Segunda, 17 de Setembro de 2018 - 11:00

Marcos Mendes

por Ailma Teixeira

Marcos Mendes
Enquanto outros candidatos ao governo do Estado falam em aumentar o efetivo da Polícia Militar como forma de combate aos índices de violência registrados na Bahia, Marcos Mendes (PSOL) tem a desmilitarização como um dos destaques do seu plano de governo. Para ele, a solução passa pela valorização dos policiais com um plano de carreira, mas também por investimentos "pesados" em educação pública de qualidade, saúde pública de qualidade e políticas sociais. “A falta de políticas sociais do governo faz com que eles fiquem com a carga pesada de tudo que vem acontecendo de mal nos Estados e no país como um todo. Acho que isso não é justo com os policiais e com os profissionais da área de segurança pública”, defende o candidato, que diz representar o novo partido contra a velha política. Essa é a terceira vez que Marcos Mendes disputa uma eleição ao governo da Bahia. Como o Partido Socialismo e Liberdade contesta o posicionamento de grandes legendas, a sigla se juntou apenas ao PCB, UP e movimentos populares para as eleições deste ano. A candidata a vice na chapa de Mendes, ou co-governadora como eles chamam, é Dona Mira, líder do Movimento Sem Teto da Bahia (MTSB) e também filiada ao PSOL.

Leia mais

Segunda, 10 de Setembro de 2018 - 11:00

João Santana

por Bruno Luiz / Jade Coelho

João Santana
O candidato ao governo do estado João Santana (MDB) afirmou veementemente não tolerar corrupção. Ele, que se intitula trabalhador e honesto, garantiu que no seu governo jamais nomearia réus em investigações sobre corrupção. Amigo pessoal dos irmãos Vieira Lima, Santana não soube responder se acredita na inocência de Geddel e Lúcio no caso do bunker com R$ 51 milhões atribuído à família. Ainda em relação aos Vieira Lima, o presidente do MDB na Bahia afirmou que não costuma duvidar nem questionar colegas de partido: “Quem é o companheiro de partido que vai duvidar do outro ou achar que o outro está produzindo alguma coisa? Que é isso? Nós todos somos homens de boa fé, estamos trabalhando, fazendo as coisas todas, admitindo que está tudo bem.  Agora se as pessoas fossem trabalhar assim antes de se fazer um partido se partia o partido tá certo? Qual é a nossa profissão no caso? Somos militantes partidários e não investigadores da vida alheia”, assegurou.

Leia mais

Segunda, 03 de Setembro de 2018 - 11:00

José Ronaldo

por João Brandão

José Ronaldo
Após atacar o atual governador da Bahia e candidato à reeleição, Rui Costa (PT), dizendo que o petista não construiu uma escola na Bahia durante seu governo, o postulante ao Palácio de Ondina pelo DEM, José Ronaldo de Carvalho, voltou atrás após a Secretaria Estadual de Educação (SEC) informar ao Bahia Notícias que a administração estadual inaugurou 30 unidades escolares e disse que acusação era apenas uma forma de "chamar ele para o debate sobre isso, para ele cair na realidade".

Leia mais

Segunda, 27 de Agosto de 2018 - 11:00

Rui Costa

Rui Costa
O governador Rui Costa (PT) foi convidado, juntamente com outros candidatos ao governo da Bahia, para participar da série de entrevistas com os candidatos ao Palácio de Ondina em 2018. A conversa com o petista deveria acontecer na última semana e a publicação aconteceria nesta segunda-feira (27), conforme ordem de sorteio feita ao vivo no Facebook e disponível para os leitores. Porém Rui optou por não participar da rodada de perguntas feita pela equipe do Bahia Notícias. No entanto, para manter a isonomia do processo, o espaço da entrevista ficará disponível na página inicial do site, juntamente com as perguntas que deveriam ter sido respondidas pelo candidato. Em respeito a todos os leitores e participantes das eleições, esperamos que as perguntas sejam respondidas ao longo da campanha, evitando que eleitores fiquem pouco informados sobre as ideias e projetos defendidos pelo candidato à reeleição em 2018. Confira as perguntas!

Leia mais

Segunda, 20 de Agosto de 2018 - 11:00

João Henrique

por Lucas Arraz

João Henrique
Candidato com a maior taxa de rejeição entre os nomes que disputam o governo do estado neste ano, João Henrique (PRTB) quer usar os 60 dias de campanha para tentar convencer o eleitor de que não foi um gestor ruim durante os oito anos que passou na prefeitura de Salvador. “Existe uma imagem minha na imprensa que não corresponde a pessoa que eu sou. Eu não me vejo nesse personagem de 'monstrossauro' que criaram”, comentou o candidato”. Apostando na aliança que seu partido, o PRTB, fez nacionalmente com o PSL de Jair Bolsonaro para alavancar sua candidatura, a hipótese de João Henrique é que a mídia tentar “grudar” imagens que não colam na sua testa. “Paul Joseph Goebbels, o assessor de Hitler, uma vez disse ‘minta, minta, minta e aquela mentira vira verdade'. É isso que alguns veículos da mídia tentam fazer hoje com Bolsonaro e tentaram fazer comigo nos últimos 16 anos”, explicou. Apesar da imagem negativa, ao Bahia Notícias, o candidato defendeu que possui experiência e herança política ganha do seu pai, o ex-governador João Durval, para vencer mais uma eleição. 

Leia mais

Segunda, 13 de Agosto de 2018 - 11:00

Sérgio Guanabara

por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira

Sérgio Guanabara
A discussão sobre o BRT em Salvador ficou em evidência recentemente em razão do início das obras na Avenida ACM. No entanto, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, acredita que esse debate poderia ter acontecido na época das audiências públicas que tinham como pauta a construção do modal. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele lembrou que essas audiências tiveram pouca participação popular. Ao Bahia Notícias, Guanabara também disse que o prefeito ACM Neto vai anunciar em breve novas ações do programa Salvador 360. O secretário preferiu ainda não adiantar sobre qual vai ser o foco delas. "Vem uma ação muito legal para a cidade, de grande impacto", despistou. "A cada dia a cidade nos impõe um desafio de fazer investimentos, de coisas novas. É nisso que a equipe do Salvador 360 fica pensando diuturnamente", disse. Quanto à parte econômica da cidade, Guanabara apontou que a requalificação de diversos pontos do Comércio e do Centro Histórico devem contribuir para a atração de investimentos privados para a região. Em relação aos incentivos fiscais, ele indicou que o segmento da construção civil pode receber benefícios em breve. "Estamos colocando uma lupa diferenciada nesse setor exatamente pela importância que ele tem na geração de emprego", declarou.

Leia mais

Segunda, 06 de Agosto de 2018 - 11:00

Rodrigo Hita

por Fernando Duarte / Lucas Arraz / Jade Coelho

Rodrigo Hita
A frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Rodrigo Hita defende a importância da Lei de Inovação e a desburocratização de liberação de recursos para investimento em pesquisa, tecnologia e inovação na Bahia. "Muita burocracia às vezes atrapalha, por exemplo, na inovação ela atrapalhava. Para fazer uma compra de uma coisa nova, na teoria nova e inovador, eu tinha que ter três orçamentos diferentes, então era impossível. Se é inovador então não tem três orçamentos", afirmou. Durante a conversa Hita defendeu também a criação de centros específicos de pesquisa e inovação em temas que possam beneficiar o Estado, a exemplo do semiárido. "A gente tem 75% do território semiárido, temos que ter um centro de pesquisa de semiárido, de convivência com a seca, tem que ter alternativas novas e inovadoras para isso, então a gente tem que gastar uma grana nisso, com pesquisa e inovação, criando estudo tecnológico do semiárido inclusive para tratar disso", garante.

Leia mais

Segunda, 30 de Julho de 2018 - 11:00

Vera Lúcia

por Lucas Arraz / Ailma Teixeira

Vera Lúcia
A candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia Salgado, pretende fazer da sua campanha durante as eleições gerais do próximo mês de outubro um chamado à rebelião para a classe trabalhadora, capitaneada pela legenda. “O que falta é uma direção, e é exatamente isso que nós estamos querendo construir junto à classe trabalhadora. Uma direção que esteja desvinculada dos governos e dos patrões”, avaliou em entrevista ao Bahia Notícias. Durante a conversa, a militante sindical defendeu a expropriação de empresas e latifúndios, assim como a entrega da tutela dessas propriedades aos trabalhadores, como parte das medidas que adotará para combater a concentração de renda no Brasil, caso seja eleita. A pré-candidata também opinou a respeito do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, da política praticada pelo PT ao longo dos anos em que a legenda esteve no poder e afirmou que o PSTU orientaria seus correligionários a anular o voto em um eventual segundo turno disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL).

Leia mais

Segunda, 23 de Julho de 2018 - 11:00

Marcus Cavalcanti

por João Brandão

Marcus Cavalcanti
O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, afirmou que o sistema metropolitano vai ser desenhado para integrar com o metrô. Em entrevista ao Bahia Notícias, o chefe da pasta disse que, com as mudanças, a mobilidade de Salvador também será afetada. “Não vamos ter 15 empresas, vamos ter três bacias, e essas bacias vão trabalhar integradas entre elas. Então você vai poder sair de Madre de Deus e ir para Camaçari muito mais fácil do que hoje”, disse. Segundo ele, uma audiência pública vai ser realizada em agosto para debater o assunto. Cavalcanti ainda pontuou a meta de atingir a recuperação de cinco mil quilômetros de estrada até dezembro deste ano. “Hoje nós temos praticamente esse número já alcançado”, comemorou. À frente da Seinfra há quase quatro anos, ele disse só agora está colhendo os frutos agora, e desconversou sobre futuro. “A gente discute cada momento. Trabalho no serviço público há 30 e poucos anos. Já ocupei diversos cargos, mas no momento já estou dedicado a concluir esse trabalho na Secretaria de Infraestrutura. O futuro difícil eu não sei te dizer. Não sei se vou continuar no serviço público ou não”, contou.

Leia mais

Segunda, 16 de Julho de 2018 - 11:00

Gleisi Hoffmann

por João Brandão / Bruno Luiz

Gleisi Hoffmann
Além de se posicionar publicamente, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, reivindicou para a Executiva Estadual da sigla a participação da senadora Lídice da Mata (PSB) na chapa do governador Rui Costa à reeleição. No entanto, apesar das discussões internas, seu desejo não foi atendido. No fim das contas, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), acabou sendo o escolhido. Em entrevista ao Bahia Notícias, Gleisi falou sobre o assunto. “Nós fizemos a discussão. Eu me posicionei. Obviamente que escutei o partido aqui, os posicionamentos do governo. Esse é um fato já resolvido. Vamos seguir em frente, fazer a disputa eleitoral”, afirmou. Durante a conversa, a senadora também reafirmou, como de costume, a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, mesmo que improvável. Criticou a guerra de liminares em torno da soltura do petista, afirmou que há um conluio do Judiciário contra e disse que Lula chegou até a arrumar as malas para sair da prisão. Mas acabou frustrado.

Leia mais

Histórico de Conteúdo