Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 11:10

Marcus Passos

por Ailma Teixeira

Marcus Passos
Enquanto as restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus impedem a realização de grandes eventos, muitos soteropolitanos decidiram levar as festas para dentro de casa. E isso teve um preço. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) registrou recorde histórico de denúncias de poluição sonora na última semana, com 2.064 ocorrências. "A gente sabe, as pessoas estão em casa, querendo se divertir, assistir uma live, mas a gente quer que a população compreenda que pode curtir sua live em casa sem incomodar o vizinho", pontuou o secretário Marcus Passos ao destacar a dificuldade para interceder nesses casos, já que não é permitido entrar em propriedade privada. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele afirmou que houve um aumento expressivo nas demandas da pasta, que é responsável também pela administração dos cemitérios públicos e ordena o trabalho dos ambulantes. Nesse último quesito, por exemplo, a Semop coordena a assistência dada aos trabalhadores informais durante a suspensão das atividades nos bairros com medidas mais restritivas.

Leia mais

Segunda, 27 de Julho de 2020 - 11:10

Bacelar

por Mauricio Leiro

Bacelar
Como presidente da Comissão Especial do PEC do novo Fundeb, o deputado federal Bacelar (Podemos) ressaltou a importância da aprovação do projeto tornando permanente o financiamento para a educação. "Conseguimos construir um consenso nunca antes conseguido no Brasil. Foi um apoio vindo do movimento popular, estudantil e da sociedade. Conseguimos colocar o debate da educação no centro do Brasil", pontuou o deputado. Ao Bahia Notícias, Bacelar analisou as propostas do governo federal para a educação e revelou sua preocupação com a educação em meio a pandemia do novo coronvírus e os reflexos que a paralisação das escolas podem gerar no futuro dos estudantes. "Pós pandemia nós vamos ter um choque educacional terrível. Nós estamos colocando o sistema de educação brasileira em risco, pode haver um colapso. A educação foi a primeira área a sofrer os efeitos da pandemia, foi suspensa primeiro e será a última voltar. Era para ninguém estar dormindo, estamos colocando em risco o futuro de uma geração", analisou. Possível candidato a prefeitura de Salvador, o deputado acredita que além da necessidade de uma atenção à base do governo, os componentes do grupo necessitam dialogar. Bacelar alerta ainda que essa analise definirá sua candidatura. "Precisamos discutir estratégia. Meu nome é melhor como prefeito, como vice, e até não ser candidato. Até isso. Não sou daqueles que acham que é tudo ou nada não é política é estratégia militar. Político conversa, discute", disse. Veja a entrevista completa.

Leia mais

Quinta, 25 de Junho de 2020 - 19:31

Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação

por Fernando Duarte / Matheus Caldas

Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação
Por conta da crise gerada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, alguns hotéis no estado pensam em fechar as portas, segundo o presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, em entrevista via live no Instagram do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (25).

Leia mais

Live BN: Delegado especialista em cybercrimes ensina como evitar golpes na internet
Não é difícil encontrar uma pessoa que foi vítima de um golpe da internet, ou que ao menos conheça alguém que foi. Grupos criminosos aplicam golpes há anos, e com a tecnologia eles vêm se aperfeiçoando. O delegado da polícia Civil e especialista em cybercrimes e cybersegurança, Jorge Figueiredo, foi o convidado da Live do BN nesta quarta-feira (17), e fez alertas sobre o tema para os leitores do site.

Leia mais

Segunda, 25 de Maio de 2020 - 12:19

Live do BN: Wagner critica reunião ministerial de Bolsonaro: 'Passa longe da liturgia'

por Fernando Duarte / Ulisses Gama

Live do BN: Wagner critica reunião ministerial de Bolsonaro: 'Passa longe da liturgia'
Entrevistado na Live do BN desta segunda-feira (25), o senador Jaques Wagner (PT) fez críticas ao conteúdo do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgada pelo ministro do Superior Tribunal Federal, Celso de Mello. De acordo com o ex-governador da Bahia, os comportamentos apresentados não configuram uma reunião e o fato da pandemia do novo coronavírus não ser pauta principal causou choque.

Leia mais

Terça, 12 de Maio de 2020 - 13:30

Live do BN: João Leão revela conversa com Bolsonaro quando deputado: 'Me respeite'

por Fernando Duarte / Breno Cunha

Live do BN: João Leão revela conversa com Bolsonaro quando deputado: 'Me respeite'
O vice-governador João Leão (PP) foi o convidado desta terça-feira (12) da Live do Bahia Notícias no Instagram e revelou uma conversa que teve com Jair Bolsonaro, quando o mesmo era deputado federal, sobre emendas parlamentares.

Leia mais

Live do BN: Otto se diz contrário a impeachment e deixa nas mãos do STF
O senador baiano Otto Alencar é contrário a instalação do processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em meio à pandemia do novo coronavírus. O parlamentar, que é o presidente do PSD Bahia e líder da bancada da sigla no Senado, avalia que o Brasil não tem condições de lidar com um processo de impeachment no momento. O senador foi o convidado desta quinta-feira (30) da Live do Bahia Notícias no Instagram.

Leia mais

Tradicionais entrevistas da semana dão lugar temporário a lives no Instagram
Toda segunda-feira o Bahia Notícias publica uma entrevista. Foi assim ao longo de mais de uma década. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, a tradicional fotografia que tem como fundo as charges de Borega ficou inviável, bem como a própria naturalidade possível quando a entrevista é presencial. Por telefone, é difícil identificar completamente as reações dos entrevistados. Mas nem por isso os leitores ficarão sem acesso a papos exclusivos com personalidades da política, do esporte, do entretenimento, da saúde ou da justiça. Atento a esse novo momento, o site iniciou há duas semanas uma série de lives no Instagram, trazendo uma entrevista ping-pong direta, com o melhor da informação.

Leia mais

Segunda, 20 de Abril de 2020 - 11:10

Pablo Barrozo

por Jamile Amine

Pablo Barrozo
Recém nomeado como secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo tem uma batalha pesada pela frente: lidar com a forte crise que tem abatido os dois setores, diante do isolamento social implementado para conter o coronavírus, e preparar o terreno para o pós-pandemia. Ele, que é graduado em Direito, pós-graduado em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades, já foi deputado estadual pelo Democratas, além de assessor do prefeito ACM Neto e subsecretário da Secult, acredita que estas competências poderão ajudar a encarar o desafio. “O fato de eu estar na secretaria nesse último ano e dois meses me ajudou também muito, porque tive condição de conhecer todas as ações da secretaria e, inclusive, ajudar na estruturação de novas ações, porque nós não paramos por aqui”, disse Barrozo, destacando iniciativas como as obras de requalificação na orla da cidade, na Praça Castro Alves e Avenida Sete de Setembro, além de projetos como o Quali Salvador e o Capacita Salvador, voltados para qualificação e certificação nos setores de cultura e turismo.

Leia mais

Segunda, 13 de Abril de 2020 - 11:10

Félix Mendonça Jr.

por Mari Leal

Félix Mendonça Jr.
Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Jr. garantiu, em entrevista ao Bahia Notícias que não há possibilidade de o pré-candidato da sigla, Leo Prates, recuar da disputa em Salvador, mesmo com a continuidade dos prazos eleitorais e o papel essencial que tem realizado em virtude da pandemia do coronavírus. Destacou, no entanto, que este não é o momento de priorizar a política. Sobre o fato de a sigla ser parte da base do governador Rui Costa (PT) e o nome do partido para Salvador estar historicamente no campo das forças do prefeito ACM Neto (DEM), Mendonça sugere: “No melhor dos mundos nós teríamos o apoio dos dois”. O parlamentar, que defende o adiamento das eleições e a convergência dos valores empenhados em todo o processo eleitoral nas ações de combate à Covid-19, destacou ainda que o presidente da República, Jair Bolsonaro, impõe ao Brasil um governo de “achômetro” e perde a oportunidade de se mostrar como um líder, diante do posto que ocupa. Ainda no cenário nacional, Félix Jr. endossa a postura do ex-presidenciável do partido, Ciro Gomes, dedicando a ele a característica de “pavio curto”, mas preparado para assumir a presidência, pois tem propostas de mexer na “sangria” e “rendição do Brasil ao sistema financeiro”.  

Leia mais

Histórico de Conteúdo