MPT investiga morte de trabalhador em mina de Jacobina operada pela Pan American Silver
Por Redação
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente de trabalho que resultou na morte do operador Fábio Ribeiro de Jesus. O fato ocorreu na quarta-feira (17/09), durante atividades de desmonte em uma mina na cidade de Jacobina, na Bahia, operada pela empresa Jacobina Mineração Pan American Silver.
Em nota divulgada na manhã da quinta-feira (18), a empresa confirmou o óbito e informou que "as causas do acidente ainda não foram esclarecidas". O comunicado não detalhou como foi prestado o atendimento inicial ao trabalhador.
A investigação do MPT tem como objetivo central apurar possíveis responsabilidades pelo ocorrido. Os procuradores vão verificar o estrito cumprimento das normas de segurança, incluindo a adequada oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a realização de treinamentos específicos para atividades de risco. A prioridade é assegurar que medidas preventivas sejam implementadas para evitar a recorrência de acidentes similares.
O inquérito contará com a colaboração de outros órgãos, como a Polícia Civil da Bahia. O MPT também solicitará informações e documentos à Superintendência Regional do Trabalho no estado (SRT-BA), órgão encarregado da fiscalização das condições de saúde e segurança no ambiente laboral.