nacional.

Leia mais

Terça, 01 de Outubro de 2019 - 11:30

Dicas para escolher o melhor plano de saúde para sua empresa

por Leandro Almeida

Dicas para escolher o melhor plano de saúde para sua empresa
Um dos benefícios mais importantes para os colaboradores é o plano de saúde e ele representa uma fatia importante da folha de pagamento algo em torno de 8% a 15%. Por isso é muito importante que você, gestor de RH e empresário, escolha corretamente qual das opções existentes no mercado atenderá melhor as necessidades do seu público interno. Trata-se de um processo complexo, mas que se for realizado da forma correta pode enxugar e muito os custos de sua empresa e ainda atender a expectativa dos colaboradores.

Leia mais

Terça, 24 de Setembro de 2019 - 11:30

Ao lidar com o câncer, precisamos de mais do que sorte

por Maira Caleffi

Ao lidar com o câncer, precisamos de mais do que sorte
A sorte é uma palavra que designa uma força invencível a que se atribuem diversos acontecimentos da vida; um fenômeno inexplicável, fruto do acaso ou destino. Por vezes, ela é nossa companheira e nos leva a rumos afortunados; por outras, se perde no caminho e nos desvia para uma rota completamente inesperada.

Leia mais

Terça, 17 de Setembro de 2019 - 11:30

Precisamos falar sobre a Doença de Alzheimer

por Rodrigo Rizek Schultz

Precisamos falar sobre a Doença de Alzheimer
Começa mais ou menos assim: a mesma pergunta é feita várias vezes; há também uma dificuldade em acompanhar conversas e articular; sair de carro se transforma em pesadelo porque achar o caminho não é natural. Esses sinais evidenciam o primeiro e mais característico sintoma da Doença de Alzheimer, a perda de memória recente. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a diminuição das funções cognitivas. Em poucas palavras, as células cerebrais morrem, prejudicando a função mental. A progressão da doença acarreta em problemas mais graves, como o esquecimento de fatos mais antigos, a desorientação no espaço e irritabilidade.

Leia mais

Terça, 10 de Setembro de 2019 - 11:30

Tabagismo aumenta risco de doenças oculares como catarata e degeneração macular

por Frederico Faiçal

Tabagismo aumenta risco de doenças oculares como catarata e degeneração macular
O hábito de fumar pode gerar mais riscos à saúde do que se imagina. Além do câncer no pulmão e dos problemas respiratórios, o cigarro também favorece a manifestação e o agravamento de problemas oculares. Dentre as doenças relacionadas ao tabagismo, destaca-se a Catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – conhecida como uma das causas importantes de cegueira no mundo ocidental, em indivíduos com idade superior a 50 anos.

Leia mais

Terça, 03 de Setembro de 2019 - 11:30

O que é Prostatite e por que incomoda tanto os homens?

por Marco Lipay

O que é Prostatite e por que incomoda tanto os homens?
A prostatite é a inflamação da próstata que acomete, preferencialmente, homens entre 30 e 50 anos e manifesta-se tanto de forma aguda como crônica. Lembramos que a próstata é uma glândula, de aproximadamente 25 gramas no homem jovem, e está situada abaixo da bexiga e acima do reto (porção terminal do intestino). Pela próstata passa a uretra, estrutura anatômica que conduz a urina da bexiga para o meio externo. A próstata tem como função principal a produção do líquido seminal e a nutrição dos espermatozoides (reprodução), além de outras funções como controle miccional; orgasmo e defesa nas infecções.

Leia mais

Terça, 27 de Agosto de 2019 - 11:30

O que está impedindo o crescimento do setor de saúde privada?

por Cadri Massuda

O que está impedindo o crescimento do setor de saúde privada?
O que todo mundo vê: nos últimos 8 anos tivemos um reajuste de 340% no valor dos planos de saúde, enquanto a inflação não ultrapassou os 150%. O que quase ninguém vê: o sistema de saúde está desregulado e ruim para todos os envolvidos. Enquanto o aumento é excessivo para o consumidor, ele não cobre a inflação médica, que chega a ser mais de três vezes o valor da inflação geral. Entre as práticas que estão comprometendo a sustentabilidade da saúde privada estão o modelo de pagamento por serviços e o de atendimento focado no médico especialista.

Leia mais

Histórico de Conteúdo