MPT-BA apresenta ações de promoção ao trabalho decente ao governo dos EUA
Por Redação
Representantes do governo dos Estados Unidos estiveram reunidos com membros do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), na sede do órgão no Corredor da Vitória, em Salvador, nesta segunda-feira (29). O objetivo do encontro, segundo o MPT-BA, foi apresentar as suas formas de atuação para a promoção do trabalho decente.
O procurador-chefe Maurício Brito e a vice-procuradora-chefe Letícia Vieira conversaram com Mark Mittelhauser, subsecretário para assuntos internacionais do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, e Anthony Grimaldo, oficial de relações internacionais.
Os representantes do governo norte-americano estão colhendo informações e experiências na implantação de ações judiciais e extrajudiciais em apoio às relações de trabalho dignas.
Conforme relatado pelo MPT-BA, eles mostraram interesse especial por questões como igualdade racial e de gênero no ambiente laboral; respeito e inclusão de povos indígenas e da população LGBTQIAPN+ no mundo trabalhista; garantia do trabalho seguro e saudável; prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo; respeito à atuação sindical e expansão do acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência.
O MPT e o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos da América (Usdol) assinaram no último dia 24 compromisso para aprimorar políticas e práticas que garantam o trabalho decente. A parceria foi firmada durante o Fórum G-20. A partir da parceria, os executivos iniciaram uma série de encontros para colher informações e compartilhar experiências.
