Ministério da Cultura e MP-BA articulam parceria para restauração da Igreja de São Francisco em Salvador
Por Redação
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, reuniu-se com o procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, e o superintendente do Iphan no estado, Hermano Fabrício Oliveira Guanais, para discutir cooperação institucional visando a execução de um projeto de conservação para a Igreja de São Francisco, em Salvador.
O projeto técnico em análise foi elaborado pelo professor e conservador Mário Mendonça, reconhecido na área de preservação do patrimônio histórico. Durante a reunião, foram tratadas formas de viabilizar a sua execução por meio de uma atuação conjunta.
O procurador-geral Pedro Maia afirmou que a instituição tem buscado caminhos de acordo e cooperação para demandas sociais e estruturais. “O MP-BA tem o dever constitucional de fomentar políticas públicas. Temos adotado o consensualismo para encontrar formas de acordos e cooperação que traga soluções mais rápidas e efetivas para as grandes demandas sociais, questões históricas e estruturais, e a conservação e defesa do nosso patrimônio histórico e cultural está entre elas”, disse.
A ministra Margareth Menezes avaliou a iniciativa do MP baiano. “Fico muito feliz com essa iniciativa do MP-BA e com essa oportunidade de articulação para algo tão importante como a restauração da Igreja de São Francisco, essa jóia de nossa história”, declarou. Ela também ressaltou que a responsabilidade pela preservação da memória é coletiva e que esse tipo de articulação deve ser incorporado por toda a sociedade.
O encontro contou também com a presença de promotores de Justiça do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) do Ministério Público da Bahia (MPBA), além de frades franciscanos.
RELEMBRE O CASO
Uma parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis desabou em fevereiro de 2025, no bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Uma pessoa, identifcada como Giulia Panchoni Righetto, morreu e cinco pessoas ficaram feridas.
