Artigos
Bahia registra menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos
Multimídia
João Cláudio Bacelar defende permanência da Câmara na Praça Thomé de Souza
Entrevistas
Diretor do FIDA/ONU no Brasil reforça parcerias na Bahia para geração de emprego e renda no campo
Principios editoriais
O que é jornalismo?
Exercer o jornalismo é, antes de tudo, ter em perspectiva o papel social da imprensa como agente integrante e integrado à sociedade. Contar histórias de pessoas é um efeito colateral do papel de fiscalizar o poder público, além de servir como uma fronteira para entender as distinções entre as obrigações de autoridades, da sociedade civil e da própria imprensa enquanto defende. Além disso, preserva o direito de minorias econômicas e sociais, muitas vezes silenciadas, e que precisam ser reconhecidas e compreendidas. A imprensa é parte fundamental nesse processo de construção identitária de um povo e, inserida em um estado como a Bahia, cujas virtudes costumam ser subjugadas frente aos obstáculos enfrentados ao longo da história, a relevância desse jornalismo hiperlocal é fundamental para o exercício pleno da cidadania.
Qual a missão e o objetivo do Bahia Notícias?
Levar informação de qualidade, gratuitamente, devidamente apurada e conforme a legislação e os princípios éticos do jornalismo serve de base para a construção da nossa linha editorial.
O portal segue as normas técnicas aprendidas por profissionais devidamente qualificados, com formação na área de Jornalismo. Os repórteres e editores do Bahia Notícias permanecem completamente imbuídos em trazer diversidade de vozes, permitindo que os citados sejam devidamente ouvidos quando na publicação de conteúdos. Quando, por acaso, se torna imprescindível a publicação antes da manifestação dos envolvidos, o portal assume o compromisso público de permitir a divulgação de versões que contemplem o posicionamento deles.
A exatidão do conteúdo publicado, bem como a curadoria daquilo que é parte do conteúdo editorial, é basilar na construção do jornalismo do Bahia Notícias. Dentro da demanda por conteúdo urgente e informacional, de interesse público e do público, o portal se compromete com a permanente verificação da notícia, ainda que, em alguns casos, seja necessária a correção dentro das políticas previamente definidas pela equipe de jornalismo.
Também deve ser claro que o portal e a equipe editorial são devidamente instruídos para evitar títulos “caça-cliques” ou que possam, eventualmente, gerar a desinformação do público em geral, reforçando o papel do Bahia Notícias enquanto veículo de imprensa responsável e com compromisso público contra a desinformação. Leitores que se sintam desconfortáveis com essa política editorial podem entrar em contato pelos meios disponíveis no site, manifestando sua crítica, que será ouvida, discutida e considerada por repórteres, editores e pela direção do site.
O compromisso do Bahia Notícias é também manter vivo o legado do sócio-fundador Samuel Celestino, cujo papel no jornalismo político baiano é reconhecido pelos diversos atores sociais que atuaram no segmento desde a década de 1960 e que continua a reverberar no ambiente digital por meio do portal.
Tipos de conteúdo publicados:
- Notícias: formato noticioso, contendo informações de relevância social e cujo interesse público se sobrepõe aos interesses de autoridades políticas, públicas e de empresas e corporações, bem como conteúdos de interesse do público;
- Entrevistas: formato de perguntas e respostas, devidamente identificadas, em formato de texto, áudio ou vídeo, realizadas por integrantes da equipe do portal ou colaboradores eventuais;
- Opinião: formato de análise, devidamente identificado enquanto conteúdo que remete à opinião do autor, que pode corresponder ou não ao posicionamento da direção do portal;
- Artigos: conteúdos de opinião de terceiros, sem vinculação direta com o site, e que permitam a diversidade de vozes dentro da perspectiva de maior número possível de interlocutores;
- Conteúdo patrocinado: reprodução de conteúdo no formato de informe publicitário ou devidamente identificado como apoiado por empresa ou instituição pública ou privada, que consentiu com os princípios editoriais do portal.
Autoria e responsabilidade pelas publicações
Conteúdos identificados como pertencentes às categorias “Notícias”, “Entrevistas” e “Opinião” estão devidamente assinados quando se trata de informações obtidas e/ ou apuradas por membros da equipe do portal, disponibilizados no link “Quem somos”, disponível na página inicial e em outras páginas do site. O Bahia Notícias é responsável por publicações redigidas por sua equipe. Quando o nome do autor é substituído por “Redação”, o portal assume se tratar de reprodução de conteúdos de terceiros, sendo eles órgãos de assessoria de imprensa de entidades públicas ou privadas e de outros veículos de imprensa, cujos princípios editoriais coadunam com os compartilhados pela empresa.
No caso de “Artigos” e “Conteúdos patrocinados”, a responsabilidade dos conteúdos é de responsabilidade dos autores, sendo o Bahia Notícias a plataforma utilizada para a publicação dos referidos textos, que podem assumir o formato também de áudio e vídeo em plataformas conexas e pertencentes ao site.
Conteúdos patrocinados
O Bahia Notícias tem o compromisso de identificar quaisquer conteúdos publicados que contem com o patrocínio de empresas, governos, organizações filantrópicas ou indivíduos. Este compromisso é expresso através desta declaração e da publicação da etiqueta “Informe publicitário” junto do conteúdo em questão, ou incluído ao final do texto em caso de viagens a convites de empresas ou corporações.
Transparência de financiamento
O Bahia Notícias é mantido com receitas geradas por receitas de publicidade, por meio de venda direta ou mídia programática, cujos banners identificam os patrocinadores e apoiadores do portal.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Cláudio Villas Boas
"Iniciou esse contrato com a celebração do aditivo em 4 de junho de 25 agora, e a previsão contratual é que precisamos iniciar a construção da ponte em um ano após a assinatura desse contrato. Portanto, em junho de 26 iniciaríamos a construção. Logicamente, para isso, algumas etapas precisam ser desenvolvidas antes".
Disse o CEO do consórcio responsável pela ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas ao indicar que a data para o início da construção está marcada para junho de 2026.