Vitória confirma acesso à Série A1 do Brasileiro Feminino após desistência de clube
O Vitória está oficialmente na Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino na temporada 2026. Nesta quarta-feira (7), o clube confirmou que as Leoas herdaram a vaga na elite nacional após a desistência do Real Brasília da competição, seguindo os critérios e regulamentos estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol.
Com a vaga aberta, a CBF utilizou a classificação da Série A2 como parâmetro, e o Rubro-Negro acabou beneficiado por encerrar a última edição da competição na quinta colocação. O resultado garantiu ao Vitória o acesso à principal divisão do futebol feminino brasileiro.
Em comunicado oficial, o clube destacou que a entrada na Série A1 reforça o compromisso institucional com o fortalecimento do futebol feminino. A diretoria também valorizou o trabalho desenvolvido pelas atletas, comissão técnica e demais profissionais envolvidos no projeto.
Na última segunda-feira (5), o presidente do Vitória, Fábio Mota, destacou que a participação do Vitória na competição dependeria de um aporte financeiro, que deve contar com a Fatal Model como patrocinadora master da equipe feminina.
Com a chegada do Vitória, o Brasileirão Feminino Série A1 de 2026 deve reunir 18 clubes. Além do Rubro-Negro baiano, a elite nacional contará com equipes como Bahia, Corinthians, Palmeiras, Flamengo e São Paulo, entre outras forças do futebol brasileiro.
O Fortaleza, que chegou a colocar em dúvida a sua participação na competição por questões financeiras, tende a confirmar presença por meio de uma parceria com o R4, projeto comandado pelo ex-zagueiro Ronald Angelim, o que mantém o cenário da Série A1 praticamente definido para a próxima temporada.
