Multimídia
Presidente do TCE-BA explica imbróglio envolvendo vaga de conselheiro aberta após morte de Pedro Lino
Artigos
Pec da Blindagem ou das Prerrogativas?
Entrevistas
Tinoco critica criação de secretaria para ponte Salvador-Itaparica e aponta fragilidades no projeto: "É temerário"
Últimas notícias
Aqueles que pretendem acompanhar o retorno do ator baiano Wagner Moura aos teatros com o espetáculo “Um julgamento - depois de Um Inimigo do Povo”, em Salvador, já podem se preparar para comprar os ingressos. A abertura das vendas começa na próxima quarta-feira (24), ao meio-dia.
O espetáculo, com texto original de Henrink Ibsen e direção de Christiane Jatahy, e faz parte da série de iniciativa do Centro Cultural Bando do Brasil em Salvador terá bilhetes a preços populares, entre R$ 15 e R$ 30, e estarão disponíveis na plataforma Sympla.
A temporada da montagem se inicia no dia 3 de outubro e segue até o dia 12 (com exceção do dia 07), sendo às 20h durante a semana; às 21h aos sábados e às 19h aos domingos.
SOBRE O ESPETÁCULO
Na peça, o público acompanha a história do médico e cientista Thomas Stockmann, que descobre que as águas do Balneário Termal de sua cidade estão contaminadas. Ao tentar alertar as autoridades, ele acaba condenado como Um Inimigo do Povo, acusado de querer prejudicar a cidade.
O grupo CTF, responsável pela requalificação do Palácio Rio Branco, em Salvador, voltou a ser alvo de questionamentos na Justiça, em especial por parte da BME, controlada pelo grupo chinês CTF. A holding chinesa, que controla a BME e é dona do complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, trava uma disputa societária com o empresário francês Alexandre Allard, idealizador do projeto que abriga o Hotel Rosewood.
A BME acusa a construtora Gafisa de copiar elementos do Rosewood em um novo empreendimento na Oscar Freire. O nome do projeto, Allard Oscar Freire, é uma referência direta ao sócio francês, que mantém embate com os chineses.
O caso ganhou novos contornos após a denúncia de uma ex-advogada da BME. Ela afirma que foi pressionada por superiores a invadir o computador de uma colega para obter informações sigilosas sobre o Cidade Matarazzo. Diante da recusa, diz ter sofrido assédio moral e acabou demitida após relatar a conduta ao comitê de compliance e ao CEO do empreendimento, Ilan Elkaim.
A profissional entrou na Justiça pedindo acesso às conclusões da investigação interna. O pedido foi negado em primeira instância, mas já há recursos em andamento que podem chegar ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). As informações são da Veja.
O meia Everton Ribeiro foi o entrevistado desta quinta-feira (17), no CT Evaristo de Macedo, em coletiva remota realizada na sala de imprensa Bruno Queiroz. Capitão tricolor, o jogador projetou a reta final do Campeonato Brasileiro e reforçou a mobilização do elenco para manter o Bahia entre os primeiros colocados da competição.
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia.
“De alguma coisa a gente tem que tirar o aprendizado e ainda temos jogos importantes pela frente, principalmente agora no Campeonato Brasileiro, para a gente terminar bem e conseguir o nosso objetivo, que é ir direto para a Libertadores”, destacou.
Pensando já no duelo contra o Ceará, neste sábado (20), às 18h30, na Arena Castelão, Everton reforçou a importância de manter o padrão de jogo do Esquadrão mesmo fora de casa.
“Temos que controlar a partida também longe de casa, com a posse de bola e coragem para jogar. Esse é o caminho para fazermos bons jogos fora”, completou.
O Bahia volta aos treinos nesta sexta-feira (19), antes do embarque para Fortaleza.
Na manhã de quinta-feira (18), foi desmantelada uma central clandestina de monitoramento da facção Bonde do Maluco (BDM), localizada no bairro de Pernambués, em Salvador.
O trabalho foi conduzido por policiais militares da 1a Companhia Independente (CIPM) e envolveu as áreas da Baixa do Manú, Horta da Guiné e o final do bairro, regiões que seriam controladas pelo BDM.
As câmeras de segurança eram utilizadas pelos traficantes para monitorar a entrada da Polícia Militar na região. Pelo menos 10 equipamentos foram localizados e retirados pelas guarnições da 1ª CIPM, sob o comando do major Burgos.
O BN Imóveis é a plataforma do Bahia Notícias voltada para a compra, venda e aluguel de imóveis. Entre os imóveis disponíveis está um apartamento de 120 m² em Pitangueiras. O imóvel conta com 3 quartos, sendo 1 suíte e 2 banheiros. Além disso, o imóvel possui sala e cozinha amplas, armários planejados, varanda, área de serviço, condomínio com portaria 24h, piscina, salão de festas, brinquedoteca e entre outros.
No www.imoveisbn.com.br você pode encontrar o seu próximo imóvel de forma rápida e segura, já que a plataforma adota uma medida de segurança que permite que apenas corretores profissionais registrados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) cadastrem anúncios de imóveis. Esta abordagem visa proteger os usuários de possíveis fraudes e promover uma experiência confiável para todos os envolvidos.
Para os profissionais do mercado imobiliário, é muito simples cadastrar um anúncio no BN Imóveis. Ao acessar o nosso site é só procurar a área "Anuncie seu imóvel” e realizar o seu cadastro. Após se cadastrar, basta acrescentar as informações solicitadas e pronto, seu imóvel já estará disponível para quem buscá-lo em nosso sistema.
Você pode encontrar outros modelos de imóveis disponíveis, de diversas faixas de preço, em nosso site ou acompanhar o nosso Instagram, @_bnimoveis.
A Seleção Brasileira Sub-20 foi convocada para a Copa do Mundo, nesta quinta-feira (18). O técnico Ramon Menezes revelou os 21 jogadores que disputarão a competição que será disputada entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.
A equipe Canarinha conquistou o Mundial Sub-20 por cinco vezes. Os troféus são dos anos de 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011. A Seleção foi confirmada na competição após ser campeão do Sul-Americano de 2025.
O Brasil foi sorteado e caiu no Grupo H, junto a México, Marrocos e Espanha. A partida de estreia da equipe será contra os mexicanos.
Confira a seguir a lista completa dos convocados para a Copa do Mundo Sub-20:
GOLEIROS
Felipe Longo - Corinthians
Lucas Furtado - Vitoria (POR)
Otávio - Cruzeiro
DEFENSORES
Gilberto - Palmeiras
Igor Serrote - Al Jazira (EAU)
Leandrinho - Vasco
Léo Derik - Athletico-PR
Bruno Alves - Cruzeiro
Iago - Flamengo
João Souza - Flamengo
MEIO-CAMPISTAS
Coutinho - Palmeiras
João Cruz - Athletico-PR
Murilo - Cruzeiro
Rayan Lucas - Sporting (POR)
Rhuan Gabriel - Cruzeiro
ATACANTES
Deivid Washington - Chelsea (ING)
Erick Belé - Palmeiras
Gustavo Prado - Internacional
Luighi - Palmeiras
Pedrinho - Zenit (RUS)
Wesley - Al Nassr (SAU)
A cantora baiana Daniela Mercury se posicionou nesta quinta-feira (18) após o festival “Pôr do Som” ficar de fora da programação do Festival Virada Salvador pelo segundo ano consecutivo. Em comunicado, a artista reclamou de reconhecimento pelos seus 40 anos de carreira.
Em evento realizado nesta quinta, a Prefeitura anunciou a programação do Festival Virada Salvador, que ocorrerá na Arena O Canto da Cidade, antes chamada de “Arena Daniela Mercury”, na Boca do Rio, entre os dias 27 e 31 de dezembro, deixando de fora a tradição de 25 anos da artista.
Em comunicado, a equipe de Daniela afirmou que o “Pôr do Som é uma benção de ano novo, é um banho de folhas, é um xirê dos orixás que abençoam essa cidade e seu povo. É um evento que coloca a cidade de Salvador e a Bahia no centro das atenções e reforça o título de cidade da música, que Salvador ganhou da Unesco”.
A realização do evento, no entanto, ficou em aberto. Em 2024, o evento foi promovido com o apoio do Governo do Estado, que foi realizado no Farol da Barra.
Ao Bahia Notícias, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, explicou que a decisão de manter a grade até o dia 31 tem caráter “técnico e turístico”, para permitir que turistas e moradores tenham o dia 1º livre.
Confira a nota na íntegra:
"Nota Equipe Daniela Mercury
Hoje, a imprensa nos procurou incessantemente para comentarmos sobre a realização ou não do Pôr do Som depois que a prefeitura de Salvador anunciou o Festival da Virada na Arena ‘O Canto da Cidade’ sem que o evento, que já é tradição da cidade de há 25 anos, esteja na grade de shows.
Eu queria aproveitar essa atenção da mídia com a artista Daniela Mercury para colocar luz sobre um fato de importância ainda maior para a nossa cidade, para nosso estado e para nossa história como povo. Dia 1º de outubro, uma das mais grandiosas vozes da nossa música completa 40 anos de carreira. Graça Onasilê, do Bloco Ilê Aiyê, é a voz feminina mais marcante dos blocos afro da Bahia. É uma referência para Daniela Mercury e deve ser também para toda nova geração de artistas da cidade. Mas ela é invisibilizada pela falta reconhecimento e exaltação à força ancestral que ela carrega e deixa de legado. A Bahia só é o que é por causa de figuras raras e especiais como Graça. É por causa dela que existe Axé Músic, que existe Daniela Mercury e que existe o Carnaval da Bahia. Então, a gente aproveita essa atenção da mídia para chamar a atenção para esse fato maravilhoso e solicitar a cobertura da imprensa no evento de celebração dos 40 anos de carreira de Graça Onasilê, que vai ser realizado no Palacete Tira Chapéu, às 20h, do dia 1º de outubro, em Salvador.
Dito isso - assim como Graça - reforçamos que o Pôr do Som tem uma das coisas mais importantes na construção da cultura de um povo: tradição. São 25 anos de história. Um quarto de século de reforço da nossa arte, da nossa cultura e do nosso amor pela cidade da Bahia. Um evento que coloca Daniela Mercury como precursora em mais um fato cultural da cidade: o da criação de festivais. O Pôr do Som foi o primeiro festival da Bahia. Com Daniela comandando e idealizando 4 horas de espetáculo, que reuniram ao longo das décadas uma diversidade de gêneros como MPB, rock e homenagens a Dorival Caymmi e Chico Buarque. Além de exaltação a outras artes como a dança da Bahia, com a presença do Balé Folclórico e outras expressões artísticas da cidade — sempre dando espaço a quem não consegue destaque na mídia de uma forma geral. Um evento que reúne uma multidão, faz coro em todas as canções e eleva a energia para começar o ano novo.
O Pôr do Som é uma benção de ano novo, é um banho de folhas, é um xirê dos orixás que abençoam essa cidade e seu povo. É um evento que coloca a cidade de Salvador e a Bahia no centro das atenções e reforça o título de cidade da música, que Salvador ganhou da Unesco. Mais uma vez, estamos captando e lutando para fazer acontecer o Pôr do Som com uma produção ainda mais grandiosa do que a última edição. Espero que tenhamos êxito e a cidade continue celebrando a arte e a nossa música na frente de um dos patrimônios históricos mais importantes do Brasil, que é o Farol da Barra."
Podcast Bengalas recebe educador físico Leo Kiakaha para falar sobre longevidade ativa
Por Marta Luzbel
O segundo episódio da quarta temporada do Podcast Bengalas, que tem como propósito acolher e instrumentalizar cuidadores parentais de idosos, está no ar.
O convidada da vez foi Leo Kiakaha, profissional de educação física com especialização em gerontologia e fundador da Mais 60, a primeira academia do Brasil voltada exclusivamente para pessoas acima de 60 anos.
Na conversa, Leo compartilha os bastidores da criação de um espaço pensado para respeitar os corpos, histórias, ritmos e questões específicas da saúde de quem envelhece. Segundo ele, “muitos idosos não se sentem acolhidos e incluídos nas academias tradicionais e tampouco recebem o cuidado adequado as suas demandas.”
Para além de uma academia, a Mais 60 se tornou ponto de encontro, espaço de afeto e recomeço para muitas pessoas que acreditavam já não ser tempo de treinar.
O episódio aborda os principais benefícios físicos, mentais e emocionais do exercício para quem passou dos 60; o papel do movimento na prevenção de doenças e no combate à solidão; a importância de respeitar limites e celebrar conquistas em cada fase da vida; e conselhos práticos para quem deseja iniciar uma rotina ativa mesmo com medo, dor ou falta de hábito.
A apresentadora e idealizadora do podcast, Marta Luzbel, psicóloga especializada em maturidade, longevidade e finitude, conduz a conversa com a escuta sensível e o olhar sistêmico que são marcas da Comunidade Bengalas.
Para ela, “longevidade não se trata apenas de viver mais, mas de viver com qualidade, propósito e autonomia .” E o corpo em movimento é parte essencial dessa equação.
O episódio já está disponível no canal do Bahia Notícias no YouTube e no canal do Bengalas Spotify.
Assista agora e compartilhe com quem pode se beneficiar dessa conversa: filhos cuidadores, profissionais da saúde e todos que estão repensando o envelhecer.
Tiago treina normalmente e pode ser novidade do Bahia para duelo frente ao Ceará; saiba como foi
Por Bia Jesus
O elenco do Bahia realizou, nesta quinta-feira (18), o segundo treinamento da semana, de olho no duelo contra o Ceará, marcado para sábado (20), na Arena Castelão.
As atividades começaram na academia, sob orientação do preparador físico José Mário Campeiz. Em seguida, já no campo 1 do CT Evaristo de Macedo, os jogadores participaram de um aquecimento físico e técnico antes de iniciarem duas atividades táticas em campo aberto.
Na parte final, alguns atletas aprimoraram finalizações de média e longa distância.
Departamento médico
O atacante Tiago treinou normalmente com o grupo. Já Ademir, Caio Alexandre, Erick, Kanu e Ruan Pablo deram sequência ao processo de transição física e técnica.
Enquanto isso, Erick Pulga, João Paulo e David Duarte permaneceram em tratamento entre fisioterapia e academia.
Nelson Wilians, alvo de operação da PF, nega à CPI participação em fraude do INSS
Por Caio Spechoto | Folhapress
O advogado Nelson Wilians, alvo de operação da Polícia Federal que investiga fraudes em descontos em benefícios previdenciários, negou em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do INSS ter participado de qualquer irregularidade.
Willians repetiu essa resposta em vários momentos de seu depoimento, que ainda está sendo realizado, mesmo quando a pergunta era sobre outro assunto. No início da reunião ele não quis se comprometer a dizer a verdade no colegiado.
"Não tenho qualquer participação na chamada fraude do INSS. Nenhuma", declarou. Ele proferiu falas com esse teor inclusive quando questionado pelo relator, Alfredo Gaspar (União-AL), sobre doações para políticos, relação com o ex-ministro José Dirceu e com o Banco do Brasil.
Relatório da operação Sem Desconto, a primeira contra as fraudes do INSS, listou movimentações financeiras atípicas ligadas a Wilians que somariam R$ 4,6 bilhões. Também foi citada ligação entre ele e o empresário Maurício Camisotti, apontado como um dos participantes do esquema.
Ele afirmou ter proximidade com Camisotti. "Conheço desde 2015, apresentado por um amigo em comum. Uma pessoa de bem também, como eu, que estou aqui com vocês", declarou. "Minha relação com Maurício inicia profissional e terminou como amizade", disse.
O advogado também negou conhecer Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", apontado como operador do esquema.
Wilians não mencionou diretamente, até o momento, o relatório que aponta os R$ 4,6 bilhões em transações, mas dedicou parte de suas considerações iniciais a mostrar a própria riqueza e dizer que ela foi conquistada honestamente.
"O escritório tem mais de 1.000 advogados, cerca de 3.000 pessoas na nossa operação, filiais em todas as capitais, a matriz em São Paulo, aproximadamente 20 mil clientes, pessoas jurídicas. Essa é a estrutura que este que está aqui na frente de vocês construiu", disse ele.
"No ápice do nosso escritório, quando nós advogávamos em juizado especial de pequenas causas em grande escala, chegamos a recolher R$ 2 milhões por dia de custas processuais", declarou.
A reunião da CPI foi interrompida durante a inquirição de Alfredo Gaspar para Wilians conversar com seus advogados. Na volta, ele anunciou que não responderia a mais perguntas.
"Os fatos são investigados também pelo Supremo Tribunal Federal e pela Polícia Federal e vou exercer o direito ao silêncio de agora em diante", disse Nelson Wilians.
Mais cedo, a CPI aprovou requerimentos para ouvir mais pessoas sobre o caso do INSS. Estão entre os convidados:
- Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal;
- Jorge Messias, ministro da Advocacia Geral da União;
- Vinícius Carvalho, ministro da Controladoria Geral da União;
- Bruno Bianco, ex-secretário de Previdência.
Há mais oitivas previstas para esta quinta-feira. Estão na pauta os depoimentos de Tânia Carvalho, mulher do Careca do INSS, e Rubens Oliveira Milton Salvador, ambos sócios do empresário. A mulher de Maurício Camisotti, Cecília Montalvão, decidiu não comparecer, amparada por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luís Roberto Barroso
"Não há caças às bruxas".
Disse o ministro do STF Luis Roberto Barroso ao comentar o julgamento feito contra o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), realizado pela Suprema Corte.