TJ-BA nomeia novos coordenadores após afastamento de servidores investigados por sindicância
Por Aline Gama
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nomeou, na terça-feira (20), novos servidores para assumirem interinamente a Coordenação de Manutenção Predial (Coman) e a Coordenação de Distribuição (Codis). Os atos da Presidência do Tribunal ocorrem em sequência à determinação do Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, que, no mesmo dia, afastou cautelarmente os titulares anteriores das pastas e determinou a abertura de uma sindicância para apurar suas condutas.
Por meio do Decreto Judiciário nº 55, foi designado o servidor Wilian de Novaes Coutinho para responder cumulativamente pela Coman. O Decreto Judiciário nº 56, por sua vez, designou Marcos Barbosa de Castro para a Codis. As nomeações, ambas "até ulterior deliberação", tiveram efeito imediato a partir de 20 de janeiro de 2026.
Os cargos eram ocupados, respectivamente, por Allan Rosa Moreno e Pablo Átila Martins de Castro, que tiveram seus nomes citados na portaria do corregedor-geral. A sindicância que motivou os afastamentos tem como objetivo apurar a ocorrência de possíveis violações aos deveres funcionais previstos na legislação estadual e no código de ética do Poder Judiciário baiano. O procedimento investigativo administrativo ficará sob a responsabilidade do juiz auxiliar da Corregedoria, Marcos Adriano Silva Ledo.
