Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

neymar

Ancelotti confirma Neymar entre relacionados contra a Escócia e indica Rayan no lugar de Raphinha
Foto: Carmen Mandato - FIFA/FIFA

Depois de enfrentar quase três horas de atraso para deixar Nova Jersey por causa de más condições climáticas, a Seleção Brasileira chegou a Miami para o duelo contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

 

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, já na cidade da partida, o técnico Carlo Ancelotti não adiantou a escalação do Brasil para o confronto desta quarta-feira (24), às 19h, no Hard Rock Stadium. O treinador, no entanto, confirmou que Neymar estará entre os relacionados.

 

O camisa 10 ainda não atuou nesta Copa do Mundo por causa de uma lesão na panturrilha direita, mas voltou a treinar com o grupo e está à disposição da comissão técnica para a partida.

 

"Ele pode jogar 90 minutos. Eu posso jogar 90 minutos caminhando. Ele está bem, trabalhou muito bem, treinou muito bem. Estou muito feliz com ele", afirmou Ancelotti.

 

O Brasil chega para a última rodada da fase de grupos na liderança do Grupo C pelo saldo de gols. A Seleção tem quatro pontos, mesma pontuação de Marrocos, que enfrenta o Haiti também nesta quarta-feira.

 

Para a partida, Ancelotti não poderá contar com Raphinha. O atacante se lesionou no duelo contra o Haiti e está fora do confronto com os escoceses. No último treino antes do jogo, o treinador indicou Rayan como possível substituto.

 

Ao ser perguntado sobre a necessidade de dar amplitude ao time contra a Escócia, Ancelotti citou espontaneamente o atacante de 19 anos.

 

"(Amplitude) é um desses detalhes obviamente sim. Rayan quando entrou no lugar de Raphinha fez um bom jogo, Rayan tem muito potencial nesse aspecto. Tenho outros jogadores que podem se adaptar a esse sistema, mas se precisamos de amplitude no campo. Rayan pode fazer esse papel", afirmou.

 

O treinador também confirmou que não pretende poupar Douglas Santos e Casemiro, que estão pendurados com cartão amarelo.

 

"Não pensamos em outra coisa que não seja jogar um bom jogo com a melhor escalação possível. O mesmo vale para os jogadores da frente. Temos ideia clara de quem vai substituir Raphinha, não tem como pensar em cartões", disse Ancelotti.

 

Com Neymar disponível e Raphinha fora, o Brasil encerra a preparação para enfrentar a Escócia em busca da classificação à próxima fase da Copa do Mundo.

Após passar mal ao vivo, Alex Escobar tranquiliza fãs: "Estou bem e falando direito"
Foto: Instagram / @alexescobar74

Horas após preocupar os telespectadores durante uma entrada ao vivo no programa Encontro com Patrícia Poeta, Alex Escobar usou as redes sociais para tranquilizar fãs e seguidores. O apresentador e repórter da TV Globo afirmou que está bem e minimizou o susto causado por sua participação na manhã desta segunda-feira (22).

 

Em publicação no Instagram, Escobar agradeceu as mensagens de apoio recebidas ao longo do dia e afirmou que já se sente recuperado.

 

"Gente boa, resolvi escrever para não postar aquele dramático vídeo com roupa de hospital. Estou bem, sem sintomas de nada. Sei que aparecer falando com aquela boca mole assusta, mas estou bem", escreveu.

 

 

O jornalista também destacou que a aparência durante a transmissão causou mais preocupação do que o seu estado real de saúde.

 

"O vídeo dá uma impressionada mesmo, mas acreditem, me sinto pronto desde aquele momento pra assistir a um jogo do America, fazer um Cafezinho, cantar um samba. Estou bem e falando direito", completou.

 

O episódio ocorreu durante uma participação de Escobar no Encontro, quando comentava a situação de Neymar na Copa do Mundo de 2026. Durante a transmissão, o apresentador apresentou dificuldades na fala, voz enfraquecida e precisou interromper o raciocínio em alguns momentos.

 

Pouco depois, ele foi encaminhado a um hospital nos Estados Unidos, onde realizou uma série de exames.

 

Segundo informações divulgadas pela TV Globo, o jornalista teve um pico de pressão provocado pelas altas temperaturas enfrentadas durante a cobertura da Copa do Mundo.

 

Por precaução, Escobar permanecerá em observação durante a noite e não acompanhará a viagem da Seleção Brasileira para Miami, onde o Brasil enfrenta a Escócia na quarta-feira (24), pela última rodada do Grupo C.

 

Ainda nesta segunda-feira, o apresentador Fred Bruno explicou a ausência do colega durante uma entrada ao vivo e afirmou que o quadro já estava controlado.

 

"Como vocês sabem, eu estou apresentando o Globo Esporte Brasil com o meu parceiro Escobar, mas hoje ele teve um pico de pressão", disse.

 

Até o momento, a TV Globo não divulgou boletim médico oficial sobre o estado de saúde do jornalista.

Martinelli diz que Seleção tem que correr mais por Neymar e Vini Jr.: “Correríamos mais para potencializá-los”
Foto: Reprodução/Ge

O atacante Gabriel Martinelli afirmou que os jogadores da Seleção Brasileira estariam dispostos a aumentar o esforço em campo para potencializar o desempenho de atletas como Neymar e Vinicius Júnior durante a Copa do Mundo de 2026.

 

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (22), o jogador destacou o comprometimento do grupo com o objetivo de conquistar o título mundial e ressaltou a disposição para cumprir diferentes funções táticas quando necessário.

 

“Acho que a gente correria 20, 30% a mais para poder potencializar o Ney ou o Vini, quem quer que seja. Eu, particularmente, sempre tento me doar ao máximo para o que precisar fazer ali. Se precisar defender linha de cinco ou defender como lateral, eu vou estar disposto a fazer”, disse Martinelli.

 

O atacante também enfatizou o empenho coletivo da equipe durante a preparação para o torneio.

 

“Não só eu, mas acho que toda a equipe está se doando bastante. A gente quer ganhar a Copa do Mundo, sabe da capacidade que tem. Acho que a gente correria dez, vinte, trinta [por cento], ainda mais por isso”, completou.

 

A declaração ocorre em meio à expectativa pelo retorno de Neymar à equipe. No último fim de semana, o técnico Carlo Ancelotti indicou que o camisa 10 deverá estar à disposição para o confronto diante da Escócia.

 

Neymar não atua desde 17 de maio, quando sofreu uma lesão durante a partida entre o Santos FC e o Coritiba. Pela Seleção Brasileira, sua última aparição ocorreu em 17 de outubro de 2023, contra o Uruguai, partida em que sofreu uma grave lesão no joelho. Desde então, o atacante não voltou a defender a equipe nacional.

Alex Escobar passa mal durante entrada ao vivo no Encontro e é encaminhado ao hospital
Foto: Reprodução / TV Globo

A participação de Alex Escobar no Encontro com Patrícia Poeta preocupou os internautas nesta segunda-feira (22). O jornalista da Globo entrou ao vivo para comentar a situação de Neymar na Copa do Mundo, mas apresentou sinais de indisposição durante a transmissão e, de acordo com as informações do portal O Tempo, foi encaminhado ao hospital depois do programa.

 

Durante a entrada, Escobar apareceu com a voz mais fraca do que o habitual e fez pausas enquanto falava sobre a expectativa de retorno do camisa 10 à Seleção Brasileira. O comportamento chamou atenção de telespectadores, que rapidamente passaram a comentar o episódio nas redes sociais. Assista ao momento:

 

 

Até o momento, não há informação oficial sobre o estado de saúde do jornalista, que também não se pronunciou. 

 

Vale lembrar que em março deste ano, Escobar passou por uma cirurgia para retirada de pólipos nas cordas vocais. Na época, ele precisou se afastar temporariamente das atividades na Globo para cumprir o período de recuperação.

 

Após o procedimento, o apresentador iniciou acompanhamento fonoaudiológico e retomou gradualmente a rotina profissional na emissora.

Confira a programação do Brasil para o jogo contra a Escócia nesta semana
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira já está de volta a Morristown, em Nova Jersey, onde inicia a preparação para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Na quarta-feira (24), o Brasil enfrenta a Escócia, às 19h, pelo horário de Brasília, no Hard Rock Stadium, em Miami.

 

Após vencer o Haiti, na Filadélfia, a equipe comandada por Carlo Ancelotti assumiu a liderança do Grupo C e depende apenas de um empate para avançar às oitavas de final.

 

Em caso de vitória, o Brasil precisará observar o saldo de gols em relação a Marrocos, caso os marroquinos também vençam, para definir a liderança da chave. Qualquer resultado que não seja vitória de Marrocos também favorece a Seleção na briga pelo primeiro lugar.

 

De acordo com informações de Leonardo Baran, correspondente do Bahia Notícias nos Estados Unidos, o tempo fechou em Nova Jersey, e o Brasil pode treinar sob chuva nesta segunda-feira (22). A atividade está marcada para as 11h, no CT de Columbia Park.

 

Mais tarde, às 14h30, o atacante Gabriel Martinelli concederá entrevista coletiva no hotel The Ridge, onde a delegação brasileira está hospedada.

 

A programação da Seleção continua na terça-feira (23), com treino às 9h30, também no CT de Columbia Park. Depois da atividade, a delegação embarca para Miami. Já na cidade do jogo, Carlo Ancelotti concederá entrevista coletiva às 19h15, no Hard Rock Stadium, ao lado de um jogador ainda não definido pela CBF.

 

A principal novidade para o duelo contra a Escócia é Neymar. O atacante treina normalmente e sem restrições com o grupo desde o último domingo (21) e será relacionado para a partida.

 

Ancelotti já confirmou a presença do camisa 10 entre os disponíveis, mas a tendência é que Neymar comece no banco de reservas. Caso entre em campo, a expectativa é que seja utilizado por poucos minutos, dentro de um retorno gradual após a lesão na panturrilha.

 

Se Neymar volta a ficar à disposição, Raphinha vira desfalque. O atacante passou por exame de imagem no último sábado (20), após ter sido substituído ainda no primeiro tempo da partida contra o Haiti.

 

O diagnóstico apontou lesão muscular na posterior da coxa direita. A CBF ainda não divulgou previsão oficial de retorno do jogador.

 

Com isso, Ancelotti terá ao menos uma mudança obrigatória no setor ofensivo para enfrentar a Escócia. Contra o Haiti, o escolhido para substituir Raphinha foi Rayan, mas Luiz Henrique e Gabriel Martinelli também são opções. 

Vinicius Júnior iguala Romário e entra no top 5 de participações em gols do Brasil em Copas
Foto: Reprodução / Instagram / @vinijr

Eleito o melhor em campo na vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti, Vinicius Júnior alcançou uma marca importante com a camisa amarelinha. O atacante do Real Madrid igualou Romário em participações em gols pelo Brasil em Copas do Mundo e entrou no top 5 brasileiro no recorte desde 1986.

 

Na partida contra a seleção haitiana, Vini marcou mais um gol e participou diretamente da construção ofensiva brasileira, sendo decisivo para o triunfo da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

 

Com o desempenho, Vinicius chegou a seis participações em gols em seis partidas de Copa do Mundo. O número coloca o camisa 7 ao lado de nomes históricos da Seleção Brasileira no torneio.

 

No levantamento de participações em gols pelo Brasil em Copas desde 1986, Ronaldo aparece na liderança, com 19 participações em 19 partidas. Neymar e Rivaldo vêm na sequência, ambos com 11 participações. Careca soma oito, enquanto Vinicius Júnior aparece com seis.

 

BRASILEIROS COM MAIS PARTICIPAÇÕES EM GOLS EM COPAS DO MUNDO:
Ronaldo
- 19 participações em 19 jogos
Neymar Jr. - 11 participações em 13 jogos
Rivaldo - 11 participações em 14 jogos
Careca - 8 participações em 9 jogos
Vinicius Júnior - 6 participações em 6 jogos

Ancelotti indica retorno de Neymar contra a Escócia e vê Raphinha virar dúvida na Seleção
Foto: Nelson Terme / CBF

Se não houver imprevistos, Neymar estará à disposição de Carlo Ancelotti para a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O confronto está marcado para a próxima quarta-feira (24).

 

A previsão de retorno foi indicada pelo próprio treinador, que ainda não conseguiu utilizar o camisa 10 durante a competição nos Estados Unidos. Neymar se apresentou à Seleção com uma lesão na panturrilha direita, no mês passado, em Teresópolis, e desde então permaneceu em tratamento.

 

Ao longo desta semana, o atacante passou a ser reintegrado gradualmente à programação da delegação brasileira. A expectativa é que ele se junte de forma definitiva aos companheiros na próxima segunda-feira (23), dois dias antes do jogo contra os escoceses.

 

"Sim", respondeu Ancelotti, ao ser questionado sobre a possibilidade de Neymar estar no grupo contra a Escócia. "O Neymar vai treinar individualmente amanhã [sábado] e, depois, na segunda-feira, vai estar com a equipe, preparado para o jogo contra a Escócia", completou o treinador.

 

Neymar não viajou com a delegação para a partida contra o Haiti, disputada na noite de sexta-feira (19), na Filadélfia. O jogador permaneceu na região de Nova Jersey, base da Seleção Brasileira nos Estados Unidos, dando sequência ao processo de recuperação no hotel da delegação, em Basking Ridge, e também no centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown.

 

Nas redes sociais, o atacante publicou a frase "No day off!", expressão em inglês que significa "sem dia de folga".

 

Enquanto Neymar se aproxima do retorno, a Seleção Brasileira passa a monitorar a situação de Raphinha. O atacante deixou o duelo contra o Haiti ainda no primeiro tempo. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador sentiu dores no músculo posterior da coxa direita, iniciou tratamento e será reavaliado.

 

Para substituir Raphinha, Ancelotti acionou Rayan. Aos 19 anos, 10 meses e 10 dias, o atacante se tornou o jogador mais jovem a atuar pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo desde 1970.

 

A entrada de Rayan, no entanto, não garante que ele será o escolhido em caso de ausência de Raphinha diante da Escócia. Luiz Henrique, Gabriel Martinelli e Endrick também aparecem como alternativas para o setor ofensivo da Seleção.

Vinícius Júnior projeta título da Copa e mira "recolocar Brasil no lugar de onde nunca deveria ter saído"
Foto: Leonardo Baran / Bahia Notícias

Um dos destaques da vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, nesta sexta-feira (19), Vinícius Júnior deixou o campo com motivos de sobra para comemorar. Além de marcar um gol e participar diretamente da construção do resultado, o atacante falou sobre o principal objetivo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026: recolocar o país no topo do futebol mundial.

 

Em entrevista coletiva concedida à imprensa no Lincoln Financial Field, após a partida, o camisa 7 destacou a importância pessoal de conquistar o Mundial com a camisa da Seleção e afirmou que pretende seguir evoluindo ao longo da competição.

 

"Ganhar a Copa pelo Brasil significa muito pra mim. Espero poder seguir nesse nível e evoluindo para levar o Brasil ao lugar onde ele nunca deveria ter saído", declarou o camisa 7. 

 

O atacante também comentou a lesão sofrida por Raphinha ainda no primeiro tempo. Vinícius demonstrou preocupação com o companheiro e ressaltou a importância do jogador para o grupo comandado por Carlo Ancelotti.

 

"Acho que foi a posterior. Muito triste pelo Rafa [Raphinha]. Sofrer lesão é sempre complicado, ainda mais com o Rafa sendo um jogador muito importante para nós. Ele sofreu muito com lesões nessa temporada e esperamos que não seja nada grave e ele siga na Copa com a gente", lamentou. 

 

Durante o confronto, Vinícius atuou em uma função diferente da habitual, mais centralizado no ataque. Segundo ele, a mudança foi um pedido direto de Ancelotti, responsável por ajustar a equipe após a saída de Raphinha.

 

"Depende muito do jogo e depende muito do adversário. Hoje joguei numa posição diferente, onde o mister pediu para eu jogar por dentro, entre os dois zagueiros. A verdade é que eu não jogo muito por ali, mas sempre que o mister me pede e fala que tenho que jogar por ali eu marco gols. Tenho que escutar muito mais vezes ele. Seguramente ele vai falar para mim no vestiário que entende muito de futebol", contou Vini. 

 

Sobre o desempenho coletivo, o atacante avaliou que a equipe mostrou evolução em relação ao empate da estreia diante do Marrocos e destacou o ganho de confiança para a sequência do torneio.

 

"Sem dúvida a vitória de hoje nos dá confiança para seguir evoluindo dentro da competição e tranquilidade para a próxima partida. O primeiro jogo foi um pouco diferente pelo peso da estreia. Hoje todo mundo estava mais leve. O campo estava melhor e também nos ajudou a fazer o nosso futebol", avaliou. 

 

Vinícius também reservou elogios a Neymar, que segue em recuperação física e ainda busca condições para retornar aos gramados durante o Mundial. O atacante afirmou que a presença do camisa 10 no grupo tem papel importante nos bastidores da Seleção.

 

"O Ney é um jogador muito importante pra nós. Esperamos que ele possa jogar o próximo jogo. Estamos felizes com a evolução dele, e ele estar no grupo é algo muito importante pra nós. É o meu ídolo, que me deu muito suporte. Espero que possa nos ajudar no decorrer da Copa", concluiu. 

 

Vinícius Jr chegou a três participações em gols nesta Copa do Mundo. Contando com a partida de estreia, contra Marrocos, o camisa 7 soma dois gols e uma assistência concedida. 

Neymar não viaja para a Filadélfia e está fora do jogo do Brasil contra o Haiti pela Copa do Mundo
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Neymar está fora do jogo entre Brasil e Haiti, nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A informação foi divulgada pela CBF na manhã desta quinta-feira (18).

 

O atacante não viajará com a delegação brasileira para a Filadélfia e permanecerá em Nova Jersey. Segundo a entidade, a decisão foi tomada para otimizar a fase final do processo de recuperação do jogador, com utilização das estruturas do hotel The Ridge e do CT Columbia Park.

 

A ausência frustra a expectativa de retorno do camisa 10. Neymar havia treinado no campo com o elenco pela primeira vez desde a chegada da Seleção aos Estados Unidos na última quarta-feira (10),  aumentando a possibilidade de ao menos ser relacionado para a partida.

 

O jogador completou um mês desde a pancada sofrida na derrota do Santos para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. A lesão aconteceu às vésperas da convocação final para a Copa do Mundo.

 

Além disso, já se passaram três semanas desde a ressonância magnética realizada na Granja Comary. O exame apontou uma lesão muscular grau 2 na panturrilha.

 

Na estreia do Brasil no Mundial, contra Marrocos, Neymar permaneceu no banco de reservas, mas não foi relacionado para atuar. Desde então, o departamento médico da CBF manteve postura cautelosa, com foco na recuperação completa do atacante.

 

Brasil e Haiti se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30, pelo horário de Brasília, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

“Temos que lidar com a realidade e não ser hipotéticos”, diz Danilo sobre contribuição de Neymar para a Copa do Mundo
Foto: Reprodução/YouTube/CBF

Uma das lideranças da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, o lateral Danilo foi questionado sobre o nível de contribuição de Neymar para o elenco, e o defensor foi claro: “Temos que lidar com a realidade e não com questões hipotéticas”. A afirmação aconteceu nesta quarta-feira (17), em entrevista coletiva realizada no hotel The Ridge, onde a delegação brasileira está hospedada nos Estados Unidos.

 

Questionado se o camisa 10 bem fisicamente poderia trazer o mesmo nível de atuação que Messi entregou pela Argentina, onde marcou três gols na sua estreia nesta edição do torneio, Danilo disse que “é chover no molhado, precisamos lidar com a realidade e não com questões hipotéticas. O que a gente espera é que ele esteja bem fisicamente e possa se recuperar, e que seu contributo seja com 10, 15, 20 ou 30 minutos. A qualidade dele já foi provada por onde passou e a todo tempo”, opinou.

 

ENDRICK COMO PEÇA DO GRUPO
Aproveitando a oportunidade, o lateral-direito defendeu a utilização de Endrick no elenco da Canarinho, fazendo referência a uma entrevista de Casemiro na qual o volante afirmou que o jovem atacante ainda “não fazia parte do grupo”.

 

“É um tema que a gente fantasia muito. Teve a entrevista do Casemiro, na qual ele falou de uma forma que possa ter dado margem à interpretação. É justo, então cabe a nós, quando sentamos nessa cadeira, nos comunicarmos da melhor maneira e da forma mais clara possível”, afirmou. “É um jogador que tem uma potência de perna muito grande, um poder de decisão muito grande, tem estrela, que acontece as coisas e você não sabe o por que e ele faz gol”.

 

Em entrevista à TNT Sports, o volante brasileiro havia sido perguntado sobre a situação de Endrick e disse que ele não estava totalmente garantido no Mundial.

 

“Se ele for para a Copa do Mundo, e temos de ser realistas que ele ainda não é do grupo, a gente não pode botar uma pressão de que vai resolver, que vai entrar nos jogos para resolver. A gente sabe que têm jogadores de frente que precisam puxar mais, tirar mais da equipe [...] A gente não pode colocar uma pressão nele, não pode dizer que ele vai solucionar o nosso problema na Copa do Mundo, porque é muito jovem”, pontuou Casemiro.

 

Após empatar com o Marrocos, a Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19), contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C. Fechando a primeira fase, o Brasil enfrenta a Escócia na última rodada, no dia 24 (quarta-feira). Confira a classificação do Grupo C abaixo:

Classificação fornecida por Sofascore
Neymar treina pela primeira vez com o elenco da Seleção e aumenta chances de retorno contra o Haiti
Foto: Leonardo Baran / Bahia Notícias

A expectativa pela volta de Neymar ganhou força nesta quarta-feira (17). Após iniciar a transição física nos últimos dias, o camisa 10 participou do treinamento da Seleção Brasileira e trabalhou com o restante do elenco pela primeira vez desde a lesão na panturrilha direita.

 

"Estavam com saudades?", disse Neymar à imprensa após pisar no gramado do CT Columbia Park.

 

A presença do atacante foi confirmada com imagens por Leonardo Baran, correspondente do Bahia Notícias nos Estados Unidos. Ele já havia revelado no programa BN na Bola, na última terça-feira (16), que existia uma expectativa interna pela presença do atacante entre os relacionados para o duelo contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Assista:

 

 

O treinamento desta quarta representa mais um avanço no processo de recuperação. Na terça, Neymar havia retornado ao gramado para atividades controladas. Agora, o jogador participou das movimentações ao lado dos companheiros, aumentando as chances de voltar a ficar à disposição da comissão técnica de Carlo Ancelotti.

 

Nesta quarta, Neymar também completa um mês da pancada sofrida na derrota do Santos para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, lesão que aconteceu às vésperas da convocação final para a Copa do Mundo. Além disso, passam-se três semanas desde a ressonância magnética realizada na Granja Comary, exame que apontou uma lesão grau 2 na panturrilha.

 

Na estreia do Brasil no Mundial, diante do Marrocos, o atacante permaneceu no banco de reservas, mas não foi relacionado para atuar. Desde então, o departamento médico da CBF adotou cautela no tratamento, com foco na recuperação completa do jogador.

 

A participação de Neymar no treino com o grupo é o indicativo mais positivo desde o início da Copa. Apesar disso, a decisão sobre sua utilização contra o Haiti ainda dependerá das avaliações finais da comissão técnica e dos médicos da Seleção.

 

Com dois treinamentos restantes antes da partida em Filadélfia, a tendência é que a definição aconteça nas próximas horas. Caso seja liberado, Neymar poderá fazer sua primeira aparição na Copa do Mundo de 2026 justamente em um confronto que pode encaminhar a classificação brasileira para as oitavas de final.

 

Brasil e Haiti se enfrentam nesta sexta-feira (19), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. A bola rola às 21h30, pelo horário de Brasília, pela segunda rodada da primeira fase, no Grupo C.

Neymar vai reforçar o Brasil contra o Haiti? Confira as atualizações sobre a recuperação do atacante
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Nesta quarta-feira (17), Neymar completa um mês da lesão sofrida na derrota do Santos para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 17 de maio. O problema aconteceu poucos dias antes da convocação final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026, com a equipe médica do Santos garantindo que o jogador ainda teria condições de jogo.

 

Indo em contrapartida ao que foi dito pelo Santos, nesta quarta também se completam três semanas desde a realização da ressonância magnética feita na Granja Comary, exame que identificou uma lesão de grau 2 na panturrilha direita. Desde então, Neymar vem seguindo um cronograma de recuperação acompanhado pelo departamento médico da CBF.

 

O principal avanço aconteceu na última terça-feira (16), durante o segundo treino fechado da Seleção Brasileira em solo norte-americano. Pela primeira vez desde a chegada da delegação aos Estados Unidos, o atacante voltou a realizar atividades no gramado, iniciando a transição entre o tratamento médico e o retorno aos trabalhos de campo. O jogador participou de alguns exercícios físicos e teve contato controlado com a bola, mas ainda sem integrar as atividades táticas com o restante do elenco.

 

Em conversas com Hugo Araújo e Thiago Tolentino, durante o episódio 102 do BN na Bola, transmitido na última terça-feira no YouTube do Bahia Notícias, o correspondente Leonardo Baran, presente nos EUA, destacou que a evolução aumenta a expectativa de que Neymar volte a aparecer entre os relacionados para o duelo contra o Haiti, nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, pela segunda rodada da fase de grupos. Na estreia diante do Marrocos, o camisa 10 permaneceu no banco de reservas, mas não foi relacionado para atuar.

 

 

Internamente, existe a percepção de que Neymar está mais próximo de retornar. No entanto, a comissão técnica liderada por Carlo Ancelotti segue adotando cautela. Fontes ligadas à Seleção indicam que não há intenção de acelerar o processo de recuperação, especialmente após o histórico recente de problemas físicos do jogador.

 

Os próximos treinamentos serão decisivos para definir se o atacante terá condições de ficar à disposição diante dos haitianos ou se o retorno ficará para a terceira rodada, contra a Escócia. A tendência é que a decisão final aconteça nas próximas 72 horas.

 

A presença de Neymar no gramado foi considerada um passo importante pela comissão técnica, mas ainda não representa liberação para jogo. O atacante precisa recuperar ritmo de treinamento e condicionamento físico antes de ser reintegrado completamente ao grupo.

“Está muito próximo de voltar”: Neymar pode ficar disponível contra o Haiti, diz correspondente do BN nos EUA
Foto: Igor Barreto/Bahia Notícias

A recuperação de Neymar segue evoluindo e o camisa 10 da Seleção Brasileira pode voltar a ficar à disposição já na próxima partida da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista ao BN na Bola, podcast de esportes do Bahia Notícias, nesta terça-feira (16), o correspondente Leonardo Baran afirmou que o atacante está "muito próximo de voltar" e deve ser relacionado para o duelo contra o Haiti, na sexta-feira (19).


Segundo Baran, a expectativa inicial era de que Neymar sequer participasse das atividades do dia, já que o treinamento da Seleção foi fechado para a imprensa. No entanto, imagens divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mostraram o jogador em campo, de chuteiras, realizando exercícios com bola.


"A informação que eu tinha era de que o Neymar não treinaria. Inclusive, a CBF me disse que, quando ele voltasse aos trabalhos, faria questão de mostrar isso. E foi exatamente o que aconteceu. O Neymar está muito próximo de voltar", afirmou o jornalista.


Nesta quarta-feira (17), completa um mês da lesão sofrida pelo atacante na partida contra o Coritiba e três semanas desde a ressonância magnética realizada na Granja Comary, em Teresópolis. Para Baran, o jogador deverá estar apto fisicamente para enfrentar o Haiti, embora a comissão técnica ainda avalie a utilização.


"No último jogo ele estava no banco apenas acompanhando a equipe, mas nem sequer foi relacionado. Tenho a impressão de que contra o Haiti ele já estará relacionado e em condições de atuar, mesmo que não entre em campo. Contra a Escócia, acredito que ele jogue", projetou.


A Seleção Brasileira volta a campo na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), diante do Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Confira classificação abaixo:

Classificação fornecida por Sofascore
VÍDEO: Neymar volta a treinar no campo e avança em recuperação rumo ao retorno na Copa do Mundo
Foto: CBF TV

Neymar deu mais um passo em seu processo de recuperação física e voltou a treinar no gramado nesta terça-feira (16), no CT de Columbia Park, base da Seleção Brasileira nos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026. As imagens da atividade foram registradas pela CBF TV.

 

 

Ainda sem bola, o camisa 10 participou dos trabalhos em campo pela primeira vez desde a chegada da delegação brasileira aos Estados Unidos. A evolução é vista com otimismo pela comissão técnica, embora ainda exista cautela em relação ao retorno do jogador às partidas oficiais.

 

A utilização de Neymar contra o Haiti, na próxima sexta-feira (19), pela segunda rodada do Grupo C, ainda é considerada improvável, mas não está descartada. Caso apresente evolução nos próximos treinamentos e seja liberado pelo departamento médico, o atacante poderá ser relacionado e atuar por alguns minutos.

 

A orientação da comissão técnica liderada por Carlo Ancelotti é que o retorno aconteça apenas quando o jogador estiver totalmente recuperado, sem acelerar etapas do processo de recuperação.

 

Na última semana, Neymar foi submetido a uma ressonância magnética para avaliação da lesão na panturrilha. O exame apontou evolução considerada positiva pelos profissionais que acompanham o tratamento, dentro do cronograma previsto.

 

A expectativa é de que novas avaliações sejam realizadas nos próximos dias para definir a disponibilidade do atacante para a sequência da competição.

 

Enquanto Neymar avançava em sua recuperação, a Seleção Brasileira realizou nesta terça-feira um treinamento fechado à imprensa no CT de Columbia Park. A atividade ocorreu após a entrevista coletiva concedida pelo lateral-esquerdo Douglas Santos.

 

O Brasil volta a campo na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. A equipe soma um ponto no Grupo C após empatar por 1 a 1 com Marrocos na estreia.

"Estamos orando para ele se recuperar": Douglas Santos projeta retorno de Neymar à Seleção Brasileira
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Enquanto aguarda o retorno de Neymar aos gramados, a Seleção Brasileira segue sua preparação para o duelo contra o Haiti pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (15), no hotel The Ridge, o lateral-esquerdo Douglas Santos falou sobre a expectativa em torno da recuperação do camisa 10 e destacou a importância que Vinícius Júnior tem exercido na equipe durante sua ausência.

 

Segundo Douglas, Neymar continua sendo uma referência dentro do grupo e sua volta é aguardada por todos os jogadores.

 

"Nossa expectativa que o Neymar esteja 100% é das melhores, estamos orando para ele se recuperar. Vai nos ajudar bastante. Ele é um ídolo pra mim, pra todos que aqui estão, até os mais jovens, que viram ele fazendo história nos clubes e na seleção. Que esteja pronto o mais breve possível", afirmou.

 

Enquanto o principal astro brasileiro segue em recuperação de uma lesão na panturrilha direita, Vinícius Júnior assumiu protagonismo no setor ofensivo. Autor do gol de empate contra Marrocos na estreia, o atacante do Real Madrid recebeu elogios do companheiro.

 

"Vini é um cara que tem sido nosso desafogo. Sabemos que tem Raphinha, Igor Thiago, Matheus Cunha. Mas do lado esquerdo temos conversado para que ele tenha liberdade para jogar seu grande futebol. Contra Marrocos ficou nítido. Espero sempre marcar bem para que ele possa fazer os gols para a gente", declarou o lateral.

 

Douglas também revelou um detalhe dos bastidores da estreia brasileira na Copa do Mundo. O jogador confirmou a informação de que Carlo Ancelotti só informou a escalação titular horas antes da partida contra Marrocos, já durante o deslocamento para o estádio.

 

Segundo o lateral, a prática é comum entre treinadores europeus e tem como objetivo manter todos os atletas concentrados e preparados para atuar.

 

"Eu já tive muitos outros treinadores na Europa e eles não passavam a escalação durante a semana para que todos pudessem estar preparados. Esse jogo o Mister fez isso. Todos estavam focados. Isso também nos dá a oportunidade de se preparar, porque se desligar, é tiro curto, pode cobrar caro. Ele mostrou a equipe antes da gente sair para o estádio. Todos estavam preparados. Com muita energia, emoção, e isso não interfere muito em relação ao jogo", explicou.

 

Após o empate por 1 a 1 diante de Marrocos, o Brasil busca sua primeira vitória na competição contra o Haiti. Apesar do favoritismo brasileiro, Douglas Santos pregou respeito ao adversário e descartou qualquer clima de facilidade.

 

"Estamos falando da seleção do Haiti que é muito forte fisicamente, tem uma intensidade e é qualificada. Será um jogo muito difícil. O primeiro pensamento é vencer. Não podemos ter soberba de falar que é o Haiti e vai golear. Os três pontos são o mais importante neste momento e temos que ter unidade", afirmou.

 

Brasil e Haiti se enfrentam na próxima sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Neymar deve continuar como desfalque do Brasil contra o Haiti
Foto: Nelson Termé/CBF

Após ser poupado na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, Neymar deve continuar desfalcando o Brasil contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C do torneio. Segundo informações divulgadas pela CazéTV, a comissão técnica adota cautela com o jogador.

 

A Seleção Brasileira voltou aos treinamentos de campo nesta segunda-feira (15), após empatar contra o Marrocos no sábado e focar em atividades regenerativas e academia no domingo. Neymar não acompanhou os demais jogadores no gramado.

 

De acordo com informações iniciais, a comissão entende que o camisa 10 não precisa ser forçado no jogo contra o Haiti. Ainda há a possibilidade de ele ser utilizado nos minutos finais da partida para ganhar minutagem, a depender do andamento do jogo.

 

No duelo diante dos marroquinos, Neymar chegou a ir para o banco de reservas, mas com roupas casuais e sem condições de entrar em campo, marcando presença apenas para dar suporte aos companheiros.

 

Finalizada a primeira rodada, o Brasil ocupa a terceira colocação do Grupo C, com um ponto, empatado com o Marrocos. A Escócia lidera a chave com três pontos, enquanto o Haiti amarga a lanterna. A Canarinho enfrenta os haitianos nesta sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília).

 

Neymar está em fase de transição física e reabilitação intensiva de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, que envolveu a ruptura parcial das fibras. O atleta está sob os cuidados do departamento médico da Seleção Brasileira desde a apresentação na Granja Comary, no final de maio. Neymar vai passar por novos exames de imagem.

Poupados: Raphinha, Bruno Guimarães e Gabriel Magalhães ficam de fora do treino com bola da Seleção
Foto: Reprodução / Redes Sociais / @canalwamo

Após o treinamento regenerativo no último domingo (14), a Seleção Brasileira voltou aos treinamentos com bola na tarde desta segunda-feira (15), no CT Columbia Park, em Nova Jersey. Além de Neymar, que realizou exames de imagem, foram poupados da atividade outros três jogadores: o zagueiro Gabriel Magalhães, o volante Bruno Guimarães e o atacante Raphinha, titulares no empate frente ao Marrocos, ficaram de fora do treinamento.


De acordo com informações da imprensa, Raphinha está com uma bolha no pé, enquanto Bruno e Gabriel fizeram controle de carga. Todos se dirigiram a um campo diferente dos demais jogadores que ficaram sob o comando de Ancelotti.

 

Com um ponto, a Seleção ocupa atualmente a 3ª posição do Grupo C, atrás da Escócia e empatado com Marrocos. O próximo desafio será diante do Haiti, na próxima sexta-feira (19), às 21h30, pela 2ª rodada do Grupo C, no Estádio da Filadélfia.

Retorno de Neymar aos treinos vira expectativa na semana da Seleção Brasileira; saiba detalhes
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira vive a expectativa pelo retorno de Neymar aos treinamentos nesta semana. O camisa 10 se recupera de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha e completa, nesta quarta-feira (17), um mês da pancada sofrida durante a partida contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.

 

Informações de Leonardo Baran, correspondente do Bahia Notícias, nos Estados Unidos, apontam que há uma cautela por parte da comissão técnica em relação à utilização do jogador. Neymar só será relacionado e, eventualmente, entrará em campo se estiver 100% apto e com condições físicas para atuar. Caso apresente evolução nos próximos dias, existe uma pequena possibilidade de que o atacante dispute alguns minutos da partida contra o Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19), pelo Grupo C.

 

Para que isso aconteça, Neymar precisa ao menos voltar a treinar com bola até esta terça-feira (16). A comissão técnica entende que o retorno deve ocorrer de forma gradual, sem antecipar etapas da recuperação.

 

Na última semana, Neymar foi submetido a uma ressonância magnética. O exame apontou boa evolução no tratamento, dentro dos parâmetros esperados. A expectativa é de que um novo diagnóstico seja feito nesta segunda-feira (15), para avaliar a atual condição do jogador.

 

Após o empate em 1 a 1 contra o Marrocos, no último sábado (13), no MetLife Stadium, a Seleção Brasileira realizou um treino regenerativo às 10h30 para os atletas que iniciaram a partida. Os demais jogadores fizeram atividades na academia do Hotel The Ridge, onde a delegação está hospedada.

 

Nesta segunda-feira (15), o grupo fará treino no CT de Columbia Park, com os 15 minutos iniciais abertos à imprensa. A programação da Seleção Brasileira para o restante da semana ainda não foi divulgada pela CBF.

No MetLife Stadium, Dunga aponta caminho para o Brasil na Copa do Mundo: "Coragem e personalidade vão além do futebol"
Foto: Leonardo Baran / Bahia Notícias

A poucas horas da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, Dunga voltou ao palco de uma Copa para falar sobre pressão, responsabilidade e a obrigação de vestir a camisa amarela e verde. No MetLife Stadium, em Nova Jersey, onde o Brasil enfrenta Marrocos neste sábado (13), o capitão do tetracampeonato mundial de 1994 afirmou que a equipe comandada por Carlo Ancelotti precisa entrar em campo consciente do peso da própria história.

 

Para o ex-volante, a pressão de uma Copa do Mundo não deve ser encarada como problema, mas sim como privilégio.

 

"É uma pressão boa. Jogar em estádio cheio e com o mundo todo te olhando. Existe uma responsabilidade muito grande de representar a Seleção Brasileira. Nós temos a mentalidade de que temos que ser campeões", afirmou.

 

Dunga também saiu em defesa do trabalho de Carlo Ancelotti. Segundo ele, o treinador italiano teve tempo suficiente para conhecer os jogadores e agora será avaliado pelos resultados apresentados dentro de campo.

 

"Já teve um trabalho para conhecer os jogadores e agora é colocar em campo. Quem sabe quem está dando resposta ou quem pode suprir as necessidades da seleção é o Ancelotti. Muitas vezes a gente fala baseado no que acha, mas temos que cobrar em cima daquilo que ele propôs para a equipe", destacou.

 

Um dos temas da entrevista foi Neymar. O camisa 10 ainda se recupera de uma lesão muscular na panturrilha e deve desfalcar o Brasil na estreia diante dos marroquinos. Mesmo assim, Dunga considerou natural a aposta da comissão técnica no principal jogador brasileiro da geração, comparando às convocações de Ronaldo e Rivaldo, em 2002. 

 

"O Neymar tecnicamente é indiscutível. A decisão de convocar ou não passa pela comissão técnica, pelos médicos e preparadores físicos. Em 2002 também existiam dúvidas sobre Ronaldo e Rivaldo, e a comissão técnica apostou neles. A cobrança depois acontece em cima dessa escolha", analisou.

 

Acostumado aos bastidores de Copas do Mundo, Dunga também explicou como lidava com a ansiedade nos dias que antecediam uma estreia. Segundo ele, o diferencial dos grandes jogadores não está apenas na técnica.

 

"Os jogadores querem jogar logo, não querem ficar esperando. Eu ficava pensando no adversário, nas informações que recebíamos e naquilo que o treinador pedia. Mentalizava tudo para colocar em prática quando chegasse ao campo. Mas existe algo que vai além do futebol: coragem e personalidade. Não adianta o cara ser bom. Tem que ter coragem para executar aquilo que sabe fazer", afirmou, ao Bahia Notícias. 

 

O Brasil estreia na Copa do Mundo às 19h (de Brasília), pelo Grupo C da competição. Depois, a equipe de Carlo Ancelotti encara Haiti e Escócia na sequência da fase de grupos.

Superando Neymar e Vini Jr., três nomes esgotam em venda de camisa da Seleção Brasileira na Copa de 26
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Às vésperas da estreia do Brasil na Copa do Mundo, algumas das camisas mais difíceis de encontrar na loja oficial da Seleção não são as de jogadores como Neymar ou Vini Jr. No sistema de vendas da Nike, fornecedora de material esportivo da equipe, as versões personalizadas com os nomes de Alex Sandro, Rayan e Douglas Santos aparecem indisponíveis.

 

A plataforma permite que os torcedores escolham o nome e o número que serão estampados no uniforme da Seleção Brasileira. Apesar da falta das opções relacionadas aos três atletas, as demais personalizações do elenco seguem disponíveis para compra.

 

A indisponibilidade chama a atenção por envolver jogadores que não estão entre os principais nomes da equipe comandada por Carlo Ancelotti. Entre eles, apenas Alex Sandro, lateral-esquerdo do Flamengo, tem presença provável entre os titulares na partida de estreia do Brasil na Copa do Mundo, marcada para este sábado (13).

Carlo Ancelotti projeta que Neymar volte aos treinos no campo na próxima semana: “Está trabalhando forte”
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Carlo Ancelotti afirmou nesta sexta-feira (12) que espera contar com Neymar nos próximos dias durante a disputa da Copa do Mundo. Em recuperação de uma lesão na panturrilha, o atacante está fora da estreia da Seleção Brasileira contra o Marrocos, marcada para este sábado (13), mas segue em processo de reabilitação.

 

Em entrevista coletiva, o treinador destacou o empenho do camisa 10 para retornar aos gramados e ressaltou a importância do jogador para o grupo, dentro e fora de campo.

 

"Neymar está trabalhando muito forte para se recuperar o mais rápido possível. A expectativa é que ele se recupere e se integre ao grupo na próxima semana. Quando convocamos o Neymar, nós o convocamos não só pela sua qualidade técnica, que é indiscutível. Mas também por sua experiência e pelo exemplo que ele pode representar para os jovens que temos nesse grupo", declarou.

 

Durante a preparação da Seleção nos Estados Unidos, Neymar ainda não participou de atividades com chuteiras. O atacante realizou treinamentos com bola ao lado dos companheiros, mas tem trabalhado com tênis de corrida e concentrado parte significativa da recuperação em sessões de fisioterapia.

 

Na quinta-feira (11), o jogador publicou imagens de treinamentos físicos realizados na academia, demonstrando a continuidade do processo de recuperação.

 

Brasil e Marrocos se enfrentam neste sábado, às 19h (horário de Brasília), no estádio Nova York e Nova Jersey, pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo. A chave também conta com Haiti e Escócia, que duelam às 21h, em Boston.

Panini lança figurinha de Neymar em atualização do álbum da Copa do Mundo
Foto: Divulgação / Panini

A Panini lançou, nesta quinta-feira (11), um pacote de atualização do álbum oficial da Copa do Mundo de 2026. Entre as novidades está a figurinha de Neymar Jr., camisa 10 da Seleção Brasileira.

 

Além do atacante brasileiro, o chamado Update Set também inclui nomes como Manuel Neuer, da Alemanha, e Pau Cubarsí, da Espanha. Ao todo, a atualização reúne 120 novos cromos de atletas que não estavam na primeira versão da coleção.

 

Segundo a Panini, a proposta é aproximar o álbum das listas finais das seleções que disputam o Mundial, oferecendo ao colecionador uma versão mais completa da competição.

 

Os kits de atualização estão disponíveis no site oficial da empresa por R$ 119,90. Cada pacote é composto por seis cartelas, com 20 figurinhas em cada uma.

Brasil deve estrear na Copa com oito titulares remanescentes da estreia no Catar; confira
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira deve iniciar a Copa do Mundo de 2026 com boa parte da base que começou o Mundial anterior. Para a estreia contra Marrocos, neste sábado (13), Carlo Ancelotti deve escalar oito jogadores que foram titulares no primeiro jogo do Brasil na Copa de 2022, contra a Sérvia, no Estádio de Lusail, no Catar.

 

A provável escalação brasileira para o duelo deste sábado tem Alisson; Danilo, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Lucas Paquetá, Raphinha, Vinícius Júnior e Matheus Cunha.

 

Desse grupo, Alisson, Danilo, Marquinhos, Alex Sandro, Casemiro, Lucas Paquetá, Raphinha e Vinícius Júnior também começaram como titulares na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, na estreia da Copa do Mundo de 2022.

 

Na ocasião, a Seleção Brasileira iniciou a partida com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Vinícius Júnior e Richarlison. O "Pombo" marcou os dois gols da vitória brasileira no Catar.

 


Foto: Lucas Figueiredo / CBF

 

Além dos oito prováveis titulares, outros jogadores que fizeram parte do grupo de 2022 também seguem no elenco convocado para a Copa de 2026. Bremer, Fabinho, Bruno Guimarães, Gabriel Martinelli, Ederson e Weverton estiveram no Catar e voltaram a ser chamados para o Mundial.

 

Neymar também faz parte da lista de remanescentes de 2022, mas não deve ficar à disposição para a estreia. O camisa 10 ainda se recupera de uma lesão na panturrilha e não participou normalmente das atividades com o grupo nos Estados Unidos.

 

Brasil e Marrocos se enfrentam neste sábado, às 19h, pelo horário de Brasília, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A partida será válida pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

Fifa define árbitro esloveno para estreia do Brasil contra Marrocos na Copa do Mundo
Foto: Divulgação

A Fifa divulgou, na manhã desta quarta-feira (10), a equipe de arbitragem para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O esloveno Slavko Vincic será o árbitro principal da partida contra Marrocos, marcada para este sábado (13). 

 

O árbitro já comandou partidas da Liga dos Campeões e tem experiência em jogos de alto nível internacional. Apesar de bem avaliado, também já teve seu nome envolvido em polêmicas nos últimos anos.

 

A equipe de arbitragem será formada majoritariamente por eslovenos. Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic atuarão como assistentes. O quarto árbitro será o suíço Sandro Schaerer, enquanto a árbitra reserva será Stéphane de Almeida, também da Suíça.

 

O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a seleção marroquina pelo Grupo C. A partida será disputada no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

 

Confira abaixo a equipe de arbitragem para o confronto:

  • Árbitro principal: Slavko Vincic, da Eslovênia
  • Assistente 1: Tomaz Klancnik, da Eslovênia
  • Assistente 2: Andraz Kovacic, da Eslovênia
  • Quarto árbitro: Sandro Schaerer, da Suíça
  • Árbitra reserva: Stéphane de Almeida, da Suíça
Apesar de evolução, Neymar deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa e ser liberado apenas para duelo contra o Haiti
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira dificilmente contará com Neymar na estreia da Copa do Mundo de 2026. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista André Rizek, da Globo, na última segunda-feira (8), novas avaliações realizadas pelo departamento médico da CBF apontam que, apesar de positivas, o camisa 10 deverá ser liberado apenas para a segunda partida do Brasil no torneio, contra o Haiti, marcada para o dia 19 de junho.

 

Embora a recuperação da lesão na panturrilha direita esteja dentro do cronograma esperado, a comissão técnica liderada por Carlo Ancelotti já trabalha com a perspectiva de preservar o atacante no confronto de estreia diante de Marrocos, no próximo dia 13.

 

Neymar segue realizando atividades específicas de transição física e ainda não foi integrado aos treinamentos com o restante do elenco. A expectativa é que o jogador avance de etapa nos próximos dias, passando a participar gradualmente dos trabalhos em campo.

 

A lesão do atacante foi diagnosticada pouco antes do início da preparação da Seleção para a Copa do Mundo. Desde então, Neymar tem sido acompanhado diariamente pelos profissionais da CBF, que optaram por mantê-lo entre os 26 convocados confiando em sua recuperação ao longo da competição.

 

Recentemente, Carlo Ancelotti já havia demonstrado confiança na presença do camisa 10 durante o Mundial. O treinador afirmou que o jogador permaneceria no grupo mesmo sem condições de atuar na estreia, destacando a importância de Neymar para a equipe.

 

Caso a previsão médica seja confirmada, Neymar ficará fora apenas do duelo contra Marrocos e passará a ser opção para a partida diante do Haiti. O Brasil ainda encerra sua participação na fase de grupos contra a Escócia.

Fora da Copa, João Pedro, do Chelsea, participa de novo clipe da Madonna
Foto: Reprodução/YouTube/Madonna

Fora da lista dos 26 convocados pelo Brasil para a Copa do Mundo de 2026, o atacante João Pedro, do Chelsea, apareceu no novo videoclipe lançado por Madonna nesta segunda-feira (8). Ao lado do brasileiro, o camisa 10 do time inglês, Cole Palmer, também integrou a cena com outras celebridades, como a modelo Kate Moss e o ator Benedict Cumberbatch.

 


Cole Palmer, camisa 10 do Chelsea - Foto: Reprodução/YouTube/Madonna

 

Apesar de o atacante não estar entre os selecionados para o Mundial, a imprensa e a torcida destacam que o jogador deve ficar sob aviso. Ele é cotado como o principal substituto caso Neymar seja cortado devido a uma lesão de grau 2 na panturrilha direita, a qual o camisa 10 vem tratando desde que se apresentou à Seleção, na última semana de maio.

 

João Pedro vem de uma boa temporada no Chelsea, onde somou 20 gols e seis assistências em 49 jogos, mesmo diante do momento conturbado vivido pelo clube londrino.

 

 "CONFESSIONS II - THE FILM"
O curta-metragem de Confessions II, com quase 14 minutos de duração, é um projeto audiovisual que serve como introdução às primeiras faixas do próximo álbum da Rainha do Pop, previsto para chegar às plataformas no dia 3 de julho.

 

Ressonância de Neymar aponta evolução e atacante deve iniciar treinos no campo nesta semana
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta segunda-feira (8) que Neymar apresentou evolução no tratamento da lesão na panturrilha direita. O atacante passou por uma nova ressonância magnética, e o resultado indicou progresso dentro do cronograma estabelecido pelo departamento médico da Seleção Brasileira.

 

Em nota oficial, a entidade detalhou o quadro do jogador. “O atleta Neymar foi submetido a ressonância magnética nesta segunda-feira. O exame apontou boa evolução em seu tratamento, dentro dos parâmetros esperados. Ele seguirá o processo de recuperação e de preparação física planejado pela comissão médica da Seleção Brasileira”, informou a CBF.

 

Com a resposta positiva ao tratamento, a expectativa é que o camisa 10 avance para uma nova fase da recuperação nos próximos dias. A tendência é que ele inicie atividades em campo de forma gradual, acompanhado pela equipe de fisioterapia e preparação física da seleção.

 

Neymar permanece nos Estados Unidos com a delegação brasileira, mas ainda não participou dos treinamentos com bola ao lado dos demais atletas. Desde sua chegada à concentração, o jogador tem seguido um programa específico de recuperação, com sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular e monitoramento da carga física.

Com gol de Endrick, Brasil vence Egito e encerra amistosos preparatórios para Copa do Mundo
Foto: Reprodução/GE TV

A Seleção Brasileira fechou com chave de ouro a sua preparação para a disputa da Copa do Mundo Fifa 2026. Na noite deste sábado (6), o Brasil venceu o Egito por 2 a 1 nos Estados Unidos. Bruno Guimarães abriu o placar e Mostafa Ziko empatou poucos minutos depois, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Endrick colocou a Canarinho na frente mais uma vez e assim terminou.

 

No Huntington Bank Field, em Cleveland, a Seleção Brasileira começou a todo vapor. Fazendo pressão alta na marcação, o Brasil roubou a bola com Bruno Guimarães aos sete minutos e o mesmo finalizou rasteiro para abrir o placar para a equipe de Carlo Ancelotti. Mas jogando um balde de água fria, o Egito empatou aos 11. Marquinhos recuou a bola de forma errada, Mostafa Ziko ficou com a posse e deixou tudo igual. No início da segunda etapa, Raphinha deu a assistência para Endrick fazer o gol da vitória brasileira por 2 a 1.

 

Agora a Seleção Brasileira só volta a campo no dia 13 de junho, no próximo sábado, quando faz sua estreia pelo Grupo C da Copa do Mundo. O Brasil vai enfrentar a seleção de Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília).

Neymar não viaja com Seleção para amistoso com Egito e fica em Nova Jersey por recuperação física
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O atacante Neymar não acompanhará a delegação da Seleção Brasileira para Cleveland, onde a equipe enfrenta o Egito neste sábado (6), em seu último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo. O jogador permanecerá em Nova Jersey para dar continuidade ao tratamento da lesão na panturrilha direita e intensificar o processo de recuperação física.

 

O camisa 10 foi diagnosticado com uma lesão de grau 2 na região e trabalha para reunir condições de jogo a tempo da estreia brasileira no Mundial, marcada para o dia 13, sábado, contra o Marrocos, às 19h (horário de Brasília).

 

A contusão ocorreu durante a derrota do Santos para o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o clube tratou inicialmente o problema como um edema muscular. A partida ficou marcada por uma falha no procedimento de substituição, que impediu o retorno do atacante ao campo após receber atendimento médico fora das quatro linhas.

 

Posteriormente, já integrado à Seleção, Neymar foi submetido a novos exames que apontaram uma lesão mais séria do que a divulgada anteriormente. O diagnóstico foi confirmado pelo médico da equipe, Rodrigo Lasmar, em 28 de maio. Segundo o profissional, o prazo estimado de recuperação varia entre duas e três semanas a partir da data da avaliação.

 

Caso não reúna condições de atuar antes do início da competição, Neymar começará a Copa sem ter disputado uma partida sob o comando de Carlo Ancelotti.

 

A última vez que o atacante entrou em campo pela Seleção Brasileira de Futebol foi em outubro de 2023. Na ocasião, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante compromisso pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Neymar retoma liderança na Seleção Brasileira e conquista Ancelotti nos bastidores
Foto: Reprodução/CBF TV

A presença de Neymar na Seleção Brasileira tem sido vista de forma positiva nos bastidores da equipe durante a preparação para a Copa do Mundo. Integrado ao grupo que está nos Estados Unidos, o atacante do Santos voltou a exercer papel de liderança e tem estreitado sua relação com o técnico Carlo Ancelotti. A informação foi veiculada inicialmente pelo portal UOL.

 

Segundo relatos de pessoas que acompanham o dia a dia da delegação, as conversas entre o camisa 10 e o treinador italiano se tornaram frequentes desde o início dos trabalhos. Embora tenham mantido contato antes da convocação, esta é a primeira vez que ambos trabalham juntos em uma equipe.

 

Nos bastidores, Neymar tem demonstrado respeito à comissão técnica, enquanto Ancelotti adota uma postura receptiva com o jogador. A convivência entre os dois tem sido apontada como um dos aspectos positivos do ambiente da Seleção.

 

O atacante também tem recebido elogios pela maneira como se relaciona com os demais integrantes da delegação. De acordo com pessoas próximas ao grupo, Neymar tem se mostrado atencioso tanto com atletas recém-chegados quanto com funcionários que participam da rotina da equipe.

 

Outro ponto destacado é o comprometimento do jogador com os protocolos estabelecidos pela comissão técnica. Desde sua apresentação, Neymar tem seguido os mesmos procedimentos adotados pelos demais convocados, sem qualquer tratamento diferenciado.

 

A influência do atacante também voltou a ser percebida em questões internas da equipe. Ao lado de Alisson Becker, Casemiro e Raphinha, ele participou das conversas com a CBF sobre os critérios de divisão das premiações relacionadas à Copa do Mundo.

 

Fora de campo, Neymar segue mobilizando torcedores por onde passa. A presença do atacante tem provocado grande interesse do público e gerado aglomerações nos locais frequentados pela delegação, cenário considerado favorável para fortalecer o clima de Mundial entre jogadores e torcedores.

 

Após a preocupação inicial causada por uma lesão de grau 2 na panturrilha, a avaliação interna na Seleção é de que a participação de Neymar tem contribuído de forma significativa para o ambiente do grupo durante a preparação para a Copa do Mundo.

Mesmo lesionado, Neymar aparece no gramado do Maracanã durante aquecimento da Seleção Brasileira
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após ter uma lesão muscular de grau 2 confirmada pela comissão médica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Neymar virou desfalque na Seleção Brasileira pelas próximas três semanas. Com isso, o camisa 10 está fora dos amistosos que antecedem a estreia do Brasil na Copa do Mundo. No entanto, a condição física não afastou o atacante do gramado do Maracanã durante o aquecimento dos jogadores antes do jogo contra o Panamá, neste domingo (31).

 

O incômodo teve origem na véspera da convocação, durante a partida entre Santos e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o clube paulista enviou um documento à CBF indicando que a queixa física não impediria o atleta de treinar normalmente. Porém, a avaliação inicial feita pela comissão técnica de Carlo Ancelotti na Granja Comary ligou o sinal de alerta e exigiu exames detalhados em uma clínica local.

 

 

A confirmação da lesão foi feita na última quinta-feira (28) pelo médico da delegação, Rodrigo Lasmar. Com o prazo estipulado pelo corpo médico, a presença do atacante na estreia do Brasil no Mundial, marcada para o dia 13 de junho, contra o Marrocos, passou a ser tratada como uma incógnita.

 

Apesar do prazo apertado, o técnico Carlo Ancelotti não trabalha com a possibilidade de cortar Neymar da lista. Em entrevista coletiva no sábado (30), o italiano foi enfático: "Para ser claro: ele vai estar conosco até o dia em que se recuperar e estar disponível. Pensamos que ele pode se recuperar para o primeiro jogo. Se não puder, para o segundo. Não temos nenhuma dúvida de que não vamos trocar ninguém. Os jogadores escolhidos são estes 26, e estes 26 vão jogar a Copa do Mundo", afirmou o treinador, explicando que já tinha conhecimento da condição do atleta antes da convocação.

 

Brasil e Panamá entram em campo diante de mais de 70 mil torcedores, marcando a despedida da Seleção em solo nacional. A delegação viaja para Nova Jersey (EUA), base da equipe, nesta segunda-feira (1º). Antes da estreia oficial no Mundial, o Brasil ainda enfrenta o Egito no dia 6 de junho, às 19h (horário de Brasília).

 

CAMINHO NA COPA
O primeiro jogo da Canarinho na competição ocorre contra o Marrocos, no dia 13 de junho, às 19h, no MetLife Stadium. O Brasil integra o Grupo C, junto com Haiti e Escócia.
2ª rodada:
Brasil x Haiti – 19 de junho (sexta-feira), às 21h30, na Filadélfia.
3ª rodada: Escócia x Brasil – 24 de junho (quarta-feira), às 19h, em Miami.

Brasil e Panamá voltam a se enfrentar após sete anos; relembre o último duelo
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Brasil e Panamá voltam a se enfrentar neste domingo (31), às 18h30, no Maracanã, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. O duelo marcará a despedida da Seleção Brasileira diante de sua torcida antes da viagem aos Estados Unidos, palco da competição, e também colocará frente a frente duas equipes que não se enfrentam há sete anos.

 

O último encontro entre brasileiros e panamenhos aconteceu em março de 2019, no Estádio do Dragão, em Portugal. Na ocasião, a equipe comandada por Tite empatou por 1 a 1 e viu o adversário marcar, pela primeira vez na história, um gol contra a Seleção Brasileira.

 

O Brasil abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo. Casemiro lançou da intermediária e Lucas Paquetá apareceu para finalizar de primeira e balançar as redes. Sem Neymar, que acompanhou a partida das arquibancadas, a Seleção parecia encaminhar mais uma vitória diante dos panamenhos.

 


Foto: Lucas Figueiredo / CBF

 

No entanto, o Panamá reagiu quatro minutos depois do gol brasileiro. Após cobrança de falta de Éric Davis, o defensor Adolfo Machado subiu mais alto que a defesa brasileira e cabeceou para vencer Ederson, decretando a igualdade no marcador e registrando o primeiro gol da história da seleção centro-americana contra o Brasil.

 

Naquele amistoso, Tite escalou o Brasil com Ederson; Fagner, Éder Militão, Miranda e Alex Telles; Casemiro, Arthur e Lucas Paquetá; Philippe Coutinho, Roberto Firmino e Richarlison. Durante a partida, ainda entraram Gabriel Jesus, Everton Cebolinha e Felipe Anderson.

 


Foto: Lucas Figueiredo / CBF

 

Apesar do empate, o retrospecto segue amplamente favorável à Amarelinha. Em cinco confrontos disputados entre as seleções, o Brasil soma quatro vitórias e um empate, com 17 gols marcados e apenas um sofrido. A equipe brasileira jamais perdeu para o Panamá.

 

Depois do compromisso no Rio de Janeiro, a Seleção ainda fará mais um amistoso preparatório, desta vez contra o Egito, já em solo norte-americano. Em seguida, o foco será totalmente voltado para a estreia na Copa do Mundo, marcada para o dia 13 de junho, diante do Marrocos, pelo Grupo C.

Neymar reassume a camisa 10 e Seleção define numeração para a Copa do Mundo de 2026; veja lista
Foto: Divulgação / Nike

A comissão técnica da Seleção Brasileira definiu a numeração oficial dos 26 convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Os números também serão utilizados nos amistosos preparatórios contra Panamá, neste domingo (31), no Maracanã, e Egito, no próximo sábado (6), já nos Estados Unidos.

 

Ausente da equipe desde outubro de 2023 por conta de uma grave lesão no joelho, Neymar volta a vestir o número eternizado por Pelé. Caso entre em campo durante o Mundial, o atacante do Santos alcançará uma marca histórica ao utilizar a camisa 10 em quatro Copas do Mundo diferentes: 2014, 2018, 2022 e 2026.

 

A divulgação foi realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas redes sociais, em um vídeo inspirado na cultura popular e no futebol de rua brasileiro. Assista: 

 

 

Entre os remanescentes da última edição do torneio, alguns atletas mantiveram suas numerações. É o caso de Alisson (1), Marquinhos (4), Casemiro (5), Alex Sandro (6), Raphinha (11), Weverton (12) e Ederson (23). Outros nomes presentes no Catar, como Vinícius Júnior, Lucas Paquetá, Gabriel Martinelli, Bremer, Fabinho e Danilo, utilizarão números diferentes nesta edição.

 

A estreia dos números acontecerá neste domingo, diante do Panamá. No entanto, alguns atletas não estarão à disposição de Carlo Ancelotti para a partida. Neymar segue em recuperação de lesão na panturrilha, enquanto Marquinhos, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli ganharam período adicional de descanso após compromissos recentes na Europa.

 

Confira a numeração da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026:

1 – Alisson
2 – Wesley
3 – Gabriel Magalhães
4 – Marquinhos
5 – Casemiro
6 – Alex Sandro
7 – Vinicius Júnior
8 – Bruno Guimarães
9 – Matheus Cunha
10 – Neymar
11 – Raphinha
12 – Weverton
13 – Danilo
14 – Bremer
15 – Léo Pereira
16 – Douglas Santos
17 – Fabinho
18 – Danilo Santos
19 – Endrick
20 – Lucas Paquetá
21 – Luiz Henrique
22 – Gabriel Martinelli
23 – Ederson
24 – Ibañez
25 – Igor Thiago
26 – Rayan

Brasil x Panamá: Confira prováveis escalações, arbitragem, horário e onde assistir
Foto: Montagem / Bahia Notícias

O Brasil encerra neste domingo (31) sua preparação em solo nacional antes da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira enfrenta o Panamá, às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em amistoso que será o penúltimo teste da equipe comandada por Carlo Ancelotti antes da estreia no Mundial.

 

A delegação brasileira está reunida desde a última quarta-feira (27), quando os 26 convocados iniciaram os trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis. O período de treinamentos marca a reta final de preparação para a Copa, dois meses após a vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, nos Estados Unidos.

 

Para o confronto, Carlo Ancelotti não poderá contar com Neymar, que segue em recuperação de uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha. Além do camisa 10, o treinador também não terá Marquinhos, Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli, que estiveram envolvidos na final da Liga dos Campeões, disputada no último sábado (30).

 

A decisão continental terminou com o título do Paris Saint-Germain, que venceu o Arsenal e conquistou a competição. Marquinhos esteve do lado francês, enquanto Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli defenderam a equipe inglesa.

 

Questionado sobre a ausência dos três atletas, Ancelotti evitou apontar preferência na decisão europeia e afirmou que sua principal preocupação era que todos terminassem a partida em boas condições físicas.

 

"Muito difícil falar com eles. Não sabemos o que dizer. Não podemos dizer boa sorte ao Marquinhos ou aos dois Gabriel. Vamos assistir ao jogo. O mais importante é que terminem o jogo bem. A final é sempre difícil de ter favorito. Vai ser uma final com entretenimento, são duas equipes que mereceram o feito", declarou o treinador.

 

Mesmo com a ausência de Neymar, Ancelotti demonstrou confiança na recuperação do atacante para a disputa do Mundial e garantiu que não pretende fazer alterações na lista de convocados.

 

"Pensamos que ele pode se recuperar para o primeiro jogo. Se não puder, para o segundo. Não temos nenhuma dúvida de que não vamos trocar ninguém. Os jogadores escolhidos são estes 26 e estes 26 vão jogar a Copa do Mundo", afirmou o treinador.

 


Foto: Rafael Ribeiro / CBF

 

Dentro de campo, Ancelotti confirmou a equipe titular que enfrentará o Panamá. O Brasil será escalado com Alisson; Wesley, Léo Pereira, Bremer e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Vinicius Júnior, Matheus Cunha e Luiz Henrique.

 

O retrospecto diante dos panamenhos é amplamente favorável à Seleção. Em cinco confrontos disputados, o Brasil soma quatro vitórias e um empate. O último encontro aconteceu em 2019, quando as equipes empataram por 1 a 1 em amistoso realizado em Portugal.

 


Arte: Thiago Tolentino e Bia Jesus / Bahia Notícias

 

PANAMÁ
Do outro lado, o Panamá chega ao Maracanã vivendo um dos melhores momentos de sua história. Sob o comando do técnico Thomas Christiansen, a seleção centro-americana garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 e encara o amistoso contra o Brasil como um dos principais testes antes da competição.

 

Os panamenhos integram o Grupo L do Mundial, ao lado de Gana, Croácia e Inglaterra, e estreiam no torneio no dia 17 de junho. A equipe vem de resultados positivos na preparação, com uma vitória por 2 a 1 e um empate por 1 a 1 diante da África do Sul.

 

Antes disso, o Panamá teve interrompida uma sequência de 13 partidas de invencibilidade ao ser derrotado pelo México por 1 a 0. Curiosamente, a última derrota da equipe antes dessa série também havia sido justamente para os mexicanos, pela Liga das Nações da Concacaf.

 

FICHA TÉCNICA
Brasil x Panamá
Amistoso Internacional

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 31/05/2026 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro principal: Daniel Schlager (ALE)
Assistentes: Sven Washitzki-Günther (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
VAR: Robert Schröder (ALE)
Onde assistir: TV Globo, Globoplay, SporTV e GE TV

 

Brasil: Alisson; Wesley, Léo Pereira, Bremer e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Vinicius Júnior, Matheus Cunha e Luiz Henrique. Técnico: Carlo Ancelotti.

 

Panamá: Orlando Mosquera; José Córdoba, Jiovany Ramos e Fidel Escobar; Amir Murillo, Aníbal Godoy, Adalberto Carrasquilla, Cristian Martínez e Jorge Gutiérrez; Ismael Díaz e Cecilio Waterman. Técnico: Thomas Christiansen.

"Não vamos trocar ninguém": Ancelotti descarta corte de Neymar e confirma Marquinhos como capitão da Seleção na Copa
Foto: Divulgação / CBF

O técnico Carlo Ancelotti abriu, na manhã deste sábado, a primeira entrevista coletiva da preparação da Seleção Brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, com tom leve e bem-humorado. O treinador falou sobre a situação de Neymar, confirmou Marquinhos como capitão do Brasil na Copa do Mundo e divulgou a escalação para o amistoso contra o Panamá.

 

Logo na primeira pergunta, Ancelotti foi questionado sobre Neymar. O atacante se apresentou com um problema físico, mas, segundo o treinador, terá tempo suficiente para se recuperar durante a preparação.

 

"Para ser claro. Ele vai estar conosco até o dia que vai recuperar e estar disponível. Pensamos que ele pode se recuperar para o primeiro jogo. Se não puder, para o segundo jogo. Não temos nenhuma dúvida de que não vamos trocar ninguém. Os jogadores escolhidos são estes 26 e estes 26 vão jogar a Copa do Mundo. Por azar, Neymar teve esse pequeno problema que não permite trabalhar com o grupo mas ele está muito bem em nível individual", afirmou.

 

Ancelotti explicou ainda que a comissão técnica já tinha conhecimento da condição física do jogador antes da convocação.

 

"Antes da convocação, recebemos comunicado do Santos de que ele teria um edema. O Santos ia cuidar desse assunto. Ele foi convocado porque, para a comissão, teria que ser convocado. Depois a CBF toma conta do problema do Neymar. E estamos tomando conta do problema dele. Pensamos que ele vai recuperar o mais rápido possível. Está animado. Tomara que ele possa recuperar logo", completou.

 

O treinador também confirmou que Marquinhos será o capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O zagueiro do PSG, de 32 anos, disputará seu terceiro Mundial. Ele foi reserva em 2018, na Rússia, e titular em 2022, no Catar.

 

Marquinhos ainda não se apresentou ao grupo porque defende o PSG neste sábado, às 13h, na final da Liga dos Campeões, contra o Arsenal. A equipe inglesa conta com Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli, também convocados por Ancelotti.

 

"Muito difícil falar com eles. Não sabemos o que dizer. Não podemos dizer boa sorte ao Marquinhos ou aos dois Gabriel. Vamos assistir ao jogo. O mais importante é que terminem o jogo bem. A final é sempre difícil de ter favorito. Vai ser uma final com entretenimento, são duas equipes que mereceram o feito", disse.

 

Com a ausência do trio envolvido na final da Champions, o Brasil terá desfalques no amistoso contra o Panamá, neste domingo, às 18h30, no Maracanã. Ancelotti afirmou que pretende utilizar todos os jogadores disponíveis e confirmou a escalação inicial.

 

"Alisson, Wesley, Bremer, Léo Pereira e Alex Sandro; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Matheus Cunha, Vini Jr. e Raphinha", disse o treinador.

 

"Um jogo importante para nos despedirmos dos nossos torcedores e estádio. Amanhã vão jogar todos", prosseguiu.

 

A Seleção Brasileira viaja na segunda-feira (1º) para os Estados Unidos. No dia 6 de junho, o Brasil faz o último amistoso antes da Copa, contra o Egito, em Cleveland. A estreia no Mundial será no dia 13, contra o Marrocos.

Neymar participa de atividades no gramado em terceiro dia de treino da Seleção Brasileira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Neymar participou nesta sexta-feira (29) de sua primeira atividade no gramado com a Seleção Brasileira durante a preparação para a Copa do Mundo, na Granja Comary. O atacante segue em recuperação de uma lesão na panturrilha direita sofrida no último dia 17, em partida do Santos contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. A informação foi veiculada inicialmente pelo portal Ge.Globo.

 

Segundo o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, o prazo estimado para recuperação é de duas a três semanas. Com isso, Neymar está fora dos amistosos contra Panamá e Egito e ainda é dúvida para a estreia do Brasil no Mundial, diante do Marrocos, em 13 de junho.

 

Pela manhã, o jogador realizou trabalhos na academia e atividades de fisioterapia voltadas ao fortalecimento da perna direita. No campo, Neymar participou apenas de movimentos leves e não acompanhou o restante do elenco nas atividades de maior intensidade.

 

Usando tênis, o atacante caminhou pelo gramado, permaneceu parte do treino ao lado do técnico Carlo Ancelotti no banco de reservas e acompanhou os jogadores até o encerramento da atividade.

 

Apesar da recuperação ainda em andamento, a Confederação Brasileira de Futebol mantém a expectativa de contar com Neymar durante a fase de grupos da Copa do Mundo. Até o momento, não há previsão de corte do atleta.

Cunha vê função na Seleção mais próxima do United e celebra volta por cima após ausência em 2022: "Muito gratificante"
Foto: YouTube / CBF TV

Matheus Cunha concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (29), no terceiro dia de preparação da Seleção Brasileira na Granja Comary antes do amistoso contra o Panamá.

 

Convocado por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, o atacante do Manchester United iniciou falando sobre a emoção de viver a preparação para o Mundial após ter ficado fora da lista de 2022, no Catar. Para o jogador, a presença na Granja Comary representa a superação de um ciclo difícil.

 

"No futebol, tudo na vida faz parte. Passar por momentos de dificuldade, superá-los e alcançar os objetivos. É muito gratificante, depois de tudo que eu passei, ver meu nome na lista. Dar um passo para o meu sonho e chegando [na Granja Comary] no dia do meu aniversário acho que é destino. Vamos ver. Mais um ano de vida aqui onde sempre sonhei", afirmou.

 

Um dos pontos abordados na coletiva foi o posicionamento de Matheus Cunha na Seleção. O atacante afirmou que, neste segundo ciclo com a Amarelinha, a função exercida se aproxima mais do papel que desempenha no United.

 

Segundo ele, o trabalho com Ancelotti permite maior movimentação entrelinhas e participação em zonas de criação, algo mais próximo da rotina no clube inglês.

 

"Sem dúvidas. Acho que nesse meu segundo ciclo de Seleção é muito mais parecido com o que jogo no clube. Mais flutuações entrelinhas e em muitos momentos jogando totalmente como meia. É uma função que vou exercendo mais no período do clube. Muito feliz com o que tem acontecido comigo num clube que sempre sonhei jogar", disse.

 

Matheus também comentou o fato de chegar à Copa com uma percepção mais clara sobre suas características. Antes tratado muitas vezes como centroavante de referência, o jogador afirmou que se sente mais reconhecido em uma função na qual está habituado a atuar.

 

"É gratificante você demonstrar e ser reconhecido, creio eu, pelo ponto mais forte. Chegar aqui agora numa posição que você é mais habituado a exercê-la durante um ano, sem dúvidas te dá mais confiança, mais felicidade. Estando aqui num período em que sempre sonhei participar, pré-Copa, acho que do que ele [Ancelotti] precisar de mim, vou tentar exercer da melhor forma possível", declarou.

 

Matheus Cunha também foi questionado sobre a disputa no setor ofensivo da Seleção, que teve mudanças importantes na reta final antes da Copa. A lesão de Estêvão, o retorno de Neymar e a presença de nomes como Rayan, Endrick e Igor Thiago aumentaram a concorrência no ataque brasileiro.

 

O jogador lamentou a ausência de Estêvão, mas destacou que o grupo precisa se fechar em torno do objetivo coletivo.

 

"Nos períodos que tivemos oportunidade é gratificante saber que foi bem aproveitada, não só nós quatro, mas acredito que outros atacantes quando entraram também conseguiram demonstrar o quão importante é se adaptar às funções que o Ancelotti pede. Infelizmente aconteceu algo muito triste pra todos nós [lesão de Estêvão]. É muito importante pra todo mundo que está aqui se fechar num só objetivo", afirmou.

 

Para Matheus, a definição dos titulares dependerá das escolhas de Ancelotti e das funções exigidas em cada momento da competição.

 

"Independente de quem começar jogando, temos que ter a tranquilidade de exercer a melhor função possível. Depende do mister e de quem ele quer que exerça a função no momento", completou.

 

A Seleção Brasileira segue em preparação na Granja Comary antes do amistoso contra o Panamá, que acontece no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois da partida, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde fará a reta final de preparação, incluindo um amistoso contra o Egito, em Cleveland, para a estreia na Copa do Mundo.

Galvão Bueno vê Neymar ameaçado na Copa do Mundo e diz que permanência "cabe ao Ancelotti"
Foto: Instagram / @galvaobueno

O narrador Galvão Bueno se mostrou preocupado com a situação física de Neymar e colocou em dúvida a presença do camisa 10 já nos primeiros compromissos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Em vídeo publicado nas redes sociais, na última quinta-feira (28), Galvão avaliou o cenário da recuperação do atacante após a confirmação de uma lesão de grau 2 na panturrilha.

 

Segundo o comunicador, o tempo estimado de recuperação pode tirar Neymar não apenas da estreia do Brasil contra o Marrocos, no dia 13, mas também da segunda partida da equipe no Mundial, diante do Haiti.

 

"Se for três semanas de recuperação, ele voltaria só no dia 18 e, assim, estaria de fora do jogo contra o Haiti”, afirmou Galvão.

 

O narrador ainda destacou que a permanência do jogador na lista de convocados passa diretamente pela decisão de Carlo Ancelotti. Segundo ele, o departamento médico da Seleção deve trabalhar para acelerar o retorno do atacante.

 

"Cabe ao Ancelotti decidir. Neste momento, ele aponta para a permanência do jogador. Vamos torcer para que tudo acabe dando certo", completou.

 

 

 

ENTENDA O CASO
O médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, confirmou na última quinta-feira (28) que Neymar sofreu uma lesão de grau 2 na panturrilha esquerda. O atacante sentiu o problema físico no dia 17 de maio, na partida entre Santos e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, véspera da convocação oficial para a Copa.

 

Informações do Lance! deram conta nesta semana de que Neymar deixou a clínica em Teresópolis demonstrando preocupação após realizar exames acompanhado por integrantes da comissão técnica da Seleção. Pessoas presentes no local relataram que o jogador saiu mancando e aparentando abatimento enquanto aguardava o resultado da avaliação médica.

 

Mesmo lesionado, Neymar segue na lista de convocados de Carlo Ancelotti para a disputa do Mundial. A tendência é que a comissão técnica acompanhe diariamente a evolução clínica do atacante antes de tomar qualquer decisão definitiva sobre sua utilização na Copa do Mundo.

Comissão da Seleção Brasileira decide manter Neymar entre os convocados para Copa do Mundo
Foto: Reprodução/CBF TV

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu manter Neymar entre os convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, apesar da lesão grau dois na panturrilha direita diagnosticada no atacante do Santos. Após reuniões realizadas entre a noite de quarta-feira (27) e a manhã desta quinta (28), a comissão técnica e o departamento de seleções optaram por aguardar a recuperação do jogador antes de definir um eventual corte.

 

A expectativa da CBF é que Neymar tenha condições de atuar ainda na fase de grupos do Mundial. Inicialmente, o atacante terá um período de 15 dias para apresentar evolução clínica. O prazo coincide com a data limite estipulada pela Fifa para alterações na lista final de 26 jogadores, marcada para 12 de junho, um dia antes da estreia da Seleção contra Marrocos.

 

A situação do camisa 10 será monitorada diariamente pela equipe médica da CBF. O chefe do departamento médico da entidade, Rodrigo Lasmar, trabalha com uma previsão de recuperação entre duas e três semanas, contadas a partir desta quinta-feira.

 

Com isso, a presença de Neymar na estreia diante de Marrocos ainda é considerada improvável. O foco da recuperação passa a ser a segunda partida da Seleção na Copa, contra o Haiti, marcada para 19 de junho, na Filadélfia.

 

Sem o atacante, o Brasil enfrenta o Panamá neste domingo (31), às 18h, no Maracanã, em amistoso de despedida antes da viagem para a Copa do Mundo. Na próxima segunda-feira, a delegação embarca para os Estados Unidos, onde encara o Egito, no dia 6 de junho, em Cleveland, no último amistoso preparatório antes do torneio.

Santos se manifesta após CBF confirmar lesão grau 2 de Neymar e diz confiar em recuperação para Copa
Foto: Raul Baretta / Santos FC

O Santos se manifestou, nesta quinta-feira (28), após o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, confirmar que Neymar sofreu uma lesão muscular grau 2 na panturrilha. O clube paulista divulgou uma nota oficial para esclarecer a situação clínica do camisa 10 e afirmou confiar na recuperação do jogador para a Copa do Mundo de 2026.

 

A confirmação do diagnóstico aconteceu na manhã desta quinta, na Granja Comary, em Teresópolis. Segundo Lasmar, os exames realizados na apresentação de Neymar à Seleção apontaram uma lesão muscular, e não apenas um edema, como havia sido tratado inicialmente.

 

"Ele se apresentou ontem na Granja Comary, fez todos exames médicos, complementares e terminou com uma ressonância magnética que identificou uma lesão muscular grau dois na panturrilha, não apenas um edema", afirmou Rodrigo Lasmar, em coletiva de imprensa.

 

O problema teve origem após uma pancada sofrida por Neymar durante a partida entre Santos e Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. Quando o atacante foi convocado por Carlo Ancelotti, a informação inicial era de que o quadro não impediria sua participação nas atividades da Seleção após a apresentação na Granja Comary.

 

Com a nova avaliação, Neymar ficou fora dos primeiros trabalhos em campo e não deve participar dos amistosos contra Panamá e Egito, marcados para este domingo (31), no Maracanã, e para o dia 6 de junho, no Huntington Bank Field, em Cleveland, nos EUA. A presença do atacante na estreia do Brasil na Copa, contra Marrocos, no dia 13 de junho, também está descartada. 

 

Na nota, o Santos afirmou que todos os exames realizados pelo jogador foram enviados à CBF até o dia 18, data da convocação final para o Mundial.

 

"Absolutamente todos os exames realizados por Neymar Jr. foram compartilhados com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 18, data da convocação", informou o clube.

 

O Santos também destacou que o prazo de duas semanas para retorno às atividades era contado a partir do dia 17 e terminaria neste domingo (31). O clube ressaltou, no entanto, que estimativas de recuperação podem variar de acordo com cada atleta, a necessidade da equipe e a importância dos jogos.

 

"O prazo de duas semanas é contado a partir do dia 17 e termina neste domingo (31) para que o jogador estivesse apto a voltar às atividades. Lembrando sempre que essas estimativas variam de pessoa para pessoa e conforme a necessidade da equipe e importância dos jogos", completou.

 

Ainda no comunicado, o clube informou que profissionais do próprio Santos integram a equipe de fisioterapia da Seleção Brasileira e acompanham Neymar há mais de dez anos.

 

"A equipe de fisioterapia da seleção brasileira é composta também por profissionais do Santos FC que acompanham Neymar Jr. há mais de 10 anos e em todo esse processo de recuperação", afirmou.

 

O Santos disse ainda que seu departamento médico está alinhado com o planejamento da CBF e reforçou confiança na recuperação do atacante.

 

"O departamento médico do clube está alinhado e em concordância com o cronograma de tratamento definido pela equipe médica da CBF. Os profissionais do Santos FC conhecem a capacidade de recuperação do atleta e estão confiantes de que Neymar estará pronto para disputar a Copa do Mundo."

 

Por ora, a CBF não sinalizou corte do jogador. Pelo regulamento da Fifa, as seleções devem enviar a lista definitiva para a Copa do Mundo até o dia 1º de junho. Após esse prazo, alterações só podem ser feitas em caso de lesão ou doença grave comprovada, até 24 horas antes da estreia.

 

Leia o comunicado abaixo na íntegra: 

 

NOTA OFICIAL DO SANTOS

"Sobre a questão clínica do atleta Neymar Jr., o Departamento Médico do Santos FC esclarece que: Absolutamente todos os exames realizados por Neymar Jr. foram compartilhados com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o dia 18, data da convocação.


O prazo de duas semanas é contado a partir do dia 17 e termina neste domingo (31) para que o jogador estivesse apto a voltar às atividades. Lembrando sempre que essas estimativas variam de pessoa para pessoa e conforme a necessidade da equipe e importância dos jogos.


 A equipe de fisioterapia da seleção brasileira é composta também por profissionais do Santos FC que acompanham Neymar Jr. há mais de 10 anos e em todo esse processo de recuperação.


O departamento médico do clube está alinhado e em concordância com o cronograma de tratamento definido pela equipe médica da CBF.


Os profissionais do Santos FC conhecem a capacidade de recuperação do atleta e estão confiantes de que Neymar estará pronto para disputar a Copa do Mundo."

Weverton prega união na disputa por vaga no gol da Seleção: "Somos um só"
Foto: YouTube / CBF TV

Weverton foi mais um jogador a conceder entrevista coletiva nesta quinta-feira (28), na Granja Comary, em Teresópolis. Aos 38 anos, Weverton foi chamado pelo técnico Carlo Ancelotti para disputar sua segunda Copa do Mundo.

 

A convocação surpreendeu parte da torcida, já que nomes como Hugo Souza e Bento também estavam no debate pela terceira vaga de goleiro. O jogador, no entanto, afirmou que recebeu o chamado como resultado de um momento pessoal e profissional de transformação.

 

"Acho que a minha comemoração, o meu pequeno desmaio, disse tudo se eu sabia ou não. Eu não sabia. Eu vivi aquela emoção. Coração acelerado. Brincadeiras à parte, a minha queda ali é de alívio, de emoção, de tudo que se passa nesse período. Você pegar sua família. Minha filha já tem 9 anos, eu tinha muito medo dela não se adaptar. Fui muito bem recebido pelo torcedor gremista. Tive a decisão de pedir, de buscar esse novo desafio, e fui premiado com mais uma Copa do Mundo pela minha coragem. Estou muito feliz e grato", contou. 

 

Weverton também falou sobre a concorrência entre os goleiros da Seleção Brasileira. O jogador destacou que a disputa interna precisa fortalecer o grupo e afirmou que todos os convocados estarão prontos para apoiar quem for escolhido por Ancelotti.

 

"Quem for escolhido vai fazer o seu melhor, e quem não for, no momento, também vai continuar trabalhando e apoiar quem estiver dentro de campo. Porque somos uma só Seleção, todo mundo vai ganhar. A gente vai fazer sempre o que for preciso para dar o melhor e trazer essa competitividade no dia a dia para quem for escolhido para jogar, sabendo que o nosso goleiro vai representar todo o país", afirmou.

 

O goleiro também comentou as cobranças recebidas após a convocação. Segundo ele, a pressão é parte natural do ambiente da Seleção, especialmente em uma posição historicamente marcada por grandes nomes.

 

"É muito normal. Hoje, nós estamos vivendo diante de uma nova realidade, principalmente em relação a redes sociais. A gente tem que se adaptar a ela, tem que ter a nossa mente saudável e entender e saber julgar a nossa performance com tranquilidade. Encaro, encarei, de forma natural. A Seleção sempre teve grandes goleiros que ajudaram muito em conquista de Copa, então é normal a cobrança. Mas não tenho dúvida de que quem foi escolhido para estar aqui vai ajudar", avaliou.

 

Weverton também relembrou a participação na Copa do Mundo de 2022, quando foi o terceiro goleiro do Brasil e entrou em campo na goleada sobre a Coreia do Sul, pelas oitavas de final. Na ocasião, Tite promoveu sua entrada nos minutos finais, permitindo que todos os convocados da Seleção atuassem naquela edição.

 

"Vivi algo muito especial naquela Copa. Naquele momento, era o único jogador que não tinha entrado em campo, e o fato de ele pensar em mim daquela maneira, para que eu pudesse também participar da Copa, foi algo que vai ficar marcado para sempre na minha vida."

 

Sobre o ambiente atual da Seleção, o goleiro afirmou que encontrou um grupo leve, mas consciente da responsabilidade de representar o Brasil em uma Copa do Mundo.

 

"Neste momento agora, o que eu tenho visto é uma alegria muito grande. São jogadores que estão muito felizes de estar aqui; é um ambiente muito leve, muito alegre. Nós sabemos o tamanho da responsabilidade que é vestir a camisa da Seleção e representar um país e uma nação em uma Copa do Mundo. Então, ninguém aqui foge da sua responsabilidade, mas não deixa de ser um ambiente alegre, de satisfação e de prazer, para podermos desfrutar de um momento tão importante na vida de cada um aqui."

 

Natural do Acre, Weverton também falou sobre a importância da fé em sua carreira. O goleiro atribuiu à mãe a principal influência religiosa e afirmou que a trajetória até a segunda Copa do Mundo não pode ser explicada apenas por esforço individual.

 

"Essa minha fé veio da minha mãe. Acho que, de tudo o que ela poderia me deixar na vida, de todos os bens e de tudo de mais precioso, essa foi a maior herança que ela me deu. Foi me apresentar Jesus, me dar a oportunidade de conhecê-lo e de ver como Ele transformou a minha vida. Ele me tirou do Acre, de uma cidade e de um estado de onde é muito difícil sair um jogador de futebol, para hoje estar disputando a minha segunda Copa do Mundo. Eu não posso achar que é só o meu esforço ou só o meu talento, se não for Deus para direcionar os caminhos, para ajustar tudo, para que tudo corra bem", explicou. 

 

A Seleção Brasileira segue em preparação na Granja Comary para o amistoso contra o Panamá, marcado para domingo (31), às 18h30, no Maracanã. Depois, a delegação viaja para os Estados Unidos, onde dará sequência aos últimos ajustes antes da estreia na Copa do Mundo.

Casemiro defende menos redes sociais na Seleção antes da Copa: "O ser humano não está preparado"
Foto: YouTube / CBF TV

O meio-campista Casemiro concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (28), na Granja Comary, em Teresópolis, no segundo dia de preparação da Seleção Brasileira para o amistoso contra o Panamá. A partida acontece neste domingo (31), às 18h30, no Maracanã, e será o último compromisso da equipe em solo nacional antes da viagem para os Estados Unidos.

 

O volante esteve presente no último confronto entre Brasil e Panamá, no empate em 1 a 1, no Estádio do Dragão, em 2019. Ao todo, a Seleção Brasileira enfrentou os panamenhos cinco vezes na história, com quatro vitórias e um empate.

 

Ao falar sobre mais uma preparação para Copa, Casemiro classificou o momento como a realização de um sonho de infância, mas ressaltou que o objetivo principal da Seleção é buscar o título.

 

"A sensação de estar no grupo da Seleção e disputar uma Copa do Mundo pelo Brasil é sem dúvida um sonho de criança, não tem explicação. Só as pessoas que estão aqui sabem transmitir essa felicidade, então acho que sem dúvida é um sonho realizado. Claro que estamos atrás do nosso objetivo que é o título. A gente sabe que é muito difícil, com muita dedicação, com muita entrega", afirmou.

 

REDES SOCIAIS
Questionado sobre o uso das redes sociais durante a preparação e a disputa da Copa, Casemiro disse que não vê necessidade de restrição, mas afirmou que, em sua opinião, os jogadores poderiam diminuir o tempo de exposição às plataformas.

 

"Sobre a rede social, é uma opinião minha: poderíamos diminuir um pouco da rede social nas nossas vidas. Principalmente porque acho que o ser humano não está preparado para receber tanta informação que recebemos hoje no celular. É uma opinião minha, cada um toma a decisão que quiser, todo mundo aqui já é pai de família. Sou um cara que tenho minhas redes sociais, aprovo tudo que for colocado. Tenho as informações de tudo que está acontecendo no mundo, claro, mas se pudesse diminuir um pouco seria muito importante", declarou.

 

LIDERANÇA E LIÇÕES DAS ÚLTIMAS COPAS
Capitão e um dos jogadores mais experientes do elenco, Casemiro também falou sobre o papel de liderança na Seleção. Para o volante, a principal mensagem aos atletas que disputarão a Copa pela primeira vez é aproveitar o momento e entender o peso dos detalhes em uma competição curta.

 

"Para passar para as pessoas, principalmente dos que vieram a primeira vez, que desfrutem do momento. Que seja um momento único. É uma competição única, da grandeza da competição. Sem dúvida que tenham a oportunidade de marcar seu nome na história do futebol brasileiro. É uma das coisas mais importantes", disse.

 

O jogador também relembrou a eliminação para a Croácia, nas quartas de final da Copa de 2022, para reforçar a importância da concentração em cada lance.

 

"É minha terceira Copa do Mundo, claro que já passei por muitas coisas, mas sabemos que o futebol é uma surpresa. Todos os jogos são diferentes dos outros. Claro que já joguei bastante jogos dessa grandeza. Sabemos que na Copa do Mundo são sempre os detalhes. Que fiquem muito atentos nos detalhes, principalmente relembrando a última Copa. Sofremos um chute no gol e acabamos eliminados para a Croácia. O futebol hoje em dia é muito detalhe", completou.

 

LESÃO DE NEYMAR
Casemiro também foi questionado sobre a lesão de Neymar, que teve problema grau 2 na panturrilha confirmado pelo médico Rodrigo Lasmar. O atacante está fora dos amistosos iniciais da Seleção e virou dúvida para a estreia do Brasil na Copa do Mundo.

 

O volante afirmou que o grupo espera pela recuperação do camisa 10 e destacou a importância de todos os convocados estarem disponíveis durante a competição.

 

"A questão do Neymar, foi até bom o doutor vir aqui para não recebermos tantas perguntas em cima dele. O doutor já deixou bem claro qual é a evolução dele e a gente tem que respeitar. Claro que nenhum jogador gosta de estar lesionado, mas tomara que o Neymar e todos os jogadores estejam saudáveis para jogar os jogos, pois sabemos que precisamos de todos os jogadores. A gente está aguardando ansiosamente todos os jogadores, assim como os jogadores que vão disputar a final da Champions", afirmou.

 

DEFESA A ENDRICK
Outro tema abordado foi a repercussão de uma fala recente de Casemiro sobre Endrick. O volante explicou que tentou proteger o atacante de cobranças excessivas às vésperas de sua primeira Copa do Mundo.

 

"Fiquei bastante chateado. Principalmente porque foi num momento que fui tentar protegê-lo. Fui tentar não colocar um peso nele numa Copa do Mundo. Principalmente porque é um jogador que vai jogar 3, 4 Copas do Mundo e não podemos colocar o peso de uma Copa do Mundo. Temos que deixar o Endrick solto, principalmente porque já demonstrou que é um grande jogador", explicou.

 

Casemiro afirmou ainda que jogadores mais experientes precisam assumir o protagonismo e ajudar a blindar os mais jovens durante a competição.

 

"A questão foi só de protagonismo. Existem outros jogadores que estão à frente que têm que assumir esse protagonismo. A questão dos cortes, acontece. Sabemos que nas redes acabam acontecendo essas coisas. Eu apenas fui proteger e continuo achando que nós jogadores mais experientes temos que proteger eles pela grandeza da competição", completou.

 

A Seleção Brasileira segue treinando na Granja Comary até sábado (30), quando viaja ao Rio de Janeiro. No domingo, enfrenta o Panamá, no Maracanã, antes de seguir para os Estados Unidos para a reta final de preparação para a Copa do Mundo.  O segundo amistoso antes da estreia no Mundial será em Cleveland, contra o Egito. 

Médico da CBF confirma lesão grau 2 na panturrilha de Neymar, que vira dúvida para estreia do Brasil na Copa
Foto: Reprodução / YouTube / CBF TV

O departamento médico da Seleção Brasileira confirmou que o atacante Neymar sofreu uma lesão muscular na panturrilha direita e está fora dos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2026. A gravidade do problema foi detalhada nesta quinta-feira (28) pelo médico da delegação, Rodrigo Lasmar, após o camisa 10 realizar exames complementares em Teresópolis.

 

"O Neymar se apresentou na Granja Comary, passou por exames clínicos e complementares. Uma ressonância magnética identificou uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha, e não apenas um edema. O atleta já iniciou o tratamento intensivo sob nossos cuidados e avaliaremos sua evolução dia a dia. A expectativa é que ele esteja liberado em um prazo de duas a três semanas", explicou Lasmar, antes da coletiva dos jogadores Weverton e Casemiro.

 

 

Com o prazo estipulado pelo corpo médico, a presença do atacante do Santos na estreia do Brasil no Mundial — marcada para o dia 13 de junho, contra o Marrocos — passou a ser tratada como uma grande incógnita. O corte para os amistosos, no entanto, já é certo. Neymar está fora do jogo contra o Panamá, neste domingo (31), no Maracanã, e do duelo contra o Egito, nos Estados Unidos.

 

O incômodo teve origem na véspera da convocação, durante a partida entre Santos e Coritiba pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o clube paulista enviou um documento à CBF indicando que a queixa física não impediria o atleta de treinar normalmente. Porém, a avaliação inicial feita pela comissão técnica de Carlo Ancelotti na Granja Comary ligou o sinal de alerta e exigiu a investigação na clínica local.

 

Por ora, a CBF não trabalha com a possibilidade de cortar o jogador da lista final do Mundial. Pelo regulamento da Fifa para a Copa do Mundo de 2026, as seleções devem enviar a relação definitiva de 26 atletas até a próxima segunda-feira, 1º de junho. Após este prazo, substituições por razões médicas só são permitidas em caso de lesão grave comprovada e podem ser feitas até 24 horas antes da estreia oficial da equipe no torneio.

Neymar passa por exame na panturrilha e vira preocupação no início da preparação da Seleção
Foto: Reprodução / YouTube / CBF TV

À exceção de Marquinhos, Martinelli e Gabriel Magalhães — que se enfrentam neste fim de semana na grande final da Liga dos Campeões —, a Seleção Brasileira se apresentou quase completa na Granja Comary na última quarta-feira (27). No entanto, os holofotes do primeiro dia de preparação para a Copa do Mundo de 2026 foram direcionados para uma preocupação médica que envolve Neymar Júnior.

 

O camisa 10 do Santos, convocado por Carlo Ancelotti, deixou o centro de treinamento em Teresópolis para realizar um exame de imagem na panturrilha direita. A expectativa inicial era de que o atacante do Santos participasse normalmente das atividades e fosse opção para o amistoso contra o Panamá, neste domingo (31), às 18h30, no Maracanã. Agora, sua presença no jogo é considerada improvável.

 

Informações do ge.globo deram conta de que Neymar passou cerca de uma hora em uma clínica local, acompanhado pelo médico Rodrigo Lasmar, pelo gerente de seleções Cícero Souza e pelo supervisor Sérgio Dimas. O problema teve origem na véspera da convocação, durante a partida entre Santos e Coritiba.

 

Na ocasião, o clube paulista enviou um documento à CBF indicando que o incômodo na panturrilha não impediria o atleta de treinar. Porém, a avaliação física inicial feita em Teresópolis ligou o sinal de alerta do departamento médico brasileiro, que exigiu uma investigação mais detalhada.

 

O caso gerou um desconforto nos bastidores da CBF devido à disparidade entre o relatório inicial do Santos e a real gravidade encontrada no primeiro dia de atividades. Para preservar o atleta, a entidade solicitou privacidade à clínica e adotou medidas para manter o laudo sob sigilo.

 

Enquanto o restante do elenco participou da primeira atividade com bola, a comissão técnica passou a traçar um plano específico de recuperação para o atacante, focando no início do Mundial. Diante disso, é tendência que Neymar também seja poupado do segundo amistoso preparatório, contra o Egito, já nos Estados Unidos. Apesar do susto, a Seleção descarta um corte imediato neste momento.

 

Pelo regulamento da Fifa para a Copa do Mundo de 2026, as seleções devem enviar a lista definitiva até o dia 1º de junho. Após esse prazo, substituições só são permitidas em caso de lesão ou doença grave comprovada, podendo ser realizadas até 24 horas antes da estreia oficial.

 

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 13 de junho, contra o Marrocos, em Nova Jersey, pelo Grupo C, que também conta com Escócia e Haiti.

Neymar desfalca primeiro treino na Granja Comary e passa por exames na panturrilha
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta quarta-feira (27), os jogadores se apresentaram na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na programação divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estava previsto o início das avaliações médicas. Entre as mais esperadas estava a do atacante Neymar, diagnosticado com um edema na panturrilha direita que acendeu um alerta na comissão técnica da Seleção Brasileira.

 

A CBF, que até o momento acompanhava o caso junto ao Santos, já planeja realizar novos exames de imagem detalhados, após o jogador ter desfalcado os últimos treinos.

 

No final da tarde desta quarta, Neymar não participou do treino com o restante do elenco e foi encaminhado a uma clínica na cidade para a realização de exames complementares.

 

Segundo a entidade, nenhuma outra informação será divulgada até o fim das avaliações por parte da equipe médica da Seleção Brasileira, agendadas para sexta-feira (29).

 

Antes de estrear na Copa do Mundo de 2026, o Brasil se despede da torcida brasileira no amistoso contra o Panamá, neste domingo, às 18h30, no Maracanã. A delegação viaja para os Estados Unidos no dia 1º de junho e se prepara para o último confronto antes da estreia, contra o Egito, no dia 6 de junho, às 19h.

 

O Brasil estreia no Mundial no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), contra o Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O Brasil integra o Grupo C, junto com Marrocos, Haiti e Escócia.

 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
"A Confederação Brasileira de Futebol informa que o atleta Neymar Jr. não participou do treino da Seleção Brasileira realizado na tarde desta quarta-feira, em Teresópolis.
O jogador foi encaminhado a uma clínica na cidade para a realização de exames complementares.
Nenhuma outra informação será divulgada até o fim das avaliações por parte da equipe médica da Seleção Brasileira."

Convocados do Brasil chegam à Granja Comary e fazem primeiras atividades antes de amistoso contra o Panamá
Fotos: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira iniciou, nesta quarta-feira (27), a preparação para o amistoso contra o Panamá, último compromisso em solo nacional antes da viagem para os Estados Unidos. Os 26 jogadores convocados por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo chegaram à Granja Comary, em Teresópolis, durante a manhã.

 

A chegada dos atletas fez parte de um planejamento logístico da CBF, que utilizou helicópteros fretados para o deslocamento até o centro de treinamento. Nome mais aguardado da convocação, Neymar desembarcou em seu helicóptero particular.

 

Além dos convocados para o Mundial, a comissão técnica também contará com dois jogadores para completar as atividades: o volante Felipe Souza, do Botafogo, e o zagueiro Bruno Ribeiro, do Vasco da Gama.

 

De acordo com informações divulgadas pela CBF, Carlo Ancelotti, o coordenador executivo Rodrigo Caetano e Cícero Granja também já estão na Granja Comary. O volante Casemiro foi o primeiro jogador a chegar ao Brasil e desembarcou ainda na última terça-feira (26).

 

Nesta quarta, os atletas passam por avaliações médicas e físicas antes da primeira atividade em campo, marcada para as 17h. O período em Teresópolis abre a reta final de preparação da Seleção antes da Copa do Mundo de 2026.

 

O Brasil enfrenta o Panamá neste domingo (31), às 18h30, no Maracanã. Depois da partida, a delegação viaja para os Estados Unidos, onde fará o último amistoso, contra o Egito, em Cleveland, antes da estreia no Mundial.

Vini Jr. abre mão da camisa 10 da Seleção Brasileira e crava: “É do Neymar, isso é óbvio”
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A convocação de Neymar para a Copa do Mundo de 2026 reacendeu uma discussão na Seleção Brasileira: quem ficará com a camisa 10 no Mundial?. Nos últimos jogos do Brasil, o número foi utilizado por Vinícius Júnior, mas o atacante do Real Madrid deixou claro que não pretende criar qualquer disputa pela numeração.

 

Em entrevista à CazéTV, Vini Jr. afirmou que a camisa 10 seguirá com Neymar, convocado por Carlo Ancelotti para a disputa do Mundial. 

 

"A minha (numeração da camisa da seleção brasileira) eu não sei, mas a 10 é do Neymar, isso é óbvio", disse Vinicius Junior.

 

 

Vini passou a usar a camisa 10 da Seleção nos amistosos contra França e Croácia, após a lesão de Rodrygo, seu companheiro de Real Madrid, que ficou fora da Copa do Mundo por conta de uma lesão no joelho. Antes disso, o atacante costumava vestir a camisa 7, embora já tivesse utilizado a 10 em compromissos anteriores da equipe nacional.

 

A fala foi divulgada em um teaser publicado pela CazéTV nesta segunda-feira. A entrevista completa com o jogador irá ao ar nesta terça. No trecho divulgado, Vini Jr. também comentou o desejo de retornar ao Flamengo, clube que o revelou para o futebol profissional em 2017.

 

O atacante não entrou em campo na vitória do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao, no último sábado, pela rodada final do Campeonato Espanhol. Agora, o jogador se prepara para se juntar ao grupo da Seleção Brasileira.

 

Os convocados por Carlo Ancelotti se apresentam no dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo. A delegação brasileira embarca para os Estados Unidos no dia 1º de junho.

 

Antes da estreia no Mundial, o Brasil fará amistoso contra o Egito, no dia 6. A primeira partida na Copa será no dia 13 de junho, contra Marrocos, pelo Grupo C.

STJD nega pedido do Santos para anulação de derrota contra Coritiba por erro de substituição
Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou improcedente, nesta sexta-feira (22), o pedido do Santos para anular a partida contra o Coritiba, válida pelo Campeonato Brasileiro. O confronto, disputado no último domingo (17), na Neo Química Arena, terminou com vitória do time paranaense por 3 a 0.

 

O clube paulista alegava ter sido prejudicado por um erro na substituição envolvendo Neymar e Robinho Jr. Segundo o Santos, o lateral Gonzalo Escobar deveria ter deixado o campo, informação que, de acordo com o recurso apresentado, constava na papeleta oficial da CBF exibida pelo camisa 10 durante a transmissão da partida.

 

Durante o julgamento, o auditor Marcelo Augusto Bellizze afirmou que a rejeição do pedido não elimina a responsabilidade da equipe de arbitragem pelo equívoco registrado no lance. Foram citados o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva, os assistentes Nailton Junior de Sousa Oliveira e Luis Carlos de Franca Costa, além do quarto árbitro Bruno Mota Correia.

 

Apesar da decisão desfavorável, o STJD elogiou a condução jurídica do caso por parte do Santos. O presidente do tribunal, Luis Otávio Veríssimo Teixeira, ressaltou a relevância da discussão levantada pelo clube e declarou que a arbitragem deveria ter corrigido o erro relacionado à substituição do camisa 10.

CBF define programação da Seleção na Granja Comary antes de amistoso contra o Panamá; confira
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu na última quarta-feira (20) a programação da Seleção Brasileira para a primeira etapa de preparação visando a Copa do Mundo de 2026. Os jogadores convocados por Carlo Ancelotti se apresentam no dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis, onde ficarão concentrados até o dia 30 de maio.

 

O período de treinos será voltado ao amistoso contra o Panamá, marcado para o dia 31 de maio, às 18h30, no Maracanã. A partida será a última apresentação da Seleção em solo brasileiro antes da viagem para os Estados Unidos, onde o Brasil disputará o Mundial.

 

A lista final com os 26 convocados foi anunciada na última segunda-feira (18), em evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. De acordo com a circular nº 12 da Fifa, a cessão obrigatória dos atletas para as seleções começa no dia 25 de maio, mas há exceções para jogadores envolvidos em finais ou na última rodada da fase de grupos de competições de clubes das confederações.

 

Com isso, Marquinhos, do PSG, além de Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães, do Arsenal, poderão disputar a final da Champions League, marcada para o dia 30 de maio, na Puskás Arena, em Budapeste. Os três se juntarão à delegação brasileira já nos Estados Unidos.

 

Outros convocados ainda terão compromissos por clubes antes da apresentação. No dia 26 de maio, o Flamengo, que teve Danilo, Alex Sandro, Lucas Paquetá e Léo Pereira convocados, enfrenta o Cuzco, do Peru, pela Libertadores, no Maracanã. Pela Copa Sul-Americana, o Grêmio, de Weverton, recebe o Torque, do Uruguai, em Porto Alegre, enquanto o Santos, de Neymar, encara o Deportivo Cuenca.

 

Esses atletas se apresentarão no dia 27. No mesmo dia, o Botafogo, de Danilo, enfrenta o Caracas, na Venezuela. Caso o meio-campista entre em campo, ele se juntará ao grupo após o retorno.

 

A comissão técnica também contará com um quarto goleiro durante a preparação. Léo Nannetti, do Flamengo, participará dos treinos na Granja Comary e também acompanhará o grupo nos Estados Unidos. O jovem, no entanto, não poderá atuar pela Seleção, já que não integrou a lista prévia de 55 nomes enviada à Fifa.

 

A chegada dos convocados está prevista para a manhã de quarta-feira, quando serão iniciadas as avaliações médicas. O primeiro treino será realizado às 17h, sem presença da imprensa. Nos dias seguintes, os jornalistas terão acesso às entrevistas coletivas e aos primeiros 15 minutos das atividades.

 

PROGRAMAÇÃO:
 

Quarta-feira (27)
Apresentação dos atletas
Avaliações médicas
17h — Treino

 

Quinta-feira (28)
Avaliações médicas
13h — Entrevista coletiva
15h30 — Treino

 

Sexta-feira (29)
Avaliações médicas
9h — Entrevista coletiva
11h — Treino
 

Sábado (30)
9h — Entrevista coletiva
11h — Treino
Ida para o Rio de Janeiro
 

Domingo (31)
18h30 — Brasil x Panamá — Maracanã

Hugo Souza divulga reação ao ficar fora da Copa e se emociona: "Trabalhar para estar lá na próxima"
Foto: YouTube / Hugo Souza

O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, dividiu com torcedores a sua reação ao descobrir que ficou fora da lista final da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026. O momento foi registrado e divulgado na última quarta-feira (20), em seu canal do YouTube. Assista:

 

 

Presença constante nas convocações de Carlo Ancelotti nos últimos meses, Hugo acompanhou o anúncio oficial em casa, ao lado de familiares e amigos. Para o Mundial, o treinador italiano escolheu Alisson Becker, Ederson e Weverton como os três goleiros do Brasil.

 

Antes da divulgação da lista, o camisa 1 corintiano admitiu o clima de expectativa. Quando percebeu que não estava entre os chamados, permaneceu assistindo até o fim da convocação. A reação mais intensa veio no anúncio de Neymar: Hugo levantou da poltrona, aplaudiu e comemorou a presença do atacante na Copa.

 

Depois do encerramento da lista, o goleiro deixou a sala por alguns instantes e voltou para conversar com os convidados. Emocionado, ele citou a mudança vivida na carreira nos últimos anos e valorizou o fato de ter chegado à reta final da disputa por uma vaga no Mundial.

 

"Dois anos atrás eu estava desempregado e hoje estava na sala da minha casa assistindo à convocação com expectativa de estar nela. A gente fica triste por não ir porque teve chance de ir. Agora é trabalhar para estar na próxima. Eu vou estar lá", afirmou.

 

O goleiro tem uma partida oficial pela Seleção Brasileira, quando foi titular na derrota para o Japão em outubro de 2025 por 3 a 2. Neste ano, ele foi chamado por Ancelotti para o lugar de Alisson, na ocasião lesionado, e participou da Data Fifa de março. 

 

Desde a chegada do treinador italiano ao comando da Seleção, Hugo Souza foi convocado em quatro oportunidades e também está na pré-lista enviada para a Copa do Mundo.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas