Barreiras será sede administrativa do MP-BA e recebe ações estratégicas da instituição
Por Redação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instalará entre os dias 9 e 11 de julho a Procuradoria-Geral de Justiça Itinerante (PGJ Itinerante) na cidade de Barreiras, marcando mais uma etapa do projeto de aproximação institucional com os cidadãos baianos. A sede provisória do MP-BA funcionará na Promotoria Regional de Barreiras, reunindo membros, servidores, autoridades e representantes da sociedade civil para uma programação de serviços, debates e apresentação de projetos estratégicos.
A cerimônia de instalação da Procuradoria-Geral de Justiça ocorrerá no dia 9 de julho, às 19h, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb/Oeste), com a presença do procurador-geral de Justiça Pedro Maia, e da administração da instituição, incluindo a procuradora-geral adjunta Norma Cavalcanti, o corregedor-geral Paulo Marcelo de Santana Costa, o chefe de gabinete Fabrício Rabelo Patury, o secretário-geral, André Lavigne e o secretário adjunto, Luís Alberto Vasconcelos. A programação será iniciada com o evento “Diálogos e Construções: é tempo de compor”, conduzido pela promotora de Justiça Karinny Peixoto, do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor).
Durante os dois dias, o público poderá acessar serviços e atendimentos especializados do MP-BA, por meio de projetos como o Saúde + Educação, com foco nas unidades de saúde e escolas da cidade, visando fiscalizar estruturas e promover melhorias nos serviços; e o MP Comunidade, que leva os projetos Paternidade Responsável e Viver com Cidadania, que promovem o reconhecimento de vínculos familiares e a regularização de documentos civis. Além disso, o procurador-geral de Justiça e os órgãos auxiliares realizarão despachos e atendimento ao público interno e externo, fortalecendo a escuta ativa e a resolução de demandas locais.