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Francis Juliano
Jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atuou em assessoria de imprensa e site noticioso. Escreveu um perfil biográfico do jornalista Jorge Calmon para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
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O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, avaliou que a inauguração oficial da fábrica da BYD, em Camaçari, nesta quinta-feira (9), representa “um ponto de inflexão” na economia baiana e na indústria automobilística nacional. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Segundo o titular da Sefaz, a chegada da montadora chinesa, que é líder mundial na produção de veículos elétricos e de baterias, marca a entrada definitiva do Brasil em uma nova era tecnológica.
“Estamos fazendo a grande porta de entrada da China no Brasil, aqui na Bahia. A BYD é líder mundial na produção de veículos elétricos, uma empresa que desenvolve tecnologia a todo momento. O carro da BYD é muito mais do que um automóvel, é um computador sobre rodas”, afirmou Vitório em entrevista ao Bahia Notícias.
O secretário ressaltou que o projeto simboliza uma transição semelhante à revolução ocorrida no setor de telefonia com a chegada dos smartphones. “O mundo está presenciando uma mudança nos veículos. Eu diria que o carro da BYD está para o antigo automóvel como o iPhone esteve para os telefones celulares”, comparou.
Durante a entrevista, Manoel Vitório destacou que o investimento inicial de R$ 3 bilhões foi ampliado para cerca de R$ 5,5 bilhões, o que também elevou as projeções de geração de emprego e produção.
“Quando o governador Jerônimo anunciou a instalação da planta, falávamos em 3 bilhões de investimentos e 5 mil empregos diretos. Agora já são mais de 5 bilhões e meio e o potencial de 10 mil empregos. Tudo isso mostra que o projeto não sofreu frustração, mas uma ampliação”, explicou.
Com a operação plena, a estimativa é de 20 mil empregos diretos e indiretos e uma produção que pode ultrapassar 300 mil veículos por ano. “Na perspectiva de produção e de geração de empregos, a BYD mais do que triplica o que a Ford tinha em termos de atividade na planta de Camaçari”, pontuou.
Vitório também destacou a exigência feita pelo governador Jerônimo Rodrigues para que parte da produção tecnológica da BYD fosse desenvolvida na Bahia. “Foi um pedido especial do governador: que a tecnologia também fosse produzida aqui. Isso já está no contrato. A Bahia quer não só a montagem, mas também o desenvolvimento tecnológico”, reforçou.
Além do impacto econômico e da inovação, o secretário frisou o compromisso ambiental da montadora. “Estamos falando de tecnologia, de emprego e também de redução da poluição. É uma indústria que se propõe a diminuir emissões, respeitar o meio ambiente e gerar renda. É um show que está acontecendo aqui”, disse.
Por fim, Manoel Vitório destacou o papel do governo estadual e do presidente Lula na viabilização do projeto.
“A política de incentivos do Estado da Bahia e a garra dos governadores Rui Costa e Jerônimo Rodrigues foram recompensadas. Tudo isso também aconteceu, principalmente, em função do presidente Lula, que deu o último fôlego para que tudo isso se concretizasse”, concluiu o secretário.
Uma disputa gastronômica entre estados brasileiros pode superar os acirrados embates de reality shows de culinária. Trata-se da competição para descobrir qual a melhor maniçoba do Brasil: a da Bahia ou a do Pará? Tudo começou quando o ministro da Casa Civil, Rui Costa brincou e convidou o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para experimentar o prato com o tempero baiano.
Durante agenda em Belém (PA), Lula relembrou o convite do ex-governador da Bahia e fez com que o governador paraense, Helder Barbalho (MDB), também participasse da brincadeira. Já que o Pará também produz o alimento. Na ocasião, Barbalho defendeu sua culinária local e desafiou Lula para experimentar e revelar qual dos dois pratos era mais saboroso.
Após o caso repercutir nas redes sociais, o petista voltou a brincar sobre o tema, nesta quinta-feira (9), na inauguração da fabricante chinesa de automóveis, BYD, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
No começo do discurso, o presidente, em tom de descontração falou que o prato tradicional do Recôncavo baiano estaria em disputa com a iguaria paraense, para saber qual estado produzia o melhor prato.
“A maniçoba da Bahia vai estar disputando um campeonato mundial com a maniçoba do Pará, nós queremos saber qual o estado que produz a melhor maniçoba”, contou.
O chefe do Executivo disse ainda que se não conseguir decidir qual o melhor tempero, deixará a escolha com o público.
“Se eu não souber falar o resultado eu vou chamar o VAR. E o VAR são vocês, e vocês vão dizer quem vai ganhar", revelou.
O secretário de desenvolvimento econômico (SDE), Angelo Almeida comemorou a chegada da empresa chinesa BYD na Bahia, nesta quinta-feira (9). A fabricante de automóveis foi inaugurada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista ao Bahia Notícias, o titular da SDE relembrou o processo de negociações entre o governo e a empresa.
“Bom, durante todas as tentativas, o que nos anima é a escalada que foi acontecendo de quando a BYD sentou pela primeira vez para começar e onde nós estamos hoje. Todas as projeções estão sendo para cima”, disse.
O secretário ainda comentou acerca da fábrica obter projeções otimistas com o aumento da produção de 120 mil para 400 mil unidades até 2030.
“O contrato que foi aditivado esta semana, publicado pelo Diário Oficial, demonstra que a BYD vai sair de 120 mil unidades previstas no início para 400 mil unidades até o ano de 2030. Dessas 400 mil unidades, a previsão é que o conteúdo nacional, ou seja, de peças e artefatos para a produção do carro, 78% sejam produzidas no Brasil, sendo que desde 52% estarão sendo produzidas na Bahia”, afirmou.
“Nós temos muito ainda a caminhar, há muito trabalho pela frente, mitigando agora com esses chamados sistemistas que podem vir do mundo inteiro, se instalar na Bahia, construindo novos parques de fábricas industriais. É uma indústria intensiva, com muita tecnologia, consciência marcada, geração de emprego e renda, ticket médio bom para trabalhadores. Nós estamos muito felizes em comemorar esse dia histórico, esse 9 de outubro para todos nós”, completou.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos celebrou a inauguração da fabricante chinesa BYD na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O titular da pasta, anunciou, nesta quinta-feira (9), durante a cerimônia de entrega da fabricante automotiva, que a chegada da organização pode gerar 10 mil trabalhos diretos e 10 mil trabalhos indiretos, conforme expectativa do Governo do Estado.
“A chegada de uma empresa como a BYD representa um marco, porque trata-se de uma indústria com alto valor agregado, com empregos de renda maior porque pagam melhores salários. Uma linha de montagem expressiva que temos a expectativa de que com o avanço da ampliação da fábrica, cheguemos a 10 mil trabalhadores diretos aqui dentro e mais 10 mil indiretos. Existe uma política de expansão da própria BYD, que tem sido conversada com o nosso governo”, revelou ao Bahia Notícias no evento, que conta com a presença do presidente Lula.
O chefe do órgão apontou que existe expectativa de que a fabricante deve ainda fomentar a economia de outros segmentos.
“Há perspectivas muito boas do horizonte, de modo que a chegada da BYD ajuda vários outros setores, que envolve toda a cadeia produtiva na indústria automobilística, mas também na mesma área dos serviços. vAI gerar novas demandas por outras atividades industriais. Estamos aproveitando esse bom momento, ao mesmo tempo buscando também atrair investidores de outros países”, afirmou.
Ele comentou ainda que investimentos de outros países podem chegar no estado
“Tivemos com o embaixador francês, o presidente Emmanuel Macron, que está vindo para cá para o Brasil e para a Bahia, especialmente em novembro. Uma expectativa também de novos investimentos da Alemanha. Fizemos um encontro industrial Brasil-Alemanha, foi muito importante, com marcos importantes na área de energia renovável, por exemplo. Há perspectivas muito positivas de outras empresas chinesas se instalarem na Bahia. Então, estamos entusiasmados”, concluiu.
O ex-senador e especialista em planejamento urbano-regional Waldeck Ornélas voltou a criticar o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, classificado por ele como uma iniciativa “inadequada em termos de temporalidade e localização”.
Waldeck Ornélas | Foto: Reprodução / Redes Sociais
Em entrevista ao Bahia Notícias, Ornélas reafirmou a posição contrária à construção da ponte e defendeu a implementação de um sistema de transporte coletivo de passageiros na Baía de Todos-os-Santos como solução mais eficiente para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.
Segundo o ex-senador, a ponte tem um caráter basicamente rodoviário, em que beneficia apenas o tráfego de veículos, e não atende às necessidades da população que se desloca entre as cidades. “A ponte resolve o problema do fluxo veicular, mas não o da mobilidade cotidiana das pessoas. A revitalização econômica do entorno da baía só ocorrerá com um sistema eficiente de transporte de passageiros”, afirmou o também ex-ministro da Previdência do governo FHC ao Bahia Notícias.
Ornélas argumenta que o empreendimento, orçado atualmente em R$ 11 bilhões, deveria ser reavaliado. Ele destacou que o custo final pode ser ainda maior, já que estudos de fundação indicam a necessidade de intervenções mais profundas do que o previsto inicialmente.
“Meu receio é que apresentem um novo orçamento. Por isso, questionei em um artigo recente ‘quanto custa não fazer?’. É essencial compreender o impacto financeiro total dessa obra”, observou.
O ex-parlamentar também lembrou que já existe um sistema de transporte aquaviário na Baía de Todos-os-Santos, com rotas que conectam Salvador a cidades como Madre de Deus, Maragogipe e Cachoeira, as duas últimas no Recôncavo. Para ele, o modelo precisa ser aperfeiçoado e integrado a outros modais terrestres, e não substituído por uma ponte que privilegia apenas o transporte individual.
“A Baía de Todos-os-Santos é um recurso natural extraordinário e subutilizado. Temos um complexo portuário amplo, com potencial para reativar a economia local, como demonstra o caso do estaleiro Paraguaçu [Maragogipe], que pode gerar cerca de sete mil empregos. Isso exige soluções de transporte voltadas para os trabalhadores, e não apenas para automóveis”, completa Ornélas.
O ex-senador também comparou o projeto à Ponte Rio-Niterói, construída nos anos 1970. Para ele, o contexto atual é completamente diferente. “Naquele período havia uma metrópole na outra margem. Hoje, o cenário é outro, e o pedágio seria inviável para boa parte dos usuários. Estamos repetindo um modelo de desenvolvimento ultrapassado”, afirmou.
Waldeck Ornélas frisou que a posição contrária ao projeto não é recente. Desde 2019, ele publica artigos e notas técnicas em que critica a proposta, especialmente após a redução do vão central da ponte, que, segundo ele, comprometeu a viabilidade náutica da Baía de Todos-os-Santos.
“Tenho tratado desse tema há anos, antes mesmo da assinatura do contrato. Sempre defendi que a prioridade deve ser um sistema integrado de transporte de passageiros, capaz de impulsionar a economia local e melhorar a mobilidade de forma sustentável”, concluiu.
O ex-prefeito de Bom Jesus da Serra, no Sudoeste baiano, Jornando Vilas Boas Alves (Avante) foi condenado por improbidade administrativa [ato ilegal cometido por agente público].
Jornandinho, como é conhecido, foi acusado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) de usar uma empresa de fachada [Terral Terraplanagem e Mecanização do Solo] para desviar recursos públicos com a justificativa de fazer serviços de aguadas. Ainda cabe recurso à decisão.
No entanto, os trabalhos eram executados com tratores e funcionários da própria prefeitura, e não pela contratada. A sentença também decretou a inelegibilidade por oito anos de Jornandinho, ordenou o ressarcimento de R$ 69 mil ao Erário Municipal e puniu o ex-secretário de finanças, Emanuel Vilasboas Alves, e Maria de Lourdes Carvalho de Andrade, os dois acusados de criar a empresa suspeita.
Os três também ficam proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais e creditícios pelo prazo de oito anos.
Com a ligação política entre o então prefeito e o secretário de Finanças, a empresa foi admitida para prestar serviços, o que teria permitido o desvio de recursos públicos, mantendo, no entanto, a regularidade formal junto ao Tribunal de Contas.
Primeiro prefeito de Bom Jesus da Serra, quando o município foi emancipado de Poções em 1989, Jornandinho já governou a cidade por quatro vezes, a última entre 2020 e 2024.
Ele tentou a reeleição, mas perdeu o pleito para Welton Silva Andrade (PSD). Enquanto o eleito teve 58,68% dos votos válidos, Jornandinho obteve 39,92% dos sufrágios.
Uma comunidade em Bom Jesus da Lapa, Oeste baiano, foi reconhecida como terra quilombola. O ato foi publicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na última quarta-feira (1°) por meio de uma portaria. Com isso, uma área de 20,2 hectares passa a ser declarada como território da Comunidade Quilombola Juá e Bandeira.
Conforme o Incra, o reconhecimento atende ao disposto no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, além da Constituição Federal, do Decreto nº 4.887/2003 e da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garantem o direito à titulação das terras ocupadas por comunidades quilombolas.
O documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) define os limites da área quilombola.
Pelo Norte: Fazenda Santa Maria e Rio São Francisco; Leste: propriedades rurais, fazenda Carnaíba, linhas de transmissão da Chesf e faixa de domínio da rodovia BA-160; Sul: linhas de transmissão, rodovia BA-160 e fazenda Carnaíba; Oeste: Fazenda Carnaíba e Rio São Francisco.
A portaria entra em vigor em até sete dias após a publicação oficial.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) autorizou o Consórcio da Ponte Salvador-Itaparica para fazer estudos da fauna aquática na área de dragagem do novo canal de acesso ao Porto de Salvador, na Baía de Todos-os-Santos. A concessão, que será de três anos, foi publicada em portaria do Inema nesta quinta-feira (2).
De acordo com o órgão estadual de meio ambiente, o levantamento contemplará espécies das comunidades bentônicas — como peixes, crustáceos, moluscos, corais, anelídeos e equinodermos — e da comunidade planctônica, incluindo fitoplâncton, zooplâncton e ictioplâncton.
PROIBIÇÕES
A mesma portaria também proíbe acesso ao patrimônio genético sem observância da legislação federal; coleta ou transporte de fauna em áreas privadas sem consentimento dos proprietários; exportação, comercialização ou criação de animais vivos ou material zoológico; eutanásia de espécimes para compor coleções científicas.
A Ponte Salvador-Itaparica deve custar cerca de R$ 11 bilhões e as obras estão previstas para começar em junho do ano que vem com entrega estimada em 2031.
A construção está sob responsabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo da Bahia e um consórcio chinês formado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC).
A Polícia Federal (PF) revelou nesta quarta-feira (1º) que a organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro via atividades ilícitas, como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, atuava em Feira de Santana e região há mais 20 anos.
Apontado como líder da organização, o deputado Binho Galinha segue foragido após ter a prisão prevetiva decretada pela Justiça dentro da Operação Estado Anômico, que é um desdobramento da El Patrón, deflagrada pela primeira vez no dia 7 dezembro de 2023.
A informação foi confirmada pelo delegado da PF Geraldo Almeida, da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio e Repressão ao Tráfico de Armas.
Durante coletiva de imprensa, na sede da polícia, em Salvador, o delegado federal informou sobre as práticas ilegais investigadas, como extorsão, lavagem de dinheiro e jogo do bicho, além de tráfico de armas e associação ao tráfico de drogas. As duas últimas acusações foram reveladas na Operação desta terça.
“São diversos atos ilícitos que foram cometidos por esse grupo criminoso, entre eles a organização criminosa armada, extorsão majorada, lavagem de dinheiro majorada, contravenção penal do jogo do bicho, a agiotagem e receptação qualificada”, afirmou.
Sem citar o deputado, o delegado disse que os agentes buscam um dos alvos dos mandados de prisão preventiva.
“Há um investigado que não foi encontrado em sua residência na ocasião do momento das diligências e por esse motivo este investigado está foragido”, indicou.
O delegado frisou que atuação do grupo por mais de duas décadas contava com a participação de policiais militares.
“A organização criminosa investigada atua há mais de 20 anos na cidade de Feira de Santana e em regiões. Há diversas pessoas atuando nessa organização criminosa e também foi verificada participação de policiais militares. Há um grupo contável de militares, de pessoas investigadas, que exercem a função de policial e hoje foi dado cumprimento a quatro mandados de prisão em desfavor dos policiais militares. Eles exerciam a função, a divisão de tarefas do braço armado da organização criminosa”, finalizou.
Alvo da Operação Estado Anômico, deflagrada na manhã desta quarta-feira (1°), o deputado estadual Binho Galinha (PRD), é considerado foragido. A Anômicos é um desdobramento da Operação El Patrón, iniciada em dezembro de 2023.
Imagens da residência do legislador, situada no bairro SIM, foram divulgadas pela operação, feita em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a Força Correcional Especial Integrada (Force/Coger/SSP-BA).
Segundo a ação, o objetivo é desarticular uma organização criminosa estruturada e especializada em lavagem de capitais oriundos de atividades ilícitas, como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. O grupo atuava em Feira de Santana e cidades da região, além de Salvador.
Ao todo, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 9 milhões em contas bancárias e da suspensão de atividades econômicas de uma empresa ligada aos investigados.
Entre os presos estão a esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho do parlamentar, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Ambos já haviam sido detidos em 2023, mas foram liberados em abril de 2024. Outros quatro policiais militares também foram presos acusados de integrar a organização criminosa.
Deputado, ao centro, com filho e esposa / Foto: Reprodução / Redes Sociais
As investigações apontam para a prática reiterada de crimes graves, com foco na ocultação e dissimulação de bens e valores.
A ação mobilizou cerca de 100 policiais federais, além de 11 auditores-fiscais e três analistas tributários da Receita Federal. O nome da operação faz referência ao conceito de “Estado Anômico”, termo que descreve uma condição social marcada pela ausência ou enfraquecimento das normas e valores que regulam o comportamento coletivo, gerando desorganização e incerteza.
Caso condenados, os investigados poderão cumprir penas que, somadas, ultrapassam 50 anos de reclusão. (Atualizado às 8h09)
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luiz Inácio Lula da Silva
"O problema que eu tenho é que eu não gostaria que o Rui deixasse o governo. Mas eu também não tenho o direito de exigir sacrifício do ministro que tem oportunidade de se eleger. Então, quem quiser ser candidato será liberado para ser candidato".
Disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que não gostaria que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deixasse o governo federal, mas ressaltou que não pretende impedir que integrantes de sua equipe concorram nas eleições de 2026.