Após impasse, Daniela Mercury confirma Pôr do Som em 2025 no Farol da Barra
Por Luis Vasconcelos / Bianca Andrade
O primeiro dia de 2025 em Salvador seguirá a tradição de ter Daniela Mercury cantando para o público com o Pôr do Som. A festa, que ainda era uma dúvida devido à programação do Festival Virada ir até o dia 31 de dezembro, foi confirmada neste sábado (21) durante coletiva de imprensa.
"O Farol da Barra é um lugar sagrado, que tem tudo a ver com o Pôr do Som, o pôr do sol mais bonito das cidades. O Pôr do Som começou com esse nome, com homenagem a uma referência dos novos baianos, que dizia que quando o sol se põe, vem o farol para iluminar as ruas da Bahia. No Farol da Barra, o encontro é pouco, a conversa é curta, tudo é tão rápido como se curta. Como o azul bate nas águas. Então, no ano 2000, vendo que a festa de virada de ano era pequena, eu disse, vou ver se eu consigo que a Prefeitura me deixe a estrutura no dia 1º. E a partir daí comecei a fazer por minha conta e risco durante 15 anos", afirmou a artista.
A festa, que já tinha sido confirmado por Daniela ao Bahia Notícias nos bastidores do Concerto Sinfonia Terra Brasilis, buscava um espaço em Salvador para ser realizado, que não fosse a Arena O Canto da Cidade, renomeada em homenagem a artista. A Prefeitura de Salvador chegou a confirmar a contratação da artista, porém, não garantia o espaço. Desta forma, a artista foi abraçada pelo Governo do Estado, que entra como maior apoiador da festa.
"Depois começou esse evento maior, a partir da Prefeitura de ACM Neto. E de lá para cá, vim fazendo dentro da ex-Arena Daniela Mercury, que agora recebeu o nome do Canto da Cidade. Eu fico muito feliz de poder continuar ali de alguma forma emanando essa energia, né? Porque eu acho que tudo aconteceu exatamente por causa do Pôr do Som [... ] Já estava achando que não ia acontecer. É um evento que eu fiz para a cidade de presente há 25 anos e virou calendário de Salvador e da Bahia, que é o berço da música popular brasileira. Eu prometo fazer um showzaço, o melhor de todos os anos. Eu estava agoniada demais, achando que não ia acontecer", disse ela que não aparece na grade do Festival Virada.
A solução encontrada pela cantora foi a parceria com o Governo da Bahia para a realização da festa no Farol da Barra. De acordo com uma fonte do BN, a cantora teria que arcar com os custos de um palco para se apresentar e estava em busca por patrocinadores que aceitem embarcar nessa missão para manter a festa.
A promessa da artista é de um show completo com mais de 3 horas de música e convidados especiais. Daniela contou que entrou em contato com Márcio Victor, Carlinhos Brown, Rachel Reis e outros nomes que mostraram interesse em participar da festa.
“Eu vou celebrar os 40 anos da Axé Music, os 75 anos do Trio Elétrico, minhas quatro décadas de carreira e esse 1/4 de século do Pôr do Som. Eu já tinha previamente conversado com alguns colegas para participarem caso fosse confirmado e muitos já toparam. Já convidei Ivete Sangalo, a Banda Mel, a Banda Didá, Carlinhos Brown, Márcia Freire, Márcio Victor, Rachel Reis e teremos mais surpresas. Eu estou muito feliz."